quinta-feira, 9 de março de 2017

“Foi uma missão de êxito”, avalia governador Robinson Faria sobre viagem de negócios à China. Em balanço de missão à China, Robinson Faria afirmou que investimentos trarão “bilhões de reais e milhares de empregos” para o Rio Grande do Norte.

AVALIAÇÃO
  foto robinson missão a china
Gestor recebeu jornalistas ontem.
 
O governador Robinson Faria (PSD) reuniu a imprensa para apresentar um balanço de sua viagem ao exterior. Uma comitiva potiguar esteve na China por duas semanas para abordar os potenciais econômicos do Rio Grande do Norte e atrair investimentos chineses em diversas áreas.

Várias parcerias foram acordadas, segundo Robinson. A mais promissora delas, no entanto, foi com a Chint Eletrics Co., segunda maior empresa em produção de equipamentos para a captação de energia solar no mundo. De acordo com o governador, foi assinado em Shangai um protocolo de intenções com os diretores da empresa para a instalação de uma indústria de painéis fotovoltaicos em solo potiguar. O objetivo da Chint é distribuir daqui do Rio Grande do Norte produtos para toda a América Latina.

Ainda neste mês de março, de acordo com Robinson, um “escalão precursor” chinês virá ao Estado para dar início ao processo de escolha do local onde a indústria será instalada.

O governador não precisou o volume de recursos que será injetado na economia do Estado com os investimentos, mas ressaltou que se trata de “bilhões de reais e milhares de empregos” dada a quantidade de projetos estabelecidos pela empresa. “Aqui temos a matéria-prima inesgotável, que é o sol, e uma área que temos muito a evoluir”, destacou Robinson, lembrando que o estado já ocupa papel de relevância na produção de energia eólica.

Outro destaque da missão diz respeito ao encontro ocorrido em Hong Kong. Na Câmara de Comércio de lá, que reúne as principais corporações chinesas, houve o contato com a diretoria de um fundo de investimentos com foco na expansão para a América do Sul. Os chineses têm interesse de investir em fruticultura, em parcerias público-privadas para a construção de estradas e num terminal pesqueiro.
Além desses encontros, Robinson enalteceu também a viagem realizada à cidade de Suzhou, onde se reuniu com dirigentes da Canny Elevator, maior fabricante de elevadores e escadas rolantes da China. Inicialmente, a empresa quer instalar um centro de assistência e treinamento, para depois dar início às atividades no Brasil. A ideia é estabelecer um entreposto comercial para atender toda a região.

Como contrapartida do Estado para todos esses potenciais investimentos, Robinson afirmou que não haverá legislação específica para os chineses. O governador declarou que os incentivos para atração das empresas serão os já existentes, por meio de plataformas como o Proad (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial), o RN Gás Mais e a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Macaíba.

“Destacamos também para os chineses a nossa capacidade na emissão de licenças ambientais, com transparência e velocidade. Foi sem dúvida uma missão de êxito”, comemorou o governador.

O chefe do Executivo estadual reforçou a importância da viagem. “Estamos no caminho certo, arriscando e buscando investimentos. O Brasil vive um momento difícil, não tem mais dinheiro. Por isso, temos de buscar parceiros e sair da mesmice. Esses investimentos serão importantes para combater o desemprego e fortalecer nossa economia”, finalizou Robinson.

Acompanharam o chefe do Executivo o diretor da Potigás, Beto Santos; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo; o empresário Pedro Terceiro, representando a Fiern; o secretário adjunto do Gabinete Civil, Flávio Oliveira; e o deputado federal Rafael Motta (PSB).

(AgoraRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário