sábado, 4 de março de 2017

Após prorrogação de força-tarefa em Alcaçuz, Depen planeja novas ações. Agentes federais e de outros estados estão no RN desde janeiro. Com a unidade controlada, eles devem apoiar a guarda e custódia de presos.


FORÇA TAREFA
Anderson BarbosaDo G1 RN
O foco das ações será a penitenciária de Alcaçuz, onde 26 detentos foram mortos  (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi) 
Foco das ações da FTIP é a penitenciária de Alcaçuz, onde pelo menos 26 detentos foram mortos em janeiro (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)
 
O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) anunciou que está finalizando os ajustes para dar início a uma nova etapa da força-tarefa de intervenção penitenciária que vem sendo realizada em Alcaçuz, maior presídio do Rio Grande do Norte – onde em janeiro uma série de rebeliões e confrontos acabaram com pelo menos 26 detentos mortos. Desde então, a penitenciária conta com o reforço de agentes federais e de outros estados que foram enviados para restabelcer o controle da unidade.

Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal. A presença da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) no presídio foi prorrogada por mais 30 dias após a publicação de uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, fato ocorrido no dia 23 de fevereiro. Assim, os agentes devem permanecer no RN até o dia 24 de março.

19/01 - Presos são vistos durante um confronto de facções na penitenciária de Alcaçuz, perto de Natal, no Rio Grande do Norte (Foto: Andressa Anholete/AFP)Penitenciária de Alcaçuz foi palco de rebeliões e mortes em janeiro (Foto: Andressa Anholete/AFP)
 
Como o controle da unidade já foi retomado, o objetivo do Depen é fazer com que os agentes passem a exercer novas atividades em Alcaçuz, como serviços de guarda, vigilância e custódia de presos. Outro objetivo é dar garantias para que as visitas sociais, atendimentos assistenciais, jurídicos, documentais e médicos – que até então não foram restaurados – voltem a acontecer normalmente no chamado Pavilhão 5, como é mais conhecido o Presídio Estadual Rogério Coutinho Madruga, que é anexo a Alcaçuz.

Segundo informação publicada no site do Ministério da Justiça, devem ser enviados ao RN 36 agentes: 14 de Brasília (DF), 16 de Porto Velho (RO), 4 de Campo Grande (MS), 3 de Mossoró (RN) e 7 de Catanduvas (PR). “Além de substituir os agentes federais que estão em Alcaçuz desde o início da operação, o envio visa dar apoio à missão, inclusive contando com os novos servidores recém empossados que já comporão a equipe”, diz a notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário