sexta-feira, 3 de março de 2017

Gilmar Mendes não determinou a retirada do BBB do ar. Notícia falsa inventa decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal em razão de "cenas obscenas" no reality show

"BBB2017"
Circula no Facebook e em grupos de WhatsApp desde o início da semana uma notícia falsa que garante que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes determinou a retirada do Big Brother Brasil, da TV Globo, do ar.

O motivo da decisão, tão drástica quanto fictícia, seriam as intensas atividades do casal Emilly e Marcos sob o edredom, filmadas pelas câmeras do reality show: “Após cenas obscenas no BBB2017, o Ministro Gilmar Mendes determina a retirada do ar”, diz a manchete.

Para o Jornal Brasil – Política e Democracia, de onde a mentira saiu, pouco importa que o programa apresentado por Tiago Leifert não tenha veiculado as imagens dos “brothers” na TV aberta – elas ficaram restritas ao pay-per-view. O site atribui à caneta de Mendes a seguinte pérola, com nada menos que quatro erros de ortografia ou gramática em algumas poucas linhas:

“Esse programa esta [sic.] se opondo ao pudor, é extremamente vulgar. Sem moral e esta [sic.] provocando indignação pela falta de moral na população, nõa [sic.] está de acordo com as finalidades educativas aos quais [sic.] é proposto o Código Brasileiro de Telecomunicações e o Regulamento dos serviços de Radiodifusão.”

Para evitar que uma simples consulta à programação da emissora desconstrua a mentira, seus criadores ponderam que a decisão não é imediata: “O julgamento de Gilmar Mendes será analisado e se realmente estiver em desacordo com o Código Brasileiro de Telecomunicações o programa deverá ser retirado do ar”.

Embora o ministro do STF não tenha determinado que a veiculação do BBB seja interrompida, não foram poucos os incautos que acreditaram na lorota. Apenas no site do Jornal Brasil, houve 157 comentários, a maioria aplaudindo a suposta decisão de Gilmar Mendes.

“Elogiável e necessária providência. A moral, os bons costumes e a família brasileira agradecem”, escreveu um internauta. “Parabéns ao Sr. Ministro. Deveriam passar um pente fino nas programações de TVs abertas. Nossa juventude está sendo corrompida por falsos valores”, elogiou outro.

A assessoria do gabinete de Mendes ressalta que “nunca houve nenhuma decisão do ministro Gilmar neste sentido e não há qualquer tipo de processo envolvendo este programa de TV tramitando no gabinete”.

( João Pedroso de Campos/blog Me Engana Que Eu Posto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário