“O artesanato tem papel fundamental no ciclo do turismo, do sonho ao retorno dos viajantes. São as peças produzidas pelas mãos habilidosas dos artesãos que fazem o visitante se lembrar com saudade dos nossos destinos”, comentou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Ao longo da última década o Ministério do Turismo trabalhou para ressaltar a importância do artesanato como um dos principais meios de agregar valor aos destinos turísticos e às atividades turísticas.
“O apoio do Ministério do Turismo foi fundamental para melhor estruturarmos o nosso evento e ampliarmos o debate sobre políticas públicas de interesse da categoria”, afirmou a presidente da Confederação Nacional dos Artesãos, Isabel Gonçalves, entidade que reúne 21 federações de artesãos espalhadas pelo Brasil. O congresso é bianual e está na sétima edição. Ele começou a ser realizado em 1991 no Rio Grande do Sul. A sede da próxima edição, marcada para 2017 será definida durante o evento em Natal.
Além da parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IF-RN) através de convênio para a realização do VII Contrarte, em Natal, representantes do MTur vão ministrar uma palestra sobre as oportunidades de qualificação para os artesãos no Pronatec Turismo e como o artesanato, produto associado ao turismo, pode ser um diferencial competitivo para os destinos turísticos e o desenvolvimento Local.
No último ano, a pasta publicou o edital de chamada pública para apoiar projetos e aprimorar e incentivar a comercialização de produtos associados ao turismo no entorno de 12 parques nacionais. O investimento total de quase R$ 3 milhões beneficiou a economia local, além da produção de artesãos, nas proximidades dos atrativos naturais.
Serviço:
Evento: VII Congresso de Artesão
Data e horário: 19/10/2015 às 19h
Local: Praia Mar Hotel
Endereço: Rua Francisco Gurgel, 33, Ponta Negra.
por: Portal JH
Nenhum comentário:
Postar um comentário