segunda-feira, 30 de março de 2015

Fiéis participam da Procissão de Ramos em Natal

PROCISSÃO

160131
Da Tribuna do Norte.

Mais de cem pessoas participaram da Procissão de Ramos na noite deste domingo (29), no centro de Natal. A celebração faz parte dos preparativos da Igreja Católica para a Semana Santa. Com os ramos em mãos, os fiéis caminharam da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação até a Catedral Metropolitana, na avenida Deodoro da Fonseca, onde a missa de Ramos foi celebrada pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, às 19h.

A celebração de Ramos acontece no chamado “Domingo da Paixão”, que antecede o domingo da Páscoa. Simboliza a chegada de Jesus Cristo à Jerusalém, segundo o padre Flávio Herculano, pároco da antiga Catedral. “Na missa temos a leitura de dois evangelhos: um que representa a chegada e saudação de Jesus em Jerusalém, e o outro, do Evangelho de São José, que marca o início da Paixão”, explica o pároco. A Semana Santa, de acordo com o padre, nada mais é que a representação do período que antecedeu o calvário de Jesus.

Segundo a tradição católica, na procissão de Ramos faz-se a distribuição de folhas de palmeiras e oliveiras, com as quais os fiéis celebram a caminhada do messias pela cidade. Antes da caminhada, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, concedeu a benção de Ramos. Na caminhada até a Catedral, fiéis também trajavam as vestes dos apóstolos.

De acordo com o pároco, a semana é um momento importante para os cristãos. “É um período em que se vive intensamente a paixão. Não é feriadão. É momento de viver a dor de Jesus, e não acaba na sexta-feira. Segue até o domingo de Páscoa, quando celebramos a ressurreição”, lembra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário