segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Tornado em Cuba deixa três mortos e 172 feridos. Bairros de Havana foram deixados cheios de escombros e sem luz; bombeiros e ambulâncias ainda trabalham nos resgates

TORNADO EM CUBA

Bombeiros resgatam mãe e bebê após passagem de tornado no bairro de Luyanó em Havana, Cuba - 28/01/2019 (YAMIL LAGE/AFP)

Ao menos três pessoas morreram e outras 172 ficaram feridas após a passagem de um tornado por Havana neste domingo 27, confirmou o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

“Estamos percorrendo os locais afetados pelo fenômeno atmosférico de grande intensidade em Regla (município de Havana). Os danos são severos”, escreveu no Twitter. “Várias brigadas trabalhando no restabelecimento”.

Segundo o portal de notícias oficialista Cubadebate, o tornado deixou várias partes da capital cubana às escuras e provocou muitos danos materiais. “A força dos ventos do tornado pode ser comparada com a de um furacão de categoria 4, ou 5, embora seu impacto esteja mais concentrado”, acrescentou o site.

Ruas do bairro Luyanó, no Município 10 de Octubre, foram deixadas cheias de escombros. Algumas partes de varandas de edifícios cederam, enquanto postes e árvores caídos interrompem as vias.

O Hospital Materno Infantil Filhas da Galícia foi esvaziado por danos em suas instalações. O soar das sirenes na cidade era constante durante a noite, com bombeiros e ambulâncias deslocando-se em trabalhos de resgate.

Outros bairros afetados na capital foram Santos Suárez, Vía Blanca e Chibás. O presidente visitou algumas das zonas afetadas.

‘O som de um avião’

O tornado se deu em meio a uma esperada tempestade que já afetava a zona oeste de Cuba, com rajadas de até 100 quilômetros por hora e penetração do mar. A tormenta se prolongava na madrugada desta segunda-feira, 28.

O especialista do Instituto de Meteorologia (Insmet), Armando Caymares, disse à imprensa oficial que “as pessoas sentiram como o som de um avião de propulsão a jato e mudanças na pressão ambiental” durante a tempestade.

Pelas redes sociais, cidadãos compartilhavam imagens de ruas inundadas, de veículos revirados e lançados contra muros, ou atingidos por postes. Tudo isso em meio à penumbra.

Em vários bairros, a energia já havia sido cortada antecipadamente por precaução, mas ia sendo reposta à medida que as condições melhoravam.

Os especialistas em meteorologia explicaram que este fenômeno resultou de uma baixa extratropical que desceu do sudeste do golfo do México e entrou pelo oeste da ilha.

As zonas do oeste de Cuba afetadas são as províncias de Pinar del Rio, Artemisa e Mayabeque. A tempestade avançava para o centro do país, mas com menor intensidade, segundo especialistas.

De acordo com o Insmet, a passagem de tornados pela capital cubana não é um fenômeno cotidiano. Um dos mais lembrados é o de 26 de dezembro de 1940, que atingiu a localidade de Bejucal.

Em 2017, o poderoso furacão Irma castigou 12 das 15 províncias cubanas, deixando perdas de 13,185 bilhões de dólares, com danos em moradias, instalações de saúde, escolas, hotéis, redes elétricas e cultivos.




(Com AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário