sábado, 29 de julho de 2017

A prisão de Bendine: bote na cobra. Próximo de Lula e Dilma e do ex-ministro Guido Mantega, o ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras foi preso na Lava-Jato

LAVA JATO
 
 O ENVIADO - Aldemir Bendine: preso e acusado de receber 3 milhões de reais em propina da Odebrecht (Wilton Junior/Estadão Conteúdo)


A manhã de quinta-feira, 27 de julho, escancarou mais um duro capítulo para autoridades que, nos últimos anos, se valeram de cargos e influência para arrecadar dinheiro sujo. Foi preso na cidade de Sorocaba (SP) o ex-presidente do Banco do Brasil e ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine, conhecido como Dida. Segundo as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público, homem de confiança dos governos do PT, Bendine, que assumiu em 2015 o posto máximo da estatal do petróleo com a Operação Lava-Jato funcionando à toda força, cobrava propina desde quando atuava no BB. Na planilha da empreiteira, tinha o apelido de “Cobra”, nome dado pelos policiais à 42ª fase da maior investigação de corrupção da história.

Segundo os delatores Marcelo Odebrecht e Fernando Santos Reis, entre 2014 e 2015 o executivo pediu “vantagem indevida” para atuar em nome dos interesses da Odebrecht Ambiental. A ideia é que a propina representasse 1% da dívida alongada da Odebrecht Ambiental perante o Banco do Brasil e servisse para “permitir” a renegociação de um débito da empresa junto à instituição financeira.

Na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, Bendine deve refletir sobre a conveniência de aderir à lista de delatores da Lava-Jato, que hoje beiram os 160. Pela proximidade de Dida com os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff e com o ex-ministro Guido Mantega, o trio petista tem muito com o que se preocupar.

( Por Thiago Bronzatto/Veja.Abril.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário