sábado, 30 de maio de 2015

CTGAS forma turma de especialistas em energia eólica em Natal. Maioria dos alunos do Centro de Tecnologias da capital potiguar sai do curso já empregada

ESPECIALISTAS

65I5I5I5I
Em acelerada expansão no Rio Grande do Norte, o segmento de energia eólica tem contado com suporte tecnológico e educacional da Petrobras, por meio do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), um consórcio mantido pela companhia e pelo Senai. Nesta sexta-feira, 29, às 19h, a entidade certificará mais uma turma de especialização técnica de nível médio em energia eólica – a cerimônia acontece no auditório do centro de tecnologias. Os 44 formandos já tinham formação técnica e/ou superior em cursos relacionados às áreas de engenharia mecânica, elétrica, da computação e do petróleo.

A diretora executiva do Centro de Tecnologias, Cândida Amália, enfatiza que a área de energias renováveis, sobretudo eólica e solar, têm atenção especial da entidade, que oferece suportes tecnológico, por meio de pesquisa, e educacional, com a formação de profissionais especializados. “Nosso centro é um consórcio que reúne a eficiência e a qualidade do ensino profissionalizante do Senai com a tecnologia da Petrobras. Por isso, o resultado é a formação de técnicos especializados e aptos a promover o desenvolvimento da indústria e do estado”, reforça.

A turma que se forma na sexta-feira começou o curso em março de 2014. Foram 380 horas/aula – até 30 de abril de 2015 –, sendo 45% de forma presencial e 55% a distância. O curso tem como foco qualificar profissionais sobre conhecimentos em métodos de medição anemométrica (relacionada à direção e à velocidade dos ventos), tecnologias aplicadas a aerogeradores, sistemas elétricos aplicados a parques eólicos e a conexão de plantas eólicas à rede elétrica monitorada por sistemas de automação. Ao concluir o curso, o aluno está apto a desempenhar atividades de planejamento, execução e controle de procedimentos de instalação e manutenção de sistemas de medição do potencial eólico e de centrais eólicas, conforme normas técnicas e recomendações de qualidade, saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário