sexta-feira, 31 de março de 2017

Centro de Queimados do Hospital Walfredo Gurgel vai receber investimento de R$ 3 milhões. Os recursos, oriundos de emenda impositiva do deputado federal Fábio Faria, devem ser aplicados em reforma, equipamentos e ampliação de UTI

NOVOS RECURSOS
Foto: Divulgação / ASSECOM
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade de urgência e emergência do Rio Grande do Norte, está com um projeto para investir na reforma e estruturação do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), único serviço no Estado especializado na assistência a vítimas de ferimentos por altas temperaturas (seja por choques, líquidos aquecidos, inflamáveis ou abrasão). “Nem na rede privada temos algo igual. Além disso, poucos estados do entorno tem uma unidade como essa. Precisamos investir em estruturação física e em mais equipamentos para um melhor funcionamento do setor”, afirma o secretário de Saúde do Estado, George Antunes.
O investimento no CTQ do Walfredo Gurgel será em torno de R$ 3 milhões de reais, recursos oriundos de uma emenda de execução obrigatória (impositiva) do deputado federal Fábio Faria. “Investir neste hospital é investir na Saúde do Rio Grande do Norte. Sabemos que o Walfredo atende a uma alta demanda de pacientes de todo o Estado, então é um investimento que vai beneficiar a população de um grande número de municípios”, explica o parlamentar.
O secretário George Antunes disse ainda que, neste mesmo projeto, está prevista a ampliação de leitos de UTI no hospital. “Hoje temos um déficit no Estado. Vamos tentar, com estes recursos, também aumentar a oferta de leitos, especialmente para atender este tipo de paciente do Centro de Queimados”, disse. Ficou acertado que, dentro do prazo de 20 dias, o secretário vai retornar à Brasília para apresentar o projeto detalhado ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, e pedir, junto ao parlamentar, urgência na liberação dos recursos que serão destinados à unidade.

(AgoraRN)

Câmara Municipal de Natal decide sistematizar votação dos vetos do Executivo. Pleito foi acatado pelo plenário, que indicou os vereadores Eriko Jácome (PTN), Kleber Fernandes (PDT) e a vereadora Nina Souza (PEN) para a comissão da situação

MEDIDA
Foto: Elpídio Júnior
Com 59 vetos vetos na pauta do dia, a sessão ordinária desta quinta-feira (30), na Câmara Municipal de Natal, foi dedicada ao debate sobre a definição de uma metodologia para a apreciação dos vetos do Executivo aplicados a projetos de lei aprovados pelo Legislativo. Muitos desses vetos já perderam a validade, porque foram motivados por leis que já venceram. Diante da situação, o presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), propôs a formação de duas comissões, uma composta por parlamentares da base governista e outra pelos oposicionistas, para discutir a sistematização da votação das matérias.
O pleito foi acatado pelo plenário, que indicou os vereadores Eriko Jácome (PTN), Kleber Fernandes (PDT) e a vereadora Nina Souza (PEN) para a comissão da situação, além dos vereadores Sandro Pimentel (PSOL) e Fernando Lucena (PT) e a vereadora Natália Bonavides (PT) para a comissão da oposição. Após a formatação dos grupos, ficou acertada a realização de uma reunião para a próxima segunda-feira (03) com o objetivo de apresentar as propostas de ambos os lados e tentar chegar ao consenso.
De acordo com o vereador Klaus Araújo (SD), os vetos devem receber atenção especial da Câmara. “São textos que precisam ser votados o mais rápido possível, haja vista que barram matérias importantes para a cidade. Espero que depois dessa força-tarefa que vamos organizar para analisar estes impedimentos o problema seja definitivamente resolvido”.
Por sua vez, o vereador Fernando Lucena (PT) informou que alguns vetos remontam ao ano de 2013. “Só pra termos uma ideia do que está por vir, existem impedimentos aplicados à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014. O melhor, então, é votar em bloco os vetos que perderam o sentido e depois apreciar o restante aos poucos até que todos passem pelo crivo do parlamento “, explicou.
Ao final da sessão, o presidente Raniere Barbosa disse que o objetivo é estabelecer um processo de votação célere para zerar a pauta. “Vale a pena esperar três, quatro dias para se ter segurança jurídica sobre o assunto. O prazo do bom senso (para a chegada de um acordo e para a apreciação das matérias) é a próxima semana. Para tanto, os edis que compõem as comissões estarão se reunindo para dar forma final aos trabalhos”.

(AgoraRN)

Criminosos interceptam ambulância entre Patu e Messias Targino e matam paciente por engano

POR ENGANO

Segundo informações da Polícia Militar,uma ambulância que levava um paciente de Patu, para tratamento de saúde em Natal, foi interceptada na madrugada desta quinta feira 30 de março,por criminosos entre o município de origem e a cidade de Messias Targino na região Oeste Potiguar. 

Os bandidos armados de escopeta calibre 12 e pistola 9 mm, pararam a ambulância e mataram a tiros o paciente e feriram a acompanhante e quando foram averiguar se o alvo estaria morto perceberam que tinha matado a pessoa por engano. 

De acordo com a PM, a emboscada montada pelos criminosos teria um outro alvo que seria levado naquela ambulância também para Natal, só que esta pessoa desistiu da viagem de última hora. 

O motorista da ambulância ficou assustado com a situação, mas não foi ferido no ataque. Já a acompanhante que teve as pernas quebradas de tiros,foi socorrida para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró. 

O corpo do paciente morto na emboscada foi removido para o Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP), unidade Regional de Mossoró onde será necropisado.





59° Homicídio em Mossoró 2017: Preso de justiça é morto a tiros dentro de residência no bairro Barrocas

MOSSORÓ/RN

O ex-presidiário Francisco Marcelo da Silva Conhecido como "Meu Téa", 28 anos, foi morto a tiros dentro de uma casa no bairro Barrocas zona norte de Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte.

O crime aconteceu por volta das 20h30min desta quinta feira 30 de março de 2017, na Rua Nilo Peçanha e segundo testemunhas a vítima estava na Rua Marechal Deodoro no mesmo bairro, quando foi abordada por dois homens em uma moto que chegaram e já foram atirando em sua direção.

Marcelo ainda correu até a Rua Nilo peçanha e entrou em uma casa, tentado se livrar dos inimigos e escapar da morte, mas foi perseguido, alcançado e morto no interior do imóvel. Não há pistas dos assassinos, nem da motivação do crime.

A vítima segundo a Polícia, estava cumprindo pena por furto, na Penitenciária Mário Negócio e havia deixado a prisão por força de alvará de soltura expedido pela justiça, nesta quinta feira.

Após o isolamento do local de crime feito pela Polícia Militar, o corpo do ex-presidiário foi removido para a sede da Unidade Regional do ITEP onde será necropisiado e depois liberado para sepultamento.

Este foi o segundo homicídio registrado em Mossoró nesta noite de quinta feira e o quinto nas últimas 48 horas. A cidade passa a contabilizar 59 assassinatos em 2017. A Investigação ficará a cargo da Divisão de Homicídios (DHPP)

 

Garota de 14 anos, namorado e mototaxista são assassinados no RN. Triplo homicídio aconteceu na zona rural da cidade de São Tomé. De acordo com polícia, alvo seria o namorado da adolescente.

SÃO TOMÉ/RN
Lucélia Silva, de 14 anos, estava indo para casa do namorado quando foi morta (Foto: Divulgação / PM)Lucélia Silva, de 14 anos, estava indo para casa do namorado quando foi morta (Foto: Divulgação / PM)
Três pessoas foram assassinadas a tiros, na cidade de São Tomé, distante pouco mais de 100 km de Natal. Um mototaxista conduzia um casal quando bandidos se aproximaram em outra motocicleta e abriram fogo contra eles, usando revólver e espingarda calibre 12.
A adolescente de 14 anos, identificada como Lucélia Silva Amaro Barbosa, e o namorado dela, Miguel Cassiano de Araújo Filho, de 17 anos, foram atingidos e morreram, bem como o mototaxista, identificado apenas como Damião.
A ocorrência aconteceu no sítio Bela Vista, na zona rural de São Tomé. O sargento PM Luiz Gonzaga da Silva informou que o triplo homicídio aconteceu entre o final da noite desta quarta-feira (29) e madrugada desta quinta-feira (30).
Miguel Cassiano, de 17 anos, e o mototaxista Damião foram as outras vítimas (Foto: Divulgação / PM)Miguel Cassiano, de 17 anos, e o mototaxista Damião foram as outras vítimas (Foto: Divulgação / PM)
"Não sabemos exatamente a hora em que aconteceu, o que se sabe é que o mototaxista Damião levava o casal para a casa da mãe de Miguel. O adolescente de 17 anos tinha envolvimento com tráfico de drogas e assaltos. Então, provavelmente foi acerto de contas contra ele", relatou.
(G1/RN)

Mulher de 24 anos é executada dentro de casa no Igapó. Flaviana Rodrigues estava marcada de morte por facção criminosa, disse a polícia

EM IGAPÓ

Uma mulher de 24 anos foi executada dentro de casa, na noite desta quarta-feira (29), na rua Brisa do Mar, no bairro Igapó, zona Norte de Natal. Flaviana Rodrigues Damasceno tinha recebido uma ameaça de morte de uma facção criminosa, disse a polícia.
De acordo com a delegada Jamile Alvarenga a equipe da DHPP ( Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa) foi acionada por volta das 23h e já encontrou o local isolado pela Polícia Militar. A bacharel informou que homens armados invadiram a residência e executaram a mulher com vários tiros, a maioria na cabeça.
Alvarenga ainda relatou que a vítima teria delatado um integrante de uma facção criminosa para outra rival e por esse motivo estava marcada de morte. Nos próximos dias testemunhas e familiares irão prestar depoimentos para o delegado presidente do inquérito que investigará o assassinato.

(Sérgio Costa/PortalBO)

Homem de 52 anos é executado em Felipe Camarão. Dimas das Chagas sofreu tiros na cabeça dentro de casa na rua Peixe Boi

EM FELIPE CAMARÃO

Um homem de 52 anos foi executado dentro de casa, na madrugada desta sexta-feira (31), na rua Peixe Boi, no bairro Felipe Camarão, zona Oeste de Natal. Dimas Chagas da Silva sofreu tiros na cabeça disparados por dois suspeitos já identificados.
De acordo com a Polícia Militar o crime foi registrado por volta de 1h, a vítima estava sentada quando uma dupla se aproximou da casa e efetuou os disparos. As razões para o crime ainda são desconhecidas, mas serão investigadas pela Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa.

(Sérgio Costa/PortalBO)

Modernização das leis trabalhistas está entre projetos com mais emendas na história. Ao todo, o projeto recebeu 842 emendas

CÂMARA

A Comissão Especial que analisa a proposta de modernização das leis trabalhistas foi a terceira recordista em emendas entre as propostas que já passaram por colegiados deste tipo na história da Câmara dos Deputados. Ao todo, o projeto recebeu 842 emendas, ficando atrás apenas do Plano Nacional de Educação, com 3.365; e do Código de Processo Civil, com 900 emendas.
Para o relator da proposta, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN), o número de emendas revela uma “demanda reprimida” em alterar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que já completou mais de 70 anos. “Há uma necessidade da sociedade, da economia como um todo, de modernizar essa legislação. Esse é um fato inquestionável demonstrado pelos números”, disse.
Normalmente, as comissões especiais são criadas quando mais de três comissões temáticas vão discutir um tema, ou em projetos de códigos, por exemplo. O prazo para apresentação de emendas terminou em 22 de março. Oito delas foram retiradas pelos autores.
A prevalência de acordos e convenções coletivos entre patrões e empregados sobre a legislação foi o principal tema das 842 emendas apresentadas à proposta. Essa também é a espinha dorsal do texto enviado pelo Executivo em dezembro do ano passado. Foram 155 emendas sobre o tema, 18,4% do total. Pela proposta, o acordo coletivo vai prevalecer para 13 pontos específicos, entre eles plano de cargos e salários e parcelamento de férias anuais em até três vezes.
As emendas tratam de cerca de 110 temas diferentes, desde a proibição de revista íntima dos trabalhadores pela empresa até o trabalho de adolescentes. Os assuntos que receberam mais sugestões já estão tratados na proposta do Executivo como a duração da jornada de trabalho, o trabalho temporário e o representante dos trabalhadores nas empresas.

A homologação da rescisão do contrato de trabalho, que teve 29 emendas apresentadas, é relacionada a uma das principais fontes de disputas judiciais atualmente no País. Cerca de 58% dos 10 milhões de processos na Justiça do Trabalho tratam de rescisão do contrato, de acordo com o estudo Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2016.
(PortalnoAR)

Vereadores autorizam Carlos Eduardo a sacar previdência. De acordo com o Executivo, o valor tomado de empréstimo servirá, exclusivamente, para quitar salários de aposentados e pensionistas.

NATALPREV

Com 21 votos a favor e quatro contra, o plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou nesta quarta-feira (29), em primeira discussão, o Projeto de Lei Complementar encaminhado pelo prefeito Carlos Eduardo Alves que solicita a retirada de R$ 204 milhões do fundo previdenciário dos servidores do Município (NatalPrev) para o pagamento da folha dos inativos. De acordo com o Executivo, o valor tomado de empréstimo servirá, exclusivamente, para quitar salários de aposentados e pensionistas.
A oposição tentou, mas não conseguiu impedir o trâmite previsto para o dia. Com exceção das vereadoras Eleika Bezerra (PSL) e Natália Bonavides (PT) e dos vereadores Fernando Lucena (PT) e Sandro Pimentel (PSOL), os demais edis votaram favorável à matéria. A partir de então, ao texto devem ser acrescidas as emendas sugeridas pelos parlamentares, e a redação final apreciada em segunda discussão na próxima terça-feira (04).
Segundo informações da Prefeitura, o fundo previdenciário do NatalPrev conta, atualmente, com cerca de R$ 325 milhões. A proposta é utilizar o repasse de R$ 204 milhões, que serão sacados mensalmente até fevereiro de 2018. O governo garante a devolução do dinheiro ao fundo em 180 meses, após uma carência de dois anos, com vencimento no dia da disponibilização pelo governo federal do Fundo de Participação do Município (FPM).
As explicações, porém, não convenceram os vereadores oposicionistas, como Fernando Lucena e Natália Bonavides. Lucena, inclusive, disse que vai entrar com uma ação na Justiça para tentar impedir que a matéria prospere. “Somos apenas quatro combatentes e não temos como impedir que o projeto passe. Então, a saída é judicializar a questão e barrar nos tribunais este festival de ilegalidades”, avisou o petista.
“Vamos mesmo liberar um empréstimo para quem não honrou seus compromissos financeiros? E até agora, pasmem, não recebi qualquer satisfação das denúncias que fiz sobre um rombo de 80 milhões de reais no NatalPrev”, questionou Natália Bonavides. “A proposta do Executivo é ilegal já que no art. 6º, V, Lei Federal 9717/98 há vedação à utilização de recursos do fundo de bens, direitos e ativos para empréstimos de qualquer natureza, inclusive à União, aos Estados e aos Municípios”, completou.
Em resposta, a vice-líder da bancada governista, vereadora Nina Souza (PEN), disse que na esteira da crise financeira que atinge o governo federal e os Estados, as maiores cidades do país amargam queda expressiva na arrecadação de impostos. “Por isso a dificuldade de fechar a folha de pagamento. E a prioridade da Prefeitura é pagar em dia os aposentados. O projeto que votamos garante que todos recebam seus salários ainda dentro do mês, sem prejuízo algum para o fundo previdenciário municipal”.
Por fim, o presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), avaliou como positivo o desempenho do plenário durante a votação da matéria. “O debate foi de alto nível, baseado em informações técnicas de ambos os lados. Como deve ser, haja vista que o parlamento é um espaço democrático para o confronto de ideias. Aproveito para informar que nesta quinta-feira (30) os vetos do Executivo aplicados a projetos de lei aprovados no Legislativo começam a ser discutidos”, concluiu.
(PortalnoAR)

Luiz Almir brinca com atentado no MPRN e vai responder no Conselho de Ética. Vereador vai responder por incitar crime

SEM GRAÇA

O vereador Sandro Pimentel (PSOL) protocolou pedido de abertura de processo na Comissão de Ética da Câmara Municipal de Natal contra o vereador Luiz Almir (PR). O pedido por quebra de decoro embasa-se em  uma fala feita por Almir em seu programa de rádio, onde o vereador faz apologia à violência e prega discurso de ódio contra vereadores da oposição.
Durante o programa, Luiz Almir debochou do trabalho da oposição na Câmara e disse a seguinte frase: “Daqui a pouco você tem que colocar um revolver e fazer igual ao Ministério Público, só que no Ministério Público o cara errou, e se você pegar um cara que atira bem? Danar bala em uns caras sem vergonha como aqueles”.
O vereador fazia referência ao atentado sofrido pelos promotores do Ministério Público do Rio Grande do Norte, no ultimo dia 24/03.O Regimento Interno da Câmara, em seu artigo 101, diz que “atenta contra o decoro parlamentar o vereador que […] usar, de forma grave, em discussões ou proposições, de expressões que configurem crime contra a honra ou incitamento à prática de crimes.”
Em plenário, durante sessão desta quarta,29, o vereador Sandro Pimentel respondeu ao radialista.” Além do pedido na Comissão de ética, iremos fazer um boletim de ocorrência, não vou aceitar que um colega incite a violência e ameace outros vereadores. Isso não é coisa de parlamentar, isso não é coisa de quem se diz representante do povo”, afirmou o vereador do PSOL.
(PortalnoAR)

Mulher comete suicídio, após vídeo íntimo por vingança vazar na web. e comove o país

SACANAGEM NA ITÁLIA

Italianos reagem com ‘choque e vergonha’ ao desfecho trágico do caso Tiziana Cantone. A jovem travou batalha judicial para retirar o conteúdo da internet. Enterro foi transmitido ao vivo pela TV e a mulher que queria ser esquecida agora é lembrada por um país

A família da italiana Tiziana Cantone, 31 anos, pede justiça após um vídeo íntimo dela ter sido vazado e divulgado em mais de 100 mil páginas da internet.
Tiziana se suicidou em Nápoles, na Itália. Ela foi encontrada morta na casa da mãe, no último 14 de setembro.
Resultado de imagem para Mulher comete suicídio, após vídeo íntimo por vingança vazar na web e comove italia
Há alguns meses, a italiana tinha compartilhado com amigos um vídeo íntimo no qual faz sexo com um ex-namorado, confiando que não seria compartilhado nas redes sociais. Um dos membros deste grupo acabou reproduzindo a gravação e o vídeo foi replicado em outras redes sociais e sites de pornografia.

Consequências

Após a repercussão, Tiziana parou de trabalhar e se mudou de cidade. Ela também entrou na Justiça para as redes sociais removerem os vídeos. Apesar das plataformas deletarem o vídeo, Tiziana continuou sendo alvo de ofensas e ameaças.
Quatro pessoas vão ser investigadas por difamação por conta de seu envolvimento no caso Tiziana. Eles são os amigos aos quais ela repassou o vídeo. A Promotoria napolitana também estuda abrir um processo pelo delito de invasão de privacidade.
A família da vítima pediu justiça, para que “sua morte não tenha sido em vão”.
Suicídios são um problema de saúde pública e precisam ser prevenidos. A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Comoção

Até o primeiro-ministro, Matteo Renzi, entrou no debate. “É uma batalha cultural, social e política”, disse Renzi. “A violência contra a mulher é um fenômeno que podemos erradicar.”
O funeral aconteceu na quinta-feira (15) em Casalnuovo. O enterro de Tiziana foi transmitido ao vivo pela TV, e a mulher que queria ser esquecida agora é lembrada por um país
(JornaldoPaís)

EXCLUSIVO: Mulher de Cunha pode ser presa a qualquer momento

LAVA JATO

Sem os privilégios de outrora, como gastos de luxo no exterior, contas na Suíça e o foro privilegiado, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), cassado pela esmagadora maioria de seus pares, concentra agora suas preocupações em Curitiba. Os principais inquéritos contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF) devem se juntar às investigações sobre sua mulher, Cláudia Cruz, e sua filha mais velha, Danielle Dytz da Cunha Doctorovich, que já correm sob a tutela do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Informações obtidas com exclusividade por ISTOÉ sobre as investigações contra a família Cunha mostram que ele tem motivos de sobra para perder o sono. Conforme apurou ISTOÉ, os procuradores já estudam tomar novas medidas contra Cláudia Cruz. Em 26 de agosto, dias depois que a defesa de Cláudia solicitou acesso à investigação criminal contra ela, a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba deu um despacho afirmando que estão em andamento diligências investigativas sigilosas “que podem resultar na postulação de medidas cautelares”. O ofício apavorou Cunha. A preocupação se justifica. Cláudia, até então, havia sido alvo de diversas medidas cautelares, como busca e apreensão, quebras de sigilo e até bloqueio de bens. Em tese, restam poucas opções de medidas cautelares. Dentre elas a mais grave de todas, a prisão. Daí o desespero do ex-presidente da Câmara. Outro temor diz respeito à filha Danielle. Não por acaso, nos últimos dias, sua defesa protocolou um pedido à força-tarefa da Lava Jato para que Cunha, em depoimento, possa “prestar esclarecimentos acerca do modo como a vida financeira da filha foi por ele administrada nos últimos anos”. Com isso, os advogados buscam o arquivamento da investigação contra ela, sob argumento de que tudo seria de responsabilidade do pai, apesar de ela ter um cartão de crédito vinculado a uma das contas na Suíça.

A MORTE POLÍTICA
O peemedebista tem enfrentado uma quadra amarga. Na Câmara, prevaleceu a máxima de que na política só se é solidário na vitória. Em menos de dois anos, Eduardo Cunha despencou do cargo de maior prestígio da Casa, para o qual fora eleito com irrefutável maioria, para ser cassado na segunda-feira 12 com o voto de 450 deputados contra dez derradeiros aliados. Ao longo da noite que culminou com a derrota do peemedebista, seu fiel escudeiro Carlos Marun (PMDB-MS) repetia incansavelmente aos colegas: “Esta cassação significará a morte política do Eduardo.” Nem o tom sentenciador de Marun, nem as lágrimas de Cunha conseguiram reverter votos suficientes.
Apenas dez votaram contra a cassação: além do próprio Marun, André Abdon (PP-AL), Carlos Andrade (PHS-RR), Dâmina Pereira (PSL-MG), João Carlos Bacelar (PR-BA), Jozi Araújo (PTN-AP), Júlia Marinho (PSC-PA), Marco Feliciano (PSC-SP), Paulinho da Força (SDD-SP) e Wellington Roberto (PR-PB). Outros nove se abstiveram e 42 faltaram à sessão, dentre eles o relator do impeachment, Jovair Arantes (PTB-GO), o líder do governo na Casa, André Moura (PSC-SE), Hugo Motta (PMDB-PB), ex-presidente da CPI da Petrobras, e Fernando Francischini (SDD-PR), delegado da PF e integrante de destaque da tropa de choque do peemedebista. Como justificativa, ele afirmou que seu filho estava com problemas de saúde.
1
Livre do deputado, a Casa respirava uma mistura de alívio com ressaca no dia seguinte. A sequência de pautas-bomba e a agenda conservadora liderada por Cunha para angariar apoio entre a bancada evangélica e a bancada da bala, que incluiu, por exemplo, o Estatuto da Família e a redução da maioridade penal, deve agora ficar em segundo plano. Na avaliação de deputados da base e oposicionistas, essa agenda dará lugar às reformas trabalhista e previdenciária, bem como projetos voltados para o ajuste fiscal, como a PEC que limita os gastos públicos e o projeto de lei que acaba com a obrigatoriedade da Petrobras participar da partilha do pré-sal.
CLÁUDIA CRUZ JÁ TEVE AS CONTAS BLOQUEADAS E O
PASSAPORTE APREENDIDO, O QUE A IMPEDE DE DEIXAR O PAÍS
No Palácio do Planalto, a preocupação do presidente Michel Temer agora é sobre como manter o controle do círculo de influência de Cunha na Câmara, notadamente o chamado Centrão, uma vez que o afastamento do deputado é definitivo e que as tensões com o PSDB e o DEM têm se acirrado. Nos últimos dias, congressistas fizeram chegar ao presidente o recado de que esperam uma liberação rápida de emendas, além da nomeação de mais cargos em troca de apoio, antes mesmo das eleições. Além disso, a própria base já sinalizou que dificilmente será aprovado o prazo de 20 anos para congelamento dos gastos previsto na PEC 241 e negocia uma emenda que reduziria o tempo para 7 anos. O desafio será encontrar o equilíbrio entre as demandas urgentes do empresariado e da sociedade e as reivindicações paroquiais dos deputados.

(JornaldoPaís)

Paulistão: Líder da primeira fase não é campeão desde 2010. Na maioria das vezes, vencedores da etapa inicial foram eliminados na fase semifinal

CAMPEONATO PAULISTA
Jogadores do Audax comemoram classificação

Ser o primeiro colocado da fase de grupos não é garantia de sucesso no mata-mata do Campeonato Paulista. Desde 2010, o campeão não é o clube com a melhor campanha na etapa de classificação. Curiosamente, aquela foi a última vez em que apenas quatro equipes se classificaram para a fase de mata-mata.
Nos anos seguintes, com oito equipes classificadas para a etapa eliminatória, apenas o Santos, em 2014, chegou à final depois de ter sido o melhor da fase de classificação, mas ficou com o vice-campeonato, perdendo a taça para o Ituano, nos pênaltis.
Palmeiras, líder da primeira fase neste ano, não se deu bem nas últimas duas vezes em que avançou com a maior pontuação. Em 1997, tinha a vantagem de empatar em pontos com os três rivais, mas acabou ficando em quarto lugar no quadrangular final, perdendo as partidas para CorinthiansSantos São Paulo. Já em 2009, também defendendo o título (como em 1997), o clube passou para a semifinal em primeiro lugar, mas acabou perdendo as duas partidas para o Santos do jovem Neymar, que iniciava sua carreira.
DESEMPENHO DOS PRIMEIROS COLOCADOS DA PRIMEIRA FASE E DOS CAMPEÕES DESDE 2010
2010
1° colocado na primeira fase: Santos (47 pontos em 19 jogos) – Foi campeão
2011
1° colocado na primeira fase: São Paulo (41 pontos em 19 jogos) – Caiu na semifinal
Campeão: Santos – 4° colocado na primeira fase (38 pontos em 19 jogos)
2012
1° colocado na primeira fase: Corinthians (46 pontos em 19 jogos) – Caiu nas quartas de final
Campeão: Santos – 3° colocado na primeira fase (39 pontos em 19 jogos)
2013
1° colocado na primeira fase: São Paulo (41 pontos em 19 jogos) – Caiu na semifinal
Campeão: Corinthians – 5° colocado na primeira fase (35 pontos em 19 jogos)
2014
1° colocado na primeira fase: Santos (36 pontos em 15 jogos) – Foi vice-campeão
Campeão: Ituano – 4° colocado na primeira fase (28 pontos em 15 jogos)
2015
1° colocado na primeira fase: Corinthians (37 pontos em 15 jogos) – Caiu na semifinal
Campeão: Santos – 2° colocado na primeira fase (34 pontos em 15 jogos)
2016
1° colocado na primeira fase: Corinthians (35 pontos em 15 jogos) – Caiu na semifinal
Campeão: Santos – 2° colocado na primeira fase (32 pontos em 15 jogos)
Anos em que o Palmeiras terminou a primeira fase em 1° lugar desde 1990
2009 – 44 pontos em 19 jogos – Caiu na semifinal para o Santos
1997 – 48 pontos em 23 jogos – Ficou em 4° lugar no quadrangular final
1996 – 83 pontos em 30 jogos – Conquistou os dois turnos e foi campeão sem necessidade de final
1993 – 44 pontos em 30 jogos – Foi também o melhor da segunda fase e campeão diante do Corinthians
(Veja.com.br)

Ex-presidente da Coreia do Sul é presa sob acusação de suborno. Park Geun-hye foi encaminhada para uma prisão fora de Seul, capital sul-coreana, onde pode permanecer por no máximo 20 dias ou até o julgamento

COREIA DO SUL
Park Geun-hye, ex-presidente da Coréia do Sul, indo para a audiência que decidirá se ela será presa por corrupção e abuso de poder - 30/03/2017

A primeira mulher eleita presidente da Coreia do SulPark Geun-hye, foi presa nesta quinta-feira (segundo o horário de Brasília), sexta-feira na Coreia do Sul, por acusações que incluem suborno, extorsão e abuso de poder.
De acordo com informações do The New York Times, o juiz do caso Kang Bu-young, do Tribunal Distrital Central de Seul emitiu um mandado de prisão pouco depois das três da manhã, sob a justificativa de que a ex-presidente poderia “destruir provas”.
A deliberação foi emitida após uma audiência de quase nove horas. Ao entrar na corte, a ex-presidente se recusou a responder as perguntas feitas pelos jornalistas que estavam no local. Após a sessão, Park foi encaminhada para o escritório do promotor onde permaneceu até a decisão do juiz.
Após a emissão do mandado a ex-presidente foi encaminhada para uma prisão fora de Seul, capital sul-coreana, onde pode permanecer por no máximo 20 dias ou até o julgamento.
Investigação
A ex-presidente foi acusada de conspirar com uma amiga para extorquir dezenas de milhões de dólares de grandes empresas, inclusive mais de 38 milhões de dólares (cerca de 120 milhões de reais) foram fornecidos à Samsung como suborno. O alto executivo da empresa, Lee Jae-yong, também já foi preso.
As acusações contra Park Geun-hye levaram milhões de norte-coreanos às ruas para protestar contra a ex- presidente, até que a Suprema Corte decidiu tirá-la do cargo formalmente no dia 10 de março de 2017. Os poderes de Park já haviam sido suspensos em dezembro, quando o Parlamento votou pelo impeachment no dia 09 de dezembro de 2016.
(Com Estadão Conteúdo)

Candidatura de Luciano Huck já nasceria com alta rejeição. Levantamento inédito do Instituto Paraná Pesquisas mostra que apresentador é rejeitado, sobretudo, por quem tem ensino superior

ELEIÇÕES 2018
luciano-huck1

Luciano Huck pode até pensar em política, como revelou em entrevista à “Folha de São Paulo”, mas sua candidatura já nasceria com alto grau de rejeição.
Levantamento inédito feito pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que 46% dos entrevistados não votariam em Huck para presidente.
Apenas 14% dos ouvidos afirmaram votar com certeza no apresentador, enquanto 36% disseram que poderiam optar por Huck.
A rejeição a Huck é especialmente alta entre os que têm ensino superior, chegando a 52% dos ouvidos.
(Ernesto Neves/Veja.com.br)

O que faz um juiz ruim? Massacra democracia por ordem de Maduro. Tecnicamente, ainda havia resquícios democráticos na Venezuela. Ex-réu por homicídio e presidente do Supremo acabou com as últimas ilusões

O TIRANO DA VENEZUELA

Como criar um regime que se eternize no poder, sem tirar a maquiagem da ilusão democrática?  Hugo Chávez criou o sistema a prova de alternância no poder herdado  por Nicolás Maduro, agora obrigado a tirar a máscara e dar um autogolpe.
O instrumento usado foi a vara constitucional do Tribunal Supremo de Justiça , uma das mais importantes instituições inteiramente aparelhadas pelo chavismo de forma a funcionar como um braço do regime, não um órgão independente de equilíbrio entre os poderes.
Mesmo no ambiente surreal da Venezuela chavista, onde o povo passa fome em cima das maiores reservas de petróleo do mundo, o presidente do Supremo Maikel Moreno, há pouco mais de um mês no cargo, tem um currículo espantoso.
Moreno era um agente de baixo escalão do serviço secreto venezuelano, antes do advento chavista, quando foi acusado pelo primeiro homicídio, em 1987. Tornou-se réu, por crime da mesma natureza, dois anos depois. Em 1990 já estava fora da cadeia, beneficiado por um artifício legal, e da policia secreta.
GANGUE DOS ANÕES
Formado em direito, teve uma ascensão rápida. Tornou-se membro da “gangue dos anões” – o nome diz tudo, mas vai a explicação: advogados e magistrados que traficavam sentenças – e expulso da profissão.
Nicolás Maduro, de quem já era próximo e na época ocupava o Ministério das Relações Exteriores, compensou-o com nada menos que a embaixada em Roma. Casou-se pela terceira vez, com Debora Menicucci, a miss Venezuela 2014.
Por causa do segundo casamento, com uma cubana-americana, é acusado de fraude migratória nos Estados Unidos, mas isso conta pontos a favor no chavismo, claro. Outros membros do Supremo incluem chavistas militantes e até parentes como o irmão do ex-marido da primeira-dama – ou “primeira combatente” – Cília Flores.
Moreno substituiu Gladys Gutiérrez, outra chavista juramentada. O Supremo venezuelano tem 32 integrantes, divididos em seis ramos, ou salas. A mais importante é a Sala Constitucional, inteiramente dedicada a impugnar a oposição, principalmente depois que conseguiu a maioria ,no Congresso, e dar poderes abusivos ao executivo.
A justificativa legal para a prisão de Leopoldo López, o líder oposicionista que pode se tornar o próximo presidente da Venezuela ou amargar condições piores ainda como preso politico, foi dada pela juíza Mónica Gioconda Misticchio Tortorella.
QUADRIGÊMEOS
Agora, o Supremo aparelhado deu o golpe final, “assumindo” ilegalmente os poderes do Congresso.
Em momentos de grande aflição e perseguição, os seres humanos podem sucumbir ao lado mais sombrio ou tomar atitudes de enorme coragem. Isso aconteceu, por exemplo, com as mulheres dos políticos presos pelo chavismo, como Lilian Tintori, a brava defensora do marido Leopoldo López.
E está acontecendo de novo com políticos como Julio Borges, o presidente da Assembléia Nacional que rasgou a decisão criminosa do Supremo, chamou-a de lixo e pediu ajuda ao mundo para que o golpe ficasse claro. Borges é um calmo e equilibrado professor de direito formado em Oxford que ficou conhecido por um programa chamado Justiça para Todos e pelos quadrigêmeos. de proveta
Quando um advogado de classe média e pai de quatro filhos desafia o poder massacrante de um regime concebido para ser eterno, tudo é possível.

(Vilma Gryzinski/Veja.com.br)

Lava Jato, Cunha e Venezuela nas manchetes de 31/03/17. Ação inédita do MPF responsabiliza PP e dez políticos ligados ao partido por danos aos cofres públicos em corrupção na Petrobras

LAVA JATO

A primeira ação cível da força-tarefa da Lava Jato contra um partido por improbidade administrativa é destaque nos jornais nesta sexta-feira. A procuradoria do Paraná solicita à Justiça que os alvos, o PP e dez políticos acusados de desvio de recursos da Petrobras, paguem R$ 2,3 bilhões aos cofres públicos. O Globo publica reportagem sobre a condenação de Eduardo Cunha por lavagem de dinheiro, corrupção e evasão de divisas, enquanto a Folha de S.Paulo traz matéria sobre a decisão do tribunal venezuelano de assumir as funções da Assembleia Nacional.
O Estado de S.Paulo
Lava Jato abre ofensiva contra partidos e cobra R$ 2,3 bi do PP
O Ministério Público Federal solicitou que o PP, como pessoa jurídica, e dez políticos ligados à legenda – entre eles seis deputados federais – paguem R$ 2,3 bilhões em ressarcimento e multa por danos aos cofres públicos. Ações contra o PT e o PMDB ainda serão apresentadas pelos procuradores. A exemplo do PP, os dois partidos também controlavam as diretorias estratégicas da Petrobras.
Ministro diz que aumento de impostos não está descartado
O aumento de impostos em 2017 pode não ficar restrito ao IOF para cooperativas de crédito, admitiu o ministro Dyogo Oliveira (Planejamento). Embora reforce que a intenção “é evitar a todo custo” a medida, ele considera que, caso a previsão de receitas não se concretize a ponto de garantir a meta de déficit de R$ 139 bilhões, a elevação de tributos pode ser necessária.
O GloboMoro condena Cunha, e PP pode ter de devolver R$ 2,3 biPreso há cinco meses, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha recebeu sua primeira condenação na Lava- Jato: 15 anos e 4 meses de prisão por lavagem de dinheiro, corrupção e evasão de divisas. Ele responde ainda a pelo menos duas ações criminais e outros quatro inquéritos. Cunha fica proibido de ocupar cargo público pelo dobro do tempo da sentença de prisão; juiz critica proposta de Renan sobre abuso de autoridade.

Folha de S.Paulo
Supremo assume Legislativo e agrava crise na Venezuela
O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela, controlado por aliados do presidente Nicolás Maduro, assumiu as funções da Assembleia Nacional. A decisão, que foi classificada pela oposição de “golpe de Estado”, agravou a crise política no país. Por um prazo indeterminado, o tribunal pode escrever as leis venezuelanas, ou ainda indicar um órgão que passe a legislar no lugar da Assembleia. Brasil, EUA e outros países criticaram o movimento do tribunal.
Governo acena de novo com garantias aos terceirizadosConvencido a sancionar sem vetos projeto aprovado pelos deputados que amplia a terceirização no país, o presidente Michel Temer tentará, com a edição de medida provisória, amenizar as críticas recebidas. A MP deve assegurar aos terceirizados os benefícios dados aos funcionários contratados diretamente pelas empresas, como alimentação e transporte.
Valor Econômico
MP autoriza intervenção na Oi por até três anos
Minuta de medida provisória que deve ser publicada nos próximos dias prevê a possibilidade de intervenção do governo na operadora por um ano, prorrogável uma só vez por até dois anos.
(Veja.com.br)

Protestos bloqueiam vias de SP nas primeiras horas da manhã. Grupos protestavam contra as reformas do governo Temer; por volta das 8h desta sexta-feira, os manifestantes já haviam liberado as vias

PROTESTOS VÃO CONTINUAR
Paralisações afetam o transporte público no país
Manifestantes de entidades sindicais fizeram bloqueios nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira em ruas e rodovias de São Paulo e Região Metropolitana. Os grupos protestavam contra as reformas da Previdência, de leis trabalhistas e a terceirização, entre outras medidas anunciadas pelo governo de Michel Temer.
Um dos bloqueios foi feito por pessoas ligadas ao MTST (Movimentos dos Trabalhadores Sem Teto) na avenida Jacu Pêssego na saída de São Paulo para a cidade de Mauá, de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo. Eles bloquearam os dois sentidos da via com barricadas com fogo. Por volta das 8h, a via já tinha sido liberada pelos manifestantes.
Outro protesto bloqueou parcialmente a estrada do M’ Boi Mirim, no sentido bairro, na região do Parque Guarapiranga. Os bombeiros já apagaram o fogo das barricadas feitas pelos manifestantes e a via já está liberada. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que, por volta das 8h20 desta sexta, todas as vias de São Paulo estavam liberadas.
Outra manifestação aconteceu na pista sentido São Paulo da rodovia Régis Bittencourt, no km 272, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Por volta das 7h, era registrado 4 km de lentidão no trecho – perto das 8h, no entanto, os manifestantes já haviam liberado a via.
(Veja.com.br)