sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Prefeitura leva informação e assistência às mulheres da periferia de Natal. Parceria entre Semul e SPM-RN visa atendimento especializado à mulher, possibilitando acesso a assistência jurídica, social e psicológica

VIOLÊNCIA DOMESTICA
violencia

Com o objetivo de prestar atendimento jurídico, social e psicológico às comunidades carente e às periferias do município do Natal, o projeto Ônibus Itinerante é a mais nova ação de combate aos casos de violência contra a mulher. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Semul) e a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM-RN).

Dentro do ônibus é oferecido atendimento especializado nas necessidades da mulher, como apoio social e psicológico oferecido pelo Centro de Referência Elizabeth Nasser da Semul, além da assessoria jurídica realizada pela Defensoria Pública do RN. A proposta é fornecer suporte às potenciais vítimas de violência doméstica presentes nas estatísticas do Estado, ou seja, as mulheres da periferia da capital.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio Grande do Norte é o quinto estado brasileiro com maior índice de casos de violência doméstica contra a mulher. Cerca de 500 inquéritos policiais já foram abertos somente neste ano, de acordo com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

O projeto, idealizado pela SPM da Presidência da República, teve início no dia 15 de agosto, e até agora já ofereceu atendimento nos bairros de Mãe Luíza e Vila de Ponta Negra. A SPM-RN é a principal mobilizadora do projeto, visitando os bairros periféricos do município, conversando com associações de moradores e agendando as visitas de acordo com as demandas da comunidade.

A próxima visita do Ônibus Itinerante está marcada para sábado, novamente no bairro de Mãe Luíza, das 9h às 12h. O atendimento jurídico, social e psicológico é gratuito.

 por:

Nenhum comentário:

Postar um comentário