segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Dilma não tem nada que se meter na disputa pelo HUB da TAM

QUER LEVAR O HUB PRA RECIFE
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Dilma pode acertar a cessão de um terreno da Base Aérea de Recife à Infraero, como forma de fortalecer Pernambuco na disputa pelo hub da TAM. 
 
Por mais que se escute a cantilena que a escolha do hub (central de voos) da TAM seja técnica não dá para ignorar o componente político do processo. Política e economia são faces da mesma moeda no mundo do poder e dos negócios.

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) tem um genro de pouco mais de 20 anos [Ricardo Fenelon Júnior] sentado na cadeira de diretor da Agência Nacional de Aviação Civil. O Ceará está de olho no hub da TAM.

Outro senador, o Humberto Costa (PT-PE), é da cozinha do Palácio do Planalto. Amigo de Lula e escudeiro de Dilma, o petista trabalha com unhas e dentes para melhorar as condições técnicas do aeroporto dos Guararapes, de Recife. Pernambuco também disputa a preferência da TAM.

Portanto, não me surpreende a reação do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) sobre eventual interferência da presidente Dilma Rousseff (PT) no processo de escolha da companhia aérea.

A notícia é que Dilma vai acertar a cessão de um terreno da Base Aérea de Recife à Infraero, como forma de fortalecer a candidatura de Pernambuco na disputa pela central de voos da TAM. Se isso estiver ocorrendo, como bem informou Humberto Costa por meio da assessoria, Dilma extrapola sua competência como chefe do Executivo nacional.

Não cabe a ela interferir numa decisão empresarial para favorecer este ou aquele estado. Não se trata de uma decisão de governo. Ou seja, Dilma não tem nada que se meter na disputa pelo hub da TAM. Ainda bem que ela não está com essa bola toda. Em tudo que a presidente se mete dá errado.

garibaldi_infra_770
Ao favorecer Pernambuco por meio do senador Humberto Costa, Dilma prejudica o Ceará e o Rio Grande do Norte pelo simples critério do compadrio político.

O senador potiguar Garibaldi Filho, presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, está correto ao pedir explicações à presidente Dilma e às autoridades envolvidas do setor da aviação civil. Afinal, o hub da TAM gerou uma grande expectativa nos setores produtivos da sociedade norte-rio-grandense.


Em tempo: Recife também está de olho no hub da Azul que comprou a TAP portuguesa.

fonte: NoMinuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário