quinta-feira, 29 de junho de 2017

Descaso com lagoas de captação tem causado transtornos aos natalenses. Transbordamento, acúmulo de mato, riscos de doenças e invasão de animais nocivos são apenas algumas consequências que podem ser desencadeadas pelo período chuvoso do inverno

NEGLIGÊNCIA
 
 Mato está muito alto em lagoa de captação de Natal

As mais de 50 lagoas de captação espalhadas pela capital potiguar têm mostrado sinais de descaso da gestão municipal e colocado em perigo não apenas a saúde da população, mas também sua moradia. Conforme as chuvas do período invernal vão se somando, a tendência é que o volume das lagoas aumente por causa do mau funcionamento dos equipamentos instalados, que não mais poderão bombear as águas evitando que ela transborde e cause transtornos.

O vereador Preto Aquino (PEN), ciente dos problemas que o descuido com as lagoas podem gerar, enviou um requerimento à prefeitura de Natal, desde abril deste ano, para que as lagoas fossem vistoriadas e os equipamentos recebessem manutenção e limpeza.

O parlamentar explicou que, mesmo diante de problemas tão simples como a sujeira, é preciso cuidar, uma vez que pode resultar na quebra dos poucos aparelhos que funcionam. Caso isso aconteça, as águas das lagoas vão parar, o que significa um prato cheio para o mosquito Aedes aegypti construir seus focos e disseminar doença na população.

“Em virtude dos meses de junho e julho, quando chove mais no município, sempre vemos problemas na manutenção dos equipamentos das lagoas que servem para a limpeza. Essa é a nossa grande preocupação. É preciso que isso seja resolvido com antecedência, para que os que tentarem resolver não fiquem loucos com tantos problemas – isso tem que ser feito antes do período chuvoso. Tem que se fazer a manutenção com urgência dos equipamentos das lagoas, e é preciso dar prioridade nisso, porque há algumas lagoas com situações brandas, como falta de limpeza, que representam problemas sérios se não forem feitas, porque podem resultar na quebra dos poucos equipamentos que estão funcionando. O que tiver que ser substituído, que seja substituído”, disse Aquino.

A reportagem do Agora Jornal esteve presente nas imediações da lagoa de captação de Ponta Negra, que fica no cruzamento da Rua Praia de Areia Branca e Avenida Praia de Genipabu, para constatar a situação em que se encontra. O quadro geral é de descaso absoluto.

Muito embora o nível da água ainda esteja controlado, a lagoa está popularizada de mata, dificultando a visibilidade do local e atraindo a presença de insetos e outros animais potencialmente nocivos.
Este é apenas um dos casos. Em abril deste ano, os moradores do Conjunto Panatis, no bairro Potengi, zona Norte de Natal, tiveram uma ingrata surpresa ao amanhecerem com um jacaré de um metro de comprimento passeando pelo avenida Paulistana. O animal foi encontrado de frente para a lagoa de captação do conjunto.

Ainda segundo Preto Aquino, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), já se comprometeu a cuidar do assunto. Ele pede urgência para que os danos possam ser minimizados e não aconteça o mesmo que em 2014, época da Copa do Mundo do Brasil, quando, no inverno, a lagoa de captação de São Conrado, no bairro Nossa Senhora de Nazaré, zona Oeste, transbordou.

“A Semopi disse que tem a intenção de começar os trabalhos de limpeza e manutenção. Então, nada mais justo dar prioridade a isso. Já estamos dentro do período chuvoso, há a possibilidade de cair uma chuva mais forte e a situação dificultar. Por isso, pedimos que seja feita com urgência esse tratamento. Não é apenas para limpar o interior delas, mas em torno e fora também”, avaliou o vereador.

Se a prefeitura continuar a ignorar a situação atual das lagoas de captação em Natal, algo de pior pode acontecer. Preto Aquino prevê, dentre outros resultados, ruas e casas alagadas. “As casas e ruas vão ficar alagadas, os moradores vão ter que sair das casas, e as ruas que não são drenadas ou pavimentadas se transformarão em um sofrimento. O bairro do Planalto, por exemplo, sofre; a zona Norte sofre. Há casas que, certamente, serão prejudicadas com qualquer ‘chuvinha’, de modo que os moradores vão ficar impossibilitados de permanecerem lá”, lamentou o vereador.

(Boni Neto/AgoraRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário