sexta-feira, 29 de maio de 2015

São Gonçalo tem baixo índice de dengue

AÇÕES CONJUNTAS
Marcelo Lima
repórter

Na Região Metropolitana de Natal e, até dentro da capital, é possível encontrar áreas que não foram fortemente afetadas pela epidemia deste ano. Os motivos são diversos. Mas em boa parte dos casos têm relação com as estratégias de combate da população e do poder público.  A cidade de São Gonçalo do Amarante é um desses exemplos de ilhas ‘no mar de epidemia da dengue’. Na cidade dos mártires de Uruaçu, há mobilizações de rua semanais em comunidades escolhidas em função dos focos encontradas naqueles locais. Além da óbvia e necessária parceria com a população, o município trabalha em conjunto com a iniciativa privada e o Ministério Público Estadual.


Segundo a coordenadora de epidemiologia do município, Márcia Soares, os 300 casos suspeitos já é maior que no ano passado, mas não pode ser considerado uma epidemia, já que apenas seis foram confirmados neste ano. “Esse ano é um atípico, o ano da epidemia dentro do calendário epidemiológico para a dengue no Estado e no Brasil. A gente está em baixo risco segundo o Ministério da Saúde, mas por estar tendo epidemias nos municípios vizinhos, a gente tem uma atenção maior, por isso estamos passando por período de epidemia sem epidemia de dengue”, disse Márcia.

O fato de ser um município de baixo risco o impede por exemplo de solicitar a operação UBV (Ultra Baixo Volume) pesada - carros fumacê - da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), uma vez que a estratégia só é utilizada em situações epidêmicas. Aos municípios não é recomendada a compra dos carros fumacês, mas podem adquirir os equipamentos para ter os “homens fumacê”, estratégia de combate tecnicamente conhecida como UBV Costal. O município tem dois  desses equipamentos. 
emanuel amaralPor ser área quase livre da dengue, o município não pode usar o UBV pesado, com veículos, mas tem utilizadoPor ser área quase livre da dengue, o município não pode usar o UBV pesado, com veículos, mas tem utilizado
 
 “As bombas são mais leves, eliminam a quantidade correta de veneno, tem um poder de alcance maior que o carro fumacê e possui partículas invisíveis”, explicou a coordenadora de epidemiologia. Um operador do UBV costal pode entrar, por exemplo, em uma viela onde nem o carro fumacê, nem mesmo o inseticida poderiam entrar. Vale lembrar que os “homens fumacê” só são usados nos bairros onde há maior número de criadouros encontrados ou onde os casos de dengue foram confirmados. Não por acaso, esses bairros ficam nas  região mais urbanizada de São Gonçalo do Amarante, onde o município de conurba com Natal:  Jardim Lola, Amarante e Golandins. 

As caminhadas semanais são feitas a partir da preparação das crianças do bairro para o ato de conscientização. Além disso, as secretarias de Serviços Urbanos, Assistência Social, Meio Ambiente e Comunicação e Eventos também  participam de acordo com suas atribuições. É o projeto “São Gonçalo Unido contra a Dengue”. “A gente criou um processo de trabalho entre as secretarias. Durante a semana tem uma equipe de educação em saúde que passa pelas escolas do bairro escolhido. Na sexta, as crianças levam os cartazes no meio da rua junto com todo mundo. a secretaria de serviços urbanos faz a limpeza daquele bairro”, explicou Jalmir Simões, secretário de Saúde do Município.

Apesar de ser um município com a quarta maior população do Rio Grande do Norte, São Gonçalo não figura nem entre os 15 municípios com maior número de casos de dengue neste ano. A maior parte da população também fica localizada na zona urbana.

Natal
Na semana passada, a série de reportagens mostrou que a capital adotou novas estratégias de monitoramento e combate ao mosquito. A adoção de armadilhas para ovos do Aedes e a colocação delas é pontos estratégicos é a principal delas. Esse experimento foi implantado de forma experimental na zona Sul de Natal neste ano. A medida permite ações de “bloqueio” do mosquito com mais precisão, com o carro fumacê. Ano passado, os bairro da zona Sul de Natal tinham o maior número de casos de dengue notificados. Neste ano, mesmo com a epidemia, a região conseguiu diminuir esse número em relação às demais regiões. No momento, a zona Sul de Natal é a última no ranking da doença.

Também há motivos naturais e demográficos para que bairros, como Salinas na zona Norte de Natal, tenha apenas uma notificação de suspeita de dengue neste ano. Praticamente o único aglomerado de pessoas localizada em Salinas é a comunidade Beira-rio com 803 habitantes segundo o Anuário 2014 da Prefeitura de Natal. O resto do bairro é utilizado para tanques de criação de camarão ou ainda é uma área verde. Vale lembrar que o Aedes Aegypti  é praticamente “um animal doméstico”, como disse o infectologista Luiz Alberto Marinho na edição da terça-feira passada.

Curiosidades
O mosquito Aedes Aegypti tem o hábito de picar muito mais durante o dia, no início da manhã e fim de tarde, nas pernas e pés humanos. Isso não significa que não se alimente de sangue durante à noite se tiver uma boa oportunidade

A muriçoca (Culex, nome científico) se alimenta de sangue humano predominante durante à noite. O Culex é atraído pelo gás carbônico liberado pela respiração humana. Por isso que inicialmente eles voam no entorno da cabeça humana antes de picar.

Dentro das residências, ambos mosquitos convivem em harmonia e são facilmente  encontrados nos mesmos abrigos, como sob as mesas, móveis e entre cortinas  

Fonte: Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).
O que

A TRIBUNA DO NORTE traz nesta edição a décima reportagem que integra campanha institucional de conscientização para o combate ao mosquito Aedes aegypti. A série foi iniciada na última terça-feira (19). O material será publicado aqui, em nossas edições impressas, no www.tribunadonorte.com.br e nas redes sociais do jornal (Facebook:  tribunarn; Instagram: @tribunadonorte; Twitter: @tribunadonorte). A campanha tem a parceria do Governo do Estado do RN, Prefeitura de Natal, Câmara Municipal de Natal e Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário