quinta-feira, 30 de março de 2017

“Rogério e Ezequiel são excelentes nomes para a disputa majoritária”, diz Márcia Maia. Parlamentar tucana nega que pleito já esteja sendo discutido dentro do PSDB, mas afirma que colegas são “excelentes nomes para a majoritária”

PRÉ-ELEITORAL
rogério_márcia_ezequiel
A deputada estadual Márcia Maia (PSDB) prega cautela em relação ao debate sobre as eleições de 2018, quando haverá pleitos para deputados federal e estadual, senador, governador e presidente da República. De acordo com a parlamentar, é cedo para se falar no assunto, sobretudo pelo momento econômico conturbado que o Rio Grande do Norte e o Brasil vivem. Segundo Márcia, que disputou a Prefeitura de Natal no ano passado, “2018 tem que ser discutido em 2018”.
A ex-presidente da Assembleia Legislativa defende que os grupos políticos se debrucem neste momento nas questões relativas à solução da crise econômica, tanto a nível local quanto a nível nacional. “2017, assim como foi 2016, é um ano difícil. Estamos para colaborar com o desenvolvimento do estado e do país”, enaltece a tucana, afirmando que, na circunstância oportuna, a questão eleitoral será debatida.
A parlamentar afirma que, devido à envergadura que o partido alcançou com o crescimento recente, é natural que haja especulações sobre pleitos futuros. Sobre os nomes ventilados para cargos majoritários, o deputado federal Rogério Marinho e o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, Márcia acredita que os dois são dois quadros importantes do partido que estão credenciados a disputar qualquer cargo. “Ezequiel e Rogério são excelentes nomes para disputas majoritárias. São dois nomes de peso”, resumiu.
Ela registra, contudo, que a eleição de 2018 não vem sendo discutida internamente ainda. “Todos nós estamos muito preocupados com a crise econômica. Não estamos discutindo, honestamente, a sucessão de 2018”, assinalou, destacando inclusive que o deputado federal Rogério Marinho, expoente máximo da legenda potiguar, tem sido responsável pela relatoria da reforma trabalhista, considerado uma das pautas-chave para a retomada do crescimento no Brasil.
A respeito da ascensão que o PSDB vem experimentando nos últimos meses, com a filiação de cinco deputados estaduais e a chegada de vinte prefeitos, além de estar presente em quase todos os municípios do estado com diretórios locais, Márcia destaca que há um objetivo claro dentro da legenda de crescimento. Apesar de celebrar o progresso, ela frisa que o crescimento precisa acontecer de maneira qualitativa. “As pessoas que estão entrando no partido precisam conhecer o conteúdo programático e discutir ideias para o desenvolvimento do estado e do país. Precisa ser um crescimento com qualidade”, defende a deputada.
Márcia, que está em seu quinto mandato de deputada, defende também que outros eventos como o realizado no sábado 25 no Hotel Holliday Inn, que reuniu lideranças estaduais do partido e contou com a presença do governador paulista Geraldo Alckmin, precisam ser realizados em outras partes do estado. “É preciso interiorizar e levar o partido para outras regiões do estado. Vou propor mais encontros regionais para levarmos os debates nacionais para todo o estado e também discutir as questões locais”, afirmou Márcia. Segundo ela, “as pessoas precisam conhecer melhor o trabalho dos partidos”.
A tucana relata ainda que o partido deve buscar lideranças formais nos municípios do interior, de maneira que as bandeiras da legenda possam ser melhor difundidas. Esse processo inclui, segundo Márcia, um fomento a maior participação feminina na política. “Precisamos aumentar o número de mulheres no partido”, afirma.
O processo de interiorização da legenda, defende Márcia, deve ser acompanhado do estímulo à realização de cursos de formação política. Ela cita, para isso, o Instituto Teotônio Vilela. Criado em 1995, o instituto é o responsável pela divulgação da doutrina adotada no PSDB. Seu nome foi dado em homenagem ao ex-senador alagoano Teotônio Vilela.

(AgoraRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário