sábado, 22 de julho de 2017

Extremoz fará melhorias na infraestrutura de praias para fomentar turismo na região. Objetivo é preparar as praias, durante os próximo seis meses, para receber da melhor forma possível os turistas que forem curtir o veraneio na cidade

"NOSSAS PRAIAS"
 
 Secretário explica que as praias receberão ações de infraestrutura

O município de Extremoz, na Região Metropolitana de Natal, está preparando uma série de ações voltadas para a melhoria das praias pertencentes ao seu território. Intitulado como Nossas Praias, o projeto prevê ações que vão desde a infraestrutura até ações de conscientização sobre a preservação do meio ambiente e de lazer.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Rogério Pessoa, todas as seis praias da região, que compreende Redinha Nova, Santa Rita, Genipabu, Barra do Rio, Graçandu e Pitangui, passarão por uma série de melhorias. “O projeto Nossas Praias não visa um investimento. Ele visa ações de melhorias nas comunidades de praia. Ações simples, mas que podem gerar grandes resultados”, destacou.

O objetivo, segundo o secretário, é preparar as praias, durante os próximo seis meses, para receber da melhor forma possível o turistas que forem visitar e conhecer a localidade no período de veraneio. “Se a gente oferece um veraneio mais organizado, com boa estrutura, a tendência é que a gente consiga atrair mais turistas. E com mais turistas, conseguimos ter mais movimentação econômica”, observou.

O secretário explica que as praias receberão ações de infraestrutura, como a limpeza urbana, iluminação e sinalização turística, e de ordenamento, como sinalização sobre contenção de veículos, além de coletores de lixo na orla.

A ações envolvem várias secretarias, que ficarão responsáveis por frentes diferentes do projeto. A de Infraestrutura, por exemplo, ficará responsável pela parte de urbanização, e a de Meio Ambiente, com a responsabilidade de coibir construções irregulares e promover campanhas educativas de preservação e limpeza.

Além destas secretarias, estarão presentes ainda a de Turismo, que ficará responsável por promover um calendário de eventos, e a de Obras, que será responsável pelo andamento das principais intervenções no local. “A meta é chegar no verão e não termos obras paradas ou não finalizadas”, acrescentou Rogério.

O projeto contempla ainda ações na área de segurança. Nesse sentido, o secretário adianta que a prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, está em fase de elaboração de um projeto de monitoramento das praias com uso de drones. O titular do Turismo explica que o projeto ainda está em fase de estudo, mas que, se tudo ocorrer como o planejado, o objetivo é usar o novo sistema já no próximo verão como uma fase de testes.

A ação complementará a instalação de uma central de monitoramento. A central estará ligada ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), da Secretaria de Segurança Pública do estado. “Esse tipo de tecnologia está sendo bastante utilizada atualmente. Vamos usá-la ao nosso favor. A ideia é garantir limpeza, organização e segurança. Queremos ter as praias mais seguras do estado”, almejou o secretário.


“As ações previstas nesse projeto foram pensadas com base nos anseios da população, ouvindo a comunidade. De julho até dezembro vamos executar uma série de ações entre várias secretarias, para que a nossa população e os nossos visitantes disponham de praias limpas, com uma boa estrutura e com muitos eventos”, reafirmou.

A diretora do Dromedunas, Cleide Batista, parabenizou a Prefeitura pelo projeto e ressaltou a importância da união de todos os agentes de turismo e da comunidade. “Temos que dar valor ao que temos. Há 20 anos eu não vejo um projeto como esse nas praias de Extremoz. Com nossas praias limpas e ordenadas, todos ganhamos, porque o turista satisfeito ele volta e indica o destino para outras pessoas”, enfatizou.

O presidente da Associação de Moradores da Praia de Genipabu, Chagas Neto, também enalteceu a Prefeitura pelas ações propostas e pediu o empenho de todos. “O prefeito veio aqui em um dia de sábado, atendeu mais uma vez à nossa comunidade e de hoje em diante vamos amadurecer essas ideias e colocá-las em prática, para que possamos ter um turismo melhor para todos”, declarou.

(AgoraRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário