sábado, 17 de março de 2018

Sindicato dos agentes de saúde define indicativo de greve na próxima sexta-feira. Reivindicações do Sindas-RN incluem realização de exames de saúde periódicos; aquisição de novos fardamentos e material de trabalho e capacitação para agentes

EXPECTATIVA
 
 Além disso, os agentes reclamam que as mudanças de nível não vêm acontecendo, e cobram a data base de 2018 e as vencidas

Os agentes de saúde de Natal fazem, na próxima sexta-feira, 23, assembleia campal em frente à Prefeitura de Natal para definir indicativo de greve por tempo indeterminado.

As reivindicações do Sindicato dos Agentes de Endemias (Sindas-RN) incluem realização de exames de saúde periódicos; aquisição de novos fardamentos e material de trabalho; capacitação para agentes de saúde e agentes de combate às endemias aprovados no último concurso.

Além disso, os agentes reclamam que as mudanças de nível não vêm acontecendo, e cobram a data base de 2018 e as vencidas. De acordo com o sindicato, uma lei de 4 de dezembro de 2010 regulamentou as mudanças de nível, mas, oito anos depois, nada foi modificado. Conforme a lei, as datas-bases devem ser reajustadas todo mês de março.

O presidente do sindicato, Cosmo Mariz, afirmou que a prefeitura tem atrapalhado a resolução da situação, principalmente por ter recentemente anunciado crise de epidemia dos vírus zika, chikugunya e dengue.

“Isso só agrava. Eles declaram a epidemia e não negociam com a gente. Essa proliferação é culpa deles. Hoje Natal tem a maior população de mosquito adulto. A metodologia da Prefeitura para combater o mosquito não serve, eles fiscalizam apenas onde tem vírus, e não checam outros setores suspeitos”, disse Mariz.

A categoria admite que entende que “muitos pontos de pauta implicam em mais gastos para a Municipalidade”, mas lembra que os agentes de saúde e combate às endemias, diferente das demais categorias, contam com R$ 1.014,00 repassados pelo Ministério da Saúde.

(AgoraRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário