quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Câmara de Natal participa de seminário promovido pela Fecam e TCE. Evento tem o intuito de capacitar os dirigentes das Câmaras dos municípios nas áreas administrativa, contábil e financeira

ENCONTRO
  1
Representantes da Câmara de Natal, Fecam, Femurn e TCE
 
O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa (PDT), participou na manhã de hoje (22) do seminário de Orientação para Gestores das Câmaras Municipais, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O evento é promovido, em parceria com o TCE, pela Federação das Câmaras Municipais (Femurn), que também é presidida por Raniere, para capacitar os dirigentes das Câmaras dos municípios nas áreas administrativa, contábil e financeira.

“Muitas vezes os gestores são surpreendidos pela falta de informações ou capacitação sobre determinada área, por isso a Fecam junto com o TCE está oferecendo esta qualificação para inibir irregularidades na produção do trabalho legislativo. Durante todo o dia, auditores e técnicos da Escola de Contas do Tribunal, preparados e das respectivas áreas, estão orientando os presidentes das Câmaras. É interessante porque é o próprio TCE que fiscaliza e sabe onde estão as dificuldades”, destaca Raniere Barbosa.

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Gilberto Jales, enalteceu a iniciativa conjunta dos dois órgãos e relembrou que são comuns as sansões aos gestores devido a atrasos nas prestações de contas, erros nas contratações e licitações, por isso, há a necessidade de capacitar os gestores. “O TCE tem o dever de fiscalizar gestores públicos e ordenadores de despesas para que a gestão se dê de forma mais célere e eficiente. Estamos orientando sobre os procedimentos administrativos. Além de vereador, quando se torna presidente da Câmara, recai sobre ele todas as obrigações de um gestor público”, destacou.

Participaram ainda do encontro, o diretor da Escola de Contas do TCE, conselheiro Paulo Roberto Alves, Procurador do Ministério Público de Contas, Ricart César Coelho, e gestores dos legislativos municipais de diversas regiões do estado. A Fecam anunciou que outros encontros semelhantes serão realizados nos seus pólos regionais, sendo o primeiro em Mossoró, no próximo mês, seguido de outros nos municípios de Martins, Currais Novos e dois em Natal.

(AgoraRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário