terça-feira, 28 de abril de 2015

Combate à corrupção e lavagem de dinheiro é tema de curso na PGJ. Capacitação terá a duração de quatro dias e vai envolver cerca de 200 profissionais do judiciário, executivo e forças policiais do Estado

CANDELÁRIA
 
Palestra-sobre-combate-a-corrupcao-JA--(2)
Troca de conhecimento e de experiências no combate à corrupção e lavagem de dinheiro no país. Durante os próximos quatro dias, cerca de 200 profissionais do judiciário, executivo e forças policiais do Rio Grande do Norte participarão do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento voltado para esses dois crimes, na Procuradoria Geral de Justiça, em Candelária.

Segundo o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), André Mauro Lacerda, durante o evento serão discutidos vários temas, como o uso de medidas cautelares, intercepção telefônica e colaboração premiada, também conhecida como delação, nas investigações de casos suspeitos de corrupção, por exemplo.

Para ele, esse é um momento importante para os profissionais que atuam nesta área no Estado por ser a primeira capacitação de longa duração que é realizada pelo órgão. E também pela possibilidade de aquisição e troca de novos conhecimentos e compartilhamento de experiências exitosas no combate aos dois tipos de crimes.

“Teremos palestrantes de diversas partes do país, o que será muito rico para todos os participantes. Além disso, outro objetivo também fundamental para o nosso trabalho será a integração das forças vindas das diversas entidades que estarão presentes, através de seus profissionais. E o Ministério Público mostra mais uma vez competência em organizar um evento desse porte, que reunirá cerca de 300 pessoas em quatro dias”, afirmou.

De iniciativa da Secretaria Nacional de Justiça e Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), do Ministério da Justiça, a capacitação contará com a logística do Ministério Público do Rio Grande do Norte e entidades parceiras. Um dos destaques, feitos por André Mauro, é que toda a programação dos quatro dias será transmitida ao vivo e também gravada.

“Fará parte do acervo do Ministério Público, podendo ser acessado e visto posteriormente por aqueles integrantes da instituição os quais não puderem estar presente ou assistir às palestras. Com certeza, essa capacitação será um grande evento. Sempre temos capacitações relativas aos temas, mas sempre de curta duração, como a ocorrida na semana passada, que durou quatro horas e outra sobre a nova lei anticorrupção”, explicou André Mauro.

As inscrições para a capacitação foram realizadas até o dia 13 de abril, quando foram oferecidas 200 vagas aos membros e servidores do Ministério Público, juízes, policiais federais, analistas da Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União e Receita Federal, advogados-gerais da União, defensores públicos, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário