quarta-feira, 2 de setembro de 2015

“Natal sem Câncer Infanto-juvenil” incentiva diagnóstico precoce da doença‏. Está prevista também a distribuição de 300 mil panfletos, 10 mil cartazes, 10 mil adesivos de carro e 1.000 adesivos de vitrine

CAMPANHA

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A campanha Natal sem Câncer Infanto-juvenil foi lançada oficialmente na manhã desta terça-feira (01) pelo prefeito Carlos Eduardo em solenidade realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. Essa é uma iniciativa da Prefeitura do Natal em parceria com a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), o Hospital Infantil Varela Santiago e a Liga Norte Rio-grandense e faz parte do calendário de eventos do “Setembro Dourado”, período do ano no qual são realizadas várias ações para conscientizar a população a respeito da importância do diagnóstico precoce da doença.

A campanha visa despertar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, que atualmente é a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no Brasil. A gestão encampou a idéia e vários órgãos da administração direta e indireta do município irão promover iniciativas relacionadas ao tema. Durante todo o mês de setembro serão realizadas diversas atividades em unidades de saúde e escolas do município, alertando sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, com distribuição de material educativo.

Estão previstas ações desenvolvidas pelas secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (SME), Meio-Ambiente e Urbanismo (Semurb), Serviços Urbanos (Semsur), Comunicação (Secom) e Cultura (Secult). Além disso, monumentos como a Ponte Newton Navarro, Palácio Felipe Camarão, Viaduto da Prudente de Morais e Pórtico dos Reis Magos serão iluminados com a cor amarela e seis grandes laços dourados serão distribuídos nos corredores da cidade. Está prevista também a distribuição de 300 mil panfletos, 10 mil cartazes, 10 mil adesivos de carro e 1.000 adesivos de vitrine.

Essa programação será distribuída ao longo do mês e o encerramento da campanha ocorrerá no o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, com aulas de Zumba, apresentação do Balé Municipal, peça teatral, contação de histórias, show de mágico, além de oficinas de Origami e de Pintura no Rosto, Casa do Brinquedo, entre outras atrações.

Carlos Eduardo disse que a sua gestão tem orgulho de participar dessa campanha com um objetivo tão nobre que é reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer. Para ele, o poder público municipal não poderia mais se omitir e renegar a iniciativa já que a doença estava vitimando as futuras gerações de cidadãos natalenses. O prefeito definiu o “Setembro Dourado” como um importante mecanismo para alertar, conscientizar e informar toda a sociedade a respeito do tema.

O chefe do executivo municipal aproveitou a oportunidade para destacar os investimentos que a administração fez até aqui na rede pública de Natal. A cidade ganhará o seu primeiro hospital público, além de mais duas Unidades de Pronto Atendimento e 56 das 81 unidades básicas de saúde foram equipadas e reformadas.

O prefeito parabenizou as instituições parceiras da gestão na aplicação da campanha, e fez também uma menção especial a todos os profissionais e voluntários que trabalham nas unidades hospitalares e as instituições de apoio as crianças e familiares que estão enfrentando o problema. Carlos Eduardo encerrou o seu pronunciamento reforçando o compromisso da Prefeitura com a campanha: “Essa é uma iniciativa fundamental e de proteção as nossas crianças e jovens. O Setembro Dourado chegará a toda Natal. Nós que fazemos a Prefeitura estamos empenhados em fazer dessa campanha um sucesso”.

O presidente da Casa Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva e também líder da Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência a Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIAC), Rilder Campos, destacou o pioneirismo da gestão do prefeito Carlos Eduardo em aderir e integrar as ações da gestão ao Setembro Dourado. Ele informou que a capital potiguar foi à primeira do país a formalizar apoio a iniciativa o que vai contribuir muito para aumentar os casos de detecção precoce do câncer em Nata. “O prefeito mostrou muita sensibilidade e espírito público ao colocar toda a estrutura da administração a disposição da campanha. Com todo esse aporte de ações iremos mudar essa realidade de desconhecimento da população em relação ao câncer e muitas vidas serão preservadas”. O índice de cura dos pacientes que descobrem o câncer em estágios iniciais da doença é de 90%.

Também participaram da solenidade a vice-prefeita, Wilma de Faria, a vereadora Júlia Arruda, autora da lei que instituiu a campanha do setembro dourado no âmbito do município de Natal, a presidente do Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC), Rosa Reiko, o representante do Hospital Infantil Varela Santiago, Wilson Cleto, a representante da Liga Norte Rio-grandense Contra o Câncer, Cassandra Teixeira, e os vereadores Felipe Alves e Eleika Bezerra.

 por:

Nenhum comentário:

Postar um comentário