domingo, 2 de maio de 2021

América aposta em Wallace para faturar 1º turno frente ao Globo; veja histórico do duelo

DECISÃO DO 1° TURNO

Créditos: CANINDÉ PEREIRA

 Organização tática impecável na marcação e um artilheiro inspirado no ataque. Essas são as armas do América para tentar conquistar, neste domingo (2), na Arena das Dunas, o título da Copa Cidade do Natal, 1° turno do Campeonato Potiguar. O Alvirrubro precisa apenas do empate contra o Globo. A decisão começa às 16h e terá transmissão ao vivo da Rádio Jovem Pan News Natal já a partir das 15h.

O técnico Evaristo Piza e até mesmo os jogadores, como por exemplo Romarinho, fazem questão de citar a obediência tática do Alvirrubro. Jogando assim, com uma equipe compacta na defesa, o América fez um bom jogo contra o Cruzeiro, apesar da eliminação na Copa do Brasil, venceu o clássico contra o ABC e “atropelou” o Potiguar/M para assegurar a vantagem nesta final.

Um dos acertos que tem feito o meio de campo funcionar bem, no esquema de marcação, é o entrosamento da dupla de volantes Juninho e Felipe Guedes. A união da experiência do camisa 8 (Guedes) com a vitalidade do jovem talento, faz com que a equipe se organize é que a proteção à zaga seja muito bem feita.

Já no ataque, uma estrela brilha solitária, mas sua luz tem capacidade para suprir todo o setor. Wallace Pernambucano, é o artilheiro, até o momento, com sete gols na temporada, três deles só no jogo passado.

O camisa 9, que no início da temporada, recebeu propostas para deixar o clube decidiu ficar e cumprir a missão no Estadual e depois na Série D do Campeonato Brasileiro.

O técnico americano preferiu não antecipar a escalação para o jogo. Ele volta a ter a opção de Giovani, no meio de campo, no entanto, a equipe teve vitórias com o time que jogou contra o ABC e Potiguar e uma boa participação no jogo contra o Cruzeiro. “É uma opção o Giovani, mas vamos avaliar com cuidado, estudar bem e pensar se é opção ou não para iniciar”, explicou.

Para Piza, a equipe está tendo equilíbrio e consistência. “Estamos tendo equilíbrio entre os setores, marcando forte e sofrendo pouco nos jogos. Além disso, estamos criando casca de na hora do jogo sem bola marcar muito e com a bola ter eficiência. Isso é importante”, comenta.

Sobre o adversário, Piza acredita que o américa vá encontrar dificuldades devido a organização do time de Ceará-Mirim. “O jogo lá foi muito equilibrado, apesar de no primeiro tempo termos tidos as maiores ações com chance até de sair com o placar favorável. No segundo tempo foi um jogo aguerrido até as expulsões, quando ficamos com dois a menos e tivemos que mudar. Mas a gente sabe da força, das peças individuais. Negueba é um jogador que precisa ser marcado e os lados do campo saem bem. Precisamos respeitá-los e saber que o empate precisa ser usado assim como o nosso campo para se impor e buscar o resultado. Vai ser um grande jogo, uma grande final”, conclui Piza.

Globo
No Globo a esperança está nos pés do atacante Negueba e na construção coletiva do time que, apesar de bastante modificado ao longo do turno, surpreendeu pela força. O técnico interino Vandeilton Galdino segue comandando o time. “Sabemos que vai ser um jogo muito difícil. Mas é muito claro que estamos numa crescente muito boa no campeonato e que podemos vencer. O América é um grande rival, mas tudo é possível. Vamos jogar tudo”, explicou.

História do duelo

Em 2016, América e Globo decidiram o 1º Turno do Campeonato Estadual. No tempo normal de jogo empate em 0 a 0. Na prorrogação, o resultado se repetiu e o Alvirrubro ficou com o título.

Neste certame, as equipes se enfrentaram e o jogo terminou em confusão. O empate em 0 a 0 aconteceu no dia 14 de março, no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim. No jogo, que teve arbitragem de Tarcisio Flores da Silva foram distribuídos oito cartões amarelos e quatro vermelhos, sendo três deles para jogadores americanos. Foram expulsos de campo, pelo América, Serginho (dois amarelos), Everton Silva (vermelho direto) e Flávio Boaventura (dois amarelos).

No Globo, Hitalo foi o excluído de campo (vermelho direto). As expulsões provocaram reclamações acaloradas dos dirigentes do Alvirrubro. No retrospecto geral dos campeonatos locais, os dois clubes já se enfrentaram 17 vezes entre os anos de 2014 a 2020. Confira os resultados de acordo com o pesquisador Marcos Trindade:

Resultados de 2020:
15 de janeiro – Globo 0x2 América – gols de Wallace Pernambucano e Dione. Jogo realizado no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim.
10 de agosto – América 2x0 Globo – gols de Augusto e Edimar. Jogo realizado na Arena das Dunas, em Natal.

Resumo de 2014 a 2020:
Jogos – 19
Vitórias do Globo – 06
Vitórias do América – 08
Empates – 05
Gols do Globo – 17
Gols do América – 20
Saldo pro América – 03 (positivo)


(Por:Tribuna do Norte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário