quarta-feira, 13 de maio de 2020

Paciente transferido para o Hospital de Campanha volta à UPA sem atendimento. Na busca por um leito com equipamentos, homem acabou internado no Hospital da Polícia Militar.

CRISE DO CORONAVÍRUS
 
 Secretário de Saúde do Natal, George Antunes informou que Hospital de Campanha só está recebendo pacientes com quadro clínico leve.

Um homem de 37 anos que estava recebendo atendimentos para a covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Potengi, na zona norte de Natal, foi transferido para o Hospital de Campanha de Natal, mas teve que voltar a unidade de saúde de origem por falta de equipamentos da unidade hospitalar. 

O caso foi noticiado pelo jornal Tribuna do Norte, que informou que isso ocorreu em menos de 24h entre a segunda (11) e a terça-feira (12), quando o Hospital de Campanha de Natal já estava recebendo pacientes. 

De acordo com a publicação do jornal, o paciente em questão é o pintor José Aroldo, que já estava há seis dias na UPA Potengi. Segundo a esposa dele, ela havia recebido uma ligação na segunda-feira para acompanhar o marido ao Hospital de Campanha, onde ficaria internado. Contudo, ela informou que a equipe da unidade hospitalar ligou na manhã de ontem informando que a unidade não tinha equipamentos necessários para atender o paciente e que por isso ele seria transferido de volta para a UPA. 

Depois de retornar para a UPA Potengi, o quadro do paciente se agravou e por isso ele acabou sendo encaminhado ao Hospital da Polícia Militar, onde foi internado. A mulher do pinto revelou que dois testes foram feitos no esposo e ambos deram positivo para covid-19. 

Em entrevista na manhã de hoje ao programa RN no Ar, da TV Tropical, o secretário de saúde de Natal, George Antunes revelou que o Hospital de Campanha de Natal está no momento recebendo apenas pacientes leves, isso porque ainda não tem leitos de UTI equipados com respiradores para receber pacientes com situação clínica mais grave. 

“Os pacientes que tiverem o estado clínico mais grave serão atendidos no Hospital Municipal de Natal ou em outro que tenha leitos disponíveis. Nesse caso (do pintor), achamos vaga apenas no Hospital da PM, e por isso ele foi regulado para lá”, informou o secretário. 

George Antunes afirmou ainda que a Prefeitura Municipal de Natal já comprou 70 respiradores mecânicos e que aguarda a chegada dos equipamentos. “Fizemos a compra, mas ainda não chegou. A expectativa que temos é de que 50 cheguem até o dia 22 e outros 20 em mais 15 dias depois da chegada dos primeiros”, revelou.


(Por:Nominuto.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário