quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Juiz marca exame mental de PM acusado de matar advogada a pauladas em motel no RN

EXAME MENTAL
 IMG_9469

Do G1 RN – Foi marcado para o dia 15 deste mês o exame de sanidade mental do policial militar Gleyson Alex de Araújo Galvão, acusado de matar a pauladas a advogada Vanessa Ricarda de Medeiros, de 37 anos. O crime aconteceu na madrugada de 14 de fevereiro de 2013 dentro de um motel em Santo Antônio, cidade distante 70 quilômetros da capital potiguar.

A decisão, publicada no Diário da Justiça do Rio Grande do Norte, é assinada pelo juiz Rafael Barros Tomaz do Nascimento. Nela, consta que a avaliação deve ser realizada no dia 15 de agosto, às 14h, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do próprio município, que fica na rua Edmilson Severiano de Melo, no centro da cidade.

O PM deveria ter sido julgado em novembro do ano passado, mas o júri popular foi adiado porque o Ministério Público solicitou uma nova avaliação psiquiátrica do réu.

O pedido havia sido negado duas vezes no decorrer do processo pelo juiz Ederson Batista de Morais, mas acabou sendo acatado no dia do julgamento porque o juiz Rafael Nascimento concordou haver indícios de insanidade.

Em sua decisão, o magistrado escreveu: “Segundo a doutrina, a realização do exame de insanidade mental pode ser determinada a qualquer momento processual. Além disso, detém o Ministério Público legitimidade para requerê-lo. Assim sendo, considerando o fato de que ambas as partes estão, agora, convencidas de que é possível que sobre o réu recaia alguma condição psicológica/psiquiátrica que possa lhe retirar a capacidade de entendimento e de autodeterminação, não há outra solução para este juízo que não reconhecer a existência da dúvida”.


Representante da família da vítima, o advogado Emanuel de Holanda Grilo disse ao G1 que vai solicitar ao juiz permissão para poder nomear um perito assistente.

“A defesa do réu alega possuir documentos que atestam que o policial tem esquizofrenia. Por sua vez, o MP alegou haver indícios de insanidade e o juiz concordou em suspender o processo. Assim, o réu deverá ser submetido a este incidente, que não deixa de ser um novo exame, e a família da vítima quer acompanhar este procedimento”, comentou o advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário