terça-feira, 20 de março de 2018

Governo constrói duas novas Estações de Tratamento de Esgotos em Natal. Obras nas Estações de Tratamento de Esgotos estão sendo executadas por construtora potiguar; previsão é de conclusão dos primeiros módulos e funcionamento até fim de 2018

INSPEÇÃO
 
 Governador esteve presente no local onde acontecem as obras

As obras da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Jaguaribe, na Zona Norte de Natal, foram inspecionadas pelo governador Robinson Faria nesta segunda-feira, 19. A ETE integra o complexo de obras do saneamento da capital e vai fazer o tratamento dos esgotos.

As obras nas Estações de Tratamento de Esgotos de Jaguaribe e Guarapes estão sendo executadas por uma construtora potiguar. A previsão é de conclusão dos primeiros módulos e entrada em funcionamento até o fim de 2018.

A ETE do Jaguaribe fica localizada na rua Presidente Itamar, após o cruzamento das ruas Cristais de Gelo e Construtor Severino Bezerra, na Redinha, e segue em ritmo acelerado, assim como a construção da ETE no bairro Guarapes, localizada na rua Novo Guarapes, a 700 metros da avenida Ranieri Mazzili.

A estação do Jaguaribe possui área de 77 mil metros quadrados e abrigará cinco módulos, cada um com capacidade para tratar 210 litros por segundo, somando um total de 1.050 litros de esgotos por segundo. Isso representa 69 mil casas atendidas e 276 mil pessoas beneficiadas.

Os módulos atendem as várias etapas do processo de saneamento, como a separação de materiais sólidos, retirada de matéria orgânica e desinfecção da água.

A ETE do Jaguaribe é um investimento de R$ 81 milhões e será responsável pelo tratamento de praticamente toda a Zona Norte, com exceção da Redinha, que tem estação própria.

A estação do Guarapes tem 70 mil metros quadrados, também dividida em cinco módulos, cada um com capacidade para tratar 210 litros por segundo totalizando 1.050 litros de esgotos por segundo.

A ETE do Guarapes vai atender 45% população de Natal, cerca de 400 mil moradores das zonas Sul e Oeste de Natal e parte de Parnamirim. A obra está orçada em R$ 98 milhões.

Ao final das obras, Natal contará com quatro Estações de Tratamento de Esgotos, possibilitando a cobertura total de esgotamento sanitário na cidade (ETE Guarapes, ETE Jaguaribe, ETE Baldo e ETE Redinha)..

Além das ETEs, a Caern já executou boa parte da instalação da rede coletora. Hoje 80% da rede prevista para a capital foi implantada, o que representa 690 quilômetros de tubulação, uma distância maior do que Natal a Fortaleza.

(AgoraRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário