sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

CBF cria cartão verde para estimular fair play. Ações de jogo limpo seriam premiadas, de forma simbólica, pelos árbitros durante a Copa Verde de 2017

CARTÃO VERDE

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma novidade para 2017 nesta quinta-feira. Nas partidas da Copa Verde, competição disputada por equipes das regiões Norte e do Centro-Oeste do Brasil, haverá a estreia do cartão verde, além do amarelo e do vermelho. O novo cartão será usado de forma positiva: premiará jogadores que realizarem ações de jogo limpo, o popular fair play.

O uso do cartão será uma forma de premiação simbólica: “O carão verde é homenagem pública aos esportistas que lutam por seus objetivos oferecendo bons exemplos às crianças e jovens”, afirmou a CBF, em comunicado. 

A ideia nasceu no ano passado e, com a aprovação da Fifa, será testada no torneio regional, que teve uma fase preliminar em janeiro, e entrará, a partir do dia 4 de março, em sua primeira fase. A CBF listou uma série de atitudes que levarão atletas a receberem o cartão verde durante o jogo.

Entre elas, estão “parar a jogada quando tocar com a mão na bola, mesmo que o árbitro não perceba”, e “admitir que falta marcada a favor de sua equipe não ocorreu na realidade”, entre outras demonstrações de honestidade. O presidente da Comissão de Arbitragem, Marcos Marinho, já encaminhou os cartões aos árbitros que apitarão a Copa Verde, além das orientações de como e em que situações aplicá-lo durante os confrontos.

(Veja.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário