quarta-feira, 23 de junho de 2021

Secretaria da Administração Penitenciária reforça segurança no Complexo de Alcaçuz. Complexo abriga a Penitenciária Estadual de Alcaçuz e a Penitenciária Rogério Coutinho Madruga.

 SEGURANÇA PÚBLICA  RN

 Patrulhamento ostensivo na área externa da Penitenciária de Alcaçuz conta com o apoio da Polícia Militar e do helicóptero Potiguar 1 da Sesed.

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) intensificou e reforçou o patrulhamento ostensivo nas áreas internas e externas do Complexo que abriga a Penitenciária Estadual de Alcaçuz e a Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, com efetivos dos grupos operacionais da Polícia Penal e apoio da Polícia Militar e do helicóptero Potiguar 1 da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

A ação é um complemento a rotina de segurança realizada diariamente pelos policiais penais das equipes de plantão nas duas unidades. Na semana passada, a Seap realizou o treinamento do Plano de Contingência contra motins, rebeliões e ameaças externas contra o Complexo. 

O secretário da Seap, Pedro Florêncio Filho, explica que estão sendo empregados já há alguns dias efetivos extras do Grupo de Operações Especiais (GOE) e Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC) em turnos de 24h. Drones também estão sendo utilizados na ação. “O objetivo é elevar o padrão de segurança com essas medidas preventivas”, enfatizou.

Equipes especializadas da PM também patrulham a área externa, inclusive com a realização de blitzen e abordagens no entorno do estabelecimento prisional com supervisão do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

 patrulhamento-Alcaçuz2-H

Na área interna, os servidores realizaram operações específicas de revista minuciosa nas celas, nas estruturas e nos pátios. Cadeados, grades e portões automatizados são checados diariamente. O complexo abriga 2.330 detentos e, na atual gestão, não foram registrados incidentes como fugas, motins ou rebeliões, estando numa situação de total disciplina e controle dos internos.

Inteligência

A Seap está investindo R$ 7,6 milhões num moderno sistema eletrônico de segurança inteligente que atua de forma integrada, incluindo circuito fechado de TV, alarme, controle de acesso, sonorização, automação de iluminação, videomonitoramento e análise imagens nos presídios. São equipamentos de última geração que colocarão o RN no topo do uso de novas tecnologias na segurança do ambiente prisional.

O sistema está em estágio de implantação no Complexo de Alcaçuz. Segundo Pedro Florêncio, o estabelecimento prisional já é monitorado remotamente pela Seap e as imagens são compartilhadas em tempo real, também, para o Ciosp. A grande mudança que ocorre agora é o uso de novas tecnologias, como as câmeras que possuem “inteligência artificial” para contagem de pessoas; reconhecimento facial; leitura de placas; linhas inteligentes de perímetro; detecção de movimento; entre outras funções de última geração. Todo o sistema operará por uma rede de informática nova, sem usar a rede local das unidades, resultando num conjunto mais eficiente e seguro. 

 

(Por:Nominuto.com)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário