

O que poderia ser mais um trote passado à Central Telefônica do SAMU
Mossoró salvou a vida da recém-nascida Maria Eduarda, de 26 dias, nesta
sexta-feira (12). Por volta das 10h, o SAMU recebeu um chamado de uma
criança de 8 anos pedindo para que fosse até sua casa socorrer sua irmã
recém-nascida de um engasgamento. Na primeira ligação os profissionais
do SAMU chegaram a pensar que era trote, mas a insistência da criança ao
ligar novamente e descrever o caso com propriedade de informações fez
com que a equipe fosse ao local de imediato.
“Na segunda ligação, a firmeza da criança e os detalhes de informações
fizeram com que o médico confiasse plenamente na ligação e enviasse de
imediato a ambulância.”, relata o socorrista Luciano, que estava na
equipe e foi o primeiro a sair da ambulância e correr para salvar a
recém-nascida no bairro Paredões.
“Eu desci correndo, me antecipei da nossa equipe, peguei a criança pelos
braços e fiz a manobra de desengasgo. Graças a Deus foi um sucesso.
Logo em seguida o médico chegou, avaliou o estado da criança, levou para
viatura, fez aspiração e identificou que os sinais vitais estavam
normais.”, explica o socorrista.
Logo em seguida, a equipe do SAMU devolveu a criança para a mossoroense
Raquel Raiane, de 26 anos, mãe de Maria de Eduarda. Raquel lembra que a
filha estava dormindo de manhã quando se levantou para tomar banho.
Nesse momento, percebeu que estava saindo leite pelo nariz da
recém-nascida. “Eu levantei ela e fiquei ‘Maria’, ‘Maria’, ‘Maria’, e eu
muito perturbada porque ela estava quase desmaiada. Eu fiz uns
procedimentos, ela chorou e começou a babar. Eu não sabia se ela tinha
tornado ou estava desmaiada, morrendo. Nessa hora eu gritei, ‘Pedro,
ajuda aqui a mainha, ligue pro SAMU’”.
Pedro Henrique, de 8 anos, agiu rápido. Pegou o celular e ligou para o
192. Só ele, a mãe e a irmã estavam em casa. A ligação não durou muito e
caiu na primeira tentativa, mas o menino ligou novamente e passou as
informações para o SAMU. O que facilitou a chegada rápida da equipe era
que o menino sabia o endereço e foi preciso em algumas informações. Sua
mãe sempre o estimulou a saber o endereço de onde mora e os números de
celulares dos pais e outros familiares.
“Enquanto eu estava tentando salvar minha filha ele estava no telefone
passando as informações pro SAMU. A equipe chegou muito rápido. E quando
eles chegaram eu entreguei minha filha e saí pra área de serviço porque
eu estava chorando desesperada. O atendimento foi muito rápido, tanto
que eles conseguiram reanimar ela. Tive um profundo sentimento de
gratidão ao ver minha filha salva. Eu sou muito grata ao SAMU ”,
relembra chorando Raquel como aconteceu o momento que o SAMU salvou sua
fila.
Os profissionais do SAMU passaram todas as orientações aos familiares de
como realizar o desengasgo caso venha a ocorrer novamente. O Serviço de
Atendimento Móvel de Urgência volta a reforçar à sociedade que todos se
conscientizem a respeito de não passar trotes para o SAMU. Felizmente
esse caso se resolveu da melhor forma possível. Não passar trote para o
SAMU ajuda no direcionamento da equipe para ocorrências que podem salvar
inúmeras vidas.
(Por:Passando na Hora)
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