sábado, 30 de maio de 2015

Frente Parlamentar debate prevenção de drogas na 1ª Infância‏. O tema foi proposto para engajar as discussões da Frente com a Semana do Bebê

CRIANÇA E ADOLESCENTE

Fotos: Marcelo Barroso

Fotos: Marcelo Barroso
A Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, presidida pela vereadora Júlia Arruda (PSB) discutiu na manhã de sábado, (28) a Prevenção da Violência e das Drogas na 1ª Infância. O tema foi proposto para engajar as discussões da Frente com a Semana do Bebê, uma estratégia de mobilização social, apoiada pelo UNICEF e que tem como objetivo tornar prioridade, na agenda dos municípios brasileiros, o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos.

A Frente contou com a participação das diversas entidades como representantes das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, conselho tutelar e Conselho de Defesa da Criança e do Adolescente. “Essa audiência está inserida na semana do bebê, que é uma articulação da UFRN, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Saúde, Assistência Social e a Frente Parlamentar, que estão mobilizando diversas ações ao longo da semana para evidenciar essa fase tão importante da vida de uma criança que é a primeira infância”, explica a vereadora Júlia Arruda.

Ela destaca que, seja o acompanhamento de uma gravidez, pré-natal, parto humanizado, acesso às vacinas e exames, a primeira infância, que dura até os seis anos, é uma fase essencial com reflexos para toda a família da criança. “E o tema da nossa reunião de hoje debate sobre drogas nesta fase porque quando uma mãe usa drogas, traz sequelas e reflexos para o desenvolvimento do filho”, enfatiza a vereadora.

O conselheiro tutelar, Alcio Costa, também destaca a importância da discussão. “Esse momento é fundamental porque precisamos discutir políticas públicas mais efetivas para a prevenção das drogas quanto às crianças e adolescentes e também na primeira infância, porque a mãe que é usuária, na gravidez vai prejudicar a criança e quando tiver amamentando pode deixar sequelas”, declara.

O Centro Educacional Dom Bosco, da Zona Norte de Natal,participou da reunião da frente com uma apresentação musical e, durante a reunião, também ganhou destaque a primeira edição do projeto “Escola na Frente” que ocorreu na última semana na Escola Estadual Berilo Wanderley com o objeto levar as discussões que ocorrem mensalmente na Câmara Municipal até as escolas das redes pública e privada de Natal. “Discutimos o sistema de garantia dos direitos da criança e sempre fazemos questão de discutir com a sociedade. Através do escola na frente vamos oportunizar aos jovens e aos pais”, disse Júlia Arruda, anunciando que a próxima edição deverá ser realizada em uma escola no bairro do Alecrim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário