sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Obras do saneamento tem 73% da rede coletora implantada em Natal. Coordenador do Grupo de Acompanhamento de Obras (GAO), Paulo Eduardo Cunha destacou a importância da conclusão dos trabalhos de esgotamento, que trará diversos benefícios a Natal

SANEAMENTO
 
 Obras de saneamento básico em Natal

As principais obras atualmente desenvolvidas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) referem-se à ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Natal (SES), em curso desde maio de 2015. Os trabalhos do órgão têm como objetivo precípuo universalizar o sistema de esgotamento sanitário da cidade, deste modo, tornando-a a primeira capital do Brasil com 100% de seus esgotos coletados e tratados.

De acordo com o coordenador do Grupo de Acompanhamento de Obras (GAO), Paulo Eduardo Cunha, 73% da rede coletora já está implantada na cidade. “Atualmente, foram implantados mais de 630 quilômetros de rede coletora, o que corresponde a aproximadamente 73% do total previsto. Deste montante, 465 quilômetros de rede foram instalados na zona Norte e o restante nas zonas Sul e Oeste de Natal”, explicou, em entrevista concedida ao Portal Agora RN/Agora Jornal.

Paulo Eduardo confirma que o conjunto de obras, quando completadas, vai tornar a cidade de Natal integralmente dotada de serviço de esgotamento sanitário. O referido pacote de obras contempla a execução de 873 quilômetros de rede coletora, ou seja, mais de 100 mil ligações prediais, 53 estações elevatórias (estações de bombeamento), além de mais duas estações para tratamento de esgoto.

“A parte de rede coletora e ligações encontra-se bastante adiantada. Desde o final do ano passado, a Caern vem implantando as estações elevatórias e a Estação de Tratamento de Esgotos do Guarapes (ETE Guarapes)”, contou o coordenador, que apontou ainda que a Estação de Tratamento da zona Norte (ETE do Jaguaribe) teve suas obras iniciadas somente em junho deste ano devido a questões relativas ao licenciamento ambiental.

O prazo atualmente concedido pela Caern para conclusão das obras é dezembro de 2018. Os recursos dos trabalhos são oriundos do Orçamento Geral da União através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC.2).

No momento, a capital potiguar, conforme as estatísticas da Caern, apresenta índices de esgotamento sanitário próximo aos 40% e, ao final das obras em curso, pretende-se que o ela alcance a universalização (100%).

Ciente do significado que as obras possuem, Paulo Eduardo Cunha celebrou o fato de que, em breve, Natal poderá se diferenciar das outras capitais brasileiras. Ele lembrou que, com o saneamento, Natal naturalmente será contemplada com melhorias nas área ambientais, de Saúde, dentre outras.

“Gostaria de enfatizar a importância desta grandiosa obra que, após concluída proporcionará a oportunidade da nossa cidade se tornar a primeira capital do país em que todo o esgoto produzido pelos seus moradores é coletado e convenientemente tratado. Isto contribuíra para a melhoria das condições ambientais, saúde (afinal, estudos da Organização Mundial de Saúde demostram que, para cada dólar investido em saneamento, quatro dólares são economizados em internações hospitalares) e qualidade de vida desta e das gerações futuras de natalenses”, concluiu.

(AgoraRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário