sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Sesed participa de workshop com o tema “Políticas sobre Drogas no RN.”‏ Cerca de 100 mil pessoas são presas todos os anos traficando drogas no Brasil, segundo informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública

COMBATE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A secretária estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Kalina Leite e seu adjunto, Caio Marques Bezerra, participaram na manhã desta quinta-feira (1), na Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN), em Natal, de um workshop com o tema “Políticas sobre Drogas no RN”, realizado pelo Projeto Transformando Destinos, coordenado pela Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte em parceria com a Corregedoria-Geral e a Associação do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (AMPERN). O objetivo da ação é sensibilizar as questões referentes à política nacional sobre drogas buscando um alinhamento conceitual da temática e a construção de parcerias com o Sistema de Justiça e com a Função Executiva local.

Durante o evento, o secretário adjunto da Sesed, Caio Bezerra, participou de uma mesa redonda com o tema “Um panorama nacional e internacional sobre políticas de drogas com foco nos eixos da prevenção, cuidado e repressão”. Também participaram desta discussão o juiz de direito, José Dantas de Paiva, o representante do escritório das nações unidas sobre drogas e crimes (UNODC), Rafael Antonio Franzini Batlle e o diretor de articulação e políticas sobre drogas da Secretaria Nacional sobre Drogas (SENAD), Leon de Souza Lobo Garcia.

O secretário adjunto, Caio Bezerra, iniciou sua apresentação mostrando dados sobre o perfil dos traficantes apreendidos no país.

“Cerca de 100 mil pessoas são presas todos os anos traficando drogas no Brasil, segundo informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Dos traficantes presos, 83% são homens, na maioria jovens de baixa escolaridade, 90,4% são pegos desarmados e 66% são réus primários. Isso demonstra que estamos prendendo muito, porém prendemos os pequenos traficantes. Desta forma estamos até conseguindo estabilizar os índices de violência, mas não chegamos a uma queda acentuada como desejamos!”, disse o secretário.

Caio Bezerra também destacou as ações realizadas no RN para prevenir e reprimir o uso e tráfico de entorpecentes.

“No Rio Grande do Norte nossos esforços estão concentrados nos trabalhos da Companhia Independente de Prevenção ao uso de Drogas (CIPRED), na atuação das Polícias Civil e Militar desenvolvidas nas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs) e na restruturação do Conselho Estadual de Entorpecentes e da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc). Trabalhamos para mudar paradigmas nas instituições, atuando com o policiamento preventivo, o policiamento comunitário. Também estamos atuando com uma repressão mais qualificada, ou seja, aquela focada nos grandes traficantes e na lavagem do dinheiro”, disse o adjunto da Sesed.

Participaram do evento, integrantes do Ministério Público, magistrados, defensores públicos, delegados de Polícia Civil, policiais militares e representantes municipais.

Saiba Mais
O Projeto Transformando Destinos objetiva fundamentalmente apresentar estratégias concretas de enfrentamento às drogas e de suas consequências, a partir da integração de setores e entes, baseadas em ações que passam pela prevenção, cuidado, repressão, monitoramento e avaliação.

As ações que comporão a proposta institucional terão como norte inicial um mapeamento da realidade dos municípios e de como a temática vem sendo enfrentada, para, a partir de então, traçar um diagnóstico local e sugerir a execução de programas, projetos e serviços que melhor atendam a demanda identificada

 por:

Nenhum comentário:

Postar um comentário