sábado, 22 de novembro de 2014

Calçada da orla tem solução provisória

PRAIA DOS ARTISTAS

Buracos no calçadão da Praia do Meio, Zona Leste de Natal, estão sendo fechados com barro pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov) como uma  medida provisória para evitar acidentes. A obra definitiva, para evitar que a calçada ceda novamente com a maré cheia, deverá ser licitada até 1° de dezembro e a entrega de toda a orla urbana deverá ser no dia 30 de dezembro.

Humberto SalesProblema surgiu com a maré grande de 15 atrás. Preocupação é com esse fim de semana que terá marés mais cheiasProblema surgiu com a maré grande de 15 atrás. Preocupação é com esse fim de semana que terá marés mais cheias

As obras de reurbanização da orla de Natal ainda não ficaram prontas, mas já apresentam problemas em sua estrutura. Alguns trechos do calçadão da Praia do Meio cederam. Entre a Ladeira do Sol e Brasília Teimosa, há buracos e depressões ao longo de 700 metros.

“Nós temos cinco pontos do calçadão em que está havendo afundamento. O sedimento de areia por debaixo do calçadão, até na altura do dreno, está fugindo quando há penetração da água do mar. O filtro que protege o dreno se desgastou nesses cinco pontos”, explicou o secretário da Semov, Tomaz Neto.

A Semov já apresentou uma solução para o problema, a colocação de uma manta, de material sintético, entre o muro de arrimo e o sedimento arenoso que está sob o piso do calçadão. Essa medida  evitará a fuga de areia por baixo da barreira de contenção quando houver ressacas do mar .

A secretaria vai abrir uma licitação no valor de R$ 112 mil, que abarcará a colocação da manta,  vedação dos locais de fuga de areia, recomposição  dos drenos e pavimentação. “Nós já temos um projeto pronto e vamos abrir uma licitação com recursos próprios da secretaria”, explicou Tomaz Neto.

O projeto deve ser licitado até o dia 1° de dezembro, mas a secretaria começou a fazer alguns reparos nos buracos para evitar que acidentes ocorram no local, já que a orla da zona leste é muita frequentada por crianças e idosos.

 As obras de urbanização da orla urbana , Zona leste e Ponta Negra, devem ser concluídas até o dia 30 de dezembro, quando serão entregues os novos quiosques, feitos de alvenaria. “Já estamos fazendo a interligação de água,energia e esgoto de  todos os  quiosques e vamos entregar primeiro os de Ponta Negra e depois os da Zona Leste. Ao todo foram construídos  28 quiosques em Ponta Negra e 18 na Praia do Meio”, concluiu o secretário.

Os quiosques serão entregues aos antigos donos, que já possuem autorização para usá-los. Outros seis quiosques novos  serão entregues por licitação e através do cadastro da Secretária de Serviços Urbanos (Semsur).

As obras de reurbanização das praias de Natal começaram no dia 21 de outubro do ano passado e tinham previsão para terminar em 31 de maio deste ano. Contudo, houve diversos atrasos como a falta de material do fornecedor, o que levou a secretaria a estender o prazo de entrega para o mês de agosto. Novos imprevistos remarcaram a data de entrega para o dia 30 de dezembro de 2014. O investimento é de R$ 13 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário