segunda-feira, 22 de julho de 2019

Roteiro se repete, ABC mantém jejum fora de casa e se complica na luta contra o rebaixamento

SÉRIE C
 ABC e Botafogo/PB terminaram o primeiro tempo num empate sem gols
 ABC e Botafogo/PB enfrentaram em João Pessoa. Jogo terminou empatado em 1x1

O filme se repetiu, o ABC largou na frente (com gol de Lohan), Jefinho teve a chance para ampliar a vantagem, desperdiçou e o time potiguar acaba sendo castigado nos minutos finais de partida, sofrendo o empate (Nando) que complicou ainda mais a situação do clube na luta para deixar a zona de rebaixamento. A equipe que estava apenas um ponto atrás do Globo, primeiro clube fora da zona de degola, viu o adversário vencer o líder, Ferroviário, e abrir três pontos de vantagem, em relação a zona de rebaixamento, ganhando um fôlego importante nessa guerra travada com ABC e Treze-PB.

Mesmo com a deficiência ofensiva pelo lado direito de campo, O ABC conseguiu chegar bem ao ataque, porém, a maior parte do confronto foi travado no meio-campo, a ponto de os dois goleiros terem sido pouco exigidos. Saulo fez apenas uma defesa, ainda assim num chute de média distância, que ele mandou para escanteio.

Sem se retrancar e buscando atuar de igual para igual, os natalenses realizaram uma partida de paciência e tiveram duas boas chances, uma com Anderson Rosa, batendo da entrada da grande área, numa em que a bola passou muito rente a trave. Depois foi com Dione, que após pegar um rebote da zaga, arriscou e obrigou o goleiro João Guilherme a realizar uma grande defesa.

Modificado em três posições e com Marco Aurélio deixando muito a desejar, em tudo que arriscava, os donos da casa apresentaram problemas para vencer o bloqueio defensivo montado por Roberto Fernandes e tentavam chegar com perigo apenas na base dos cruzamentos. Enquanto isso, o ABC era bem mais objetivo e perdeu outra grande chance de largar na frente do placar no último lance de jogo, quando Rosa ergueu uma bola na área e os dois zagueiros Adalberto e Joécio, com o gol inteiro a sua frente, não conseguiram desviar a bola.

Os donos da casa voltaram mais disposto para o segundo tempo e pressionaram o ABC nos minutos iniciais, porém na primeira boa escapada que deu pela direita, Dione fez um cruzamento na medida para Lohan, que subiu livre de marcação, na pequena área e tocou de cabeça para fazer 1 a 0, sem dar a menor chance para João Guilherme, aos seis minutos.

Necessitando vencer, uma vez que a essa altura de jogo, o Globo também batia o Ferroviário-CE no Barrettão, o time potiguar se defendia com valentia, impedindo as estocadas botafoguenses. Numa delas a bola foi lançada para Jefinho, que avançou livre, mas ao tentar desviar do goleiro, tirou muito e acabou errando o alvo, perdendo uma bela chance de dar um pouco mais de tranquilidade aos potiguares na partida.

Vendo a dificuldade que o Botafogo vinha apresentando para entrar na defesa abecedista, o técnico Evaristo Piza fez três alterações num espaço de dez minutos, na busca de dar mais velocidade, mas o time não dava a resposta que ele pretendia. Dico, bem mais eficiente que Marcos Aurélio, até que conseguia fazer bons cruzamentos, mas faltava o homem de área para aproveitar.

A partir dos 35 minutos, Roberto Fernandes decidiu fechar mais a defesa colocando Anderson Pedra no lugar de Dione, passando a apostar apenas na velocidade de Wallyson na frente e a estratégia quase deu certo, no primeiro esticão, Guilherme Santos lançou Wallyson que partiu em velocidade, entrou na área, mas na hora de concluir, foi tocado por Elivélton, caiu na área, mas o árbitro mandou seguir, enquanto o banco de reservas dos potiguares reclamava de pênalti.

Mas como não dava para chegar ao gol nas tramas normais, o empate veio através de um escanteio, que Saulo cortou, sem conseguir tirar a bola da área, o Botafogo insistiu no ataque e no bate-rebate Nando conseguiu empurrar a bola para rede e empatar o confronto aos 42 minutos. 

A essa altura, montado apenas reagir os natalenses mostraram fragilidade ofensiva para buscar uma nova vantagem, já os donos da casa continuaram a pressão atrás do desempate e quase conseguiram com Nando, que obrigou Saulo a realizar sua defesa mais difícil no jogo e salvar o pontinho fora de casa.

O ABC volta a campo no próximo sábado, às 17 horas, para enfrentar o Santa Cruz, em seu penúltimo jogo da temporada no Frasqueirão.

Ficha técnica 
Botafogo-PB: João Guilherme, Itaqui, Lula, Fred e Emercino; Wellington César (Kelvin), Serginho e Marcos Aurélio (Dico); Juninho (Erivélton), Nando e Clayton.  Técnico: Evaristo Piza.

ABC: Saulo, Joécio, Richardson e Guilherme Souza; Guedes, Caio César, Dione (Anderson Pedra) e Anderson Rosa (Tito); Lohan (Wallyson) e Jefinho. Técnico: Roberto Fernandes.

Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)

Gols: Lohan/ABC (6’/2ºT), Nando/BOTA (42’/2ºT)

Local: Estádio Almeidão (PB)
 
iVia:TN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário