sexta-feira, 30 de abril de 2021

Covid-19: Prefeitura de Caraúbas decreta lockdown

 CARAUBAS,  RN

Caraúbas tem decreto de lockdown

O município de Caraúbas, localizado na Região Oeste do estado, anunciou lockdown nesta quinta feira (29). A medida restritiva passa a valer do dia primeiro de maio até o dia dez de maio de 2021.

Hoje, o município tem 1.922 casos confirmados e 34 óbitos contabilizados desde o início da pandemia. É importante ressaltar que a Sesap acompanha os índices de casos e óbitos confirmados, além de uma análise minuciosa feita semanalmente, pelo Indicador Composto, oferecendo suporte através dos apoiadores regionais para fortalecimento das ações de vigilância em saúde e atenção primária que atendem as demandas Covid.

A SESAP informa que o Hospital Regional de Caraúbas, Dr Aguinaldo Pereira, é hoje unidade de referência Covid, incluída no Plano Estadual de Enfrentamento à Pandemia e faz parte da rede de assistência estadual.

O Hospital tem em sua estrutura, exclusiva para Covid, cinco leitos clínicos regulados pela Central de Regulação do Oeste e o governo está em fase da implantação de mais dois leitos com suporte ventilatório.

Recentemente foi instalado o Raio-x para dar assistência aos pacientes da região, sem a necessidade de deslocamento para outras cidades, evitando assim o contágio e oferecendo maior assistência à população. O Governo do RN prontamente atendeu a todas as solicitações entendendo a importância do hospital, diante da crescente demanda Covid.

Para que fosse possível prestar toda a assistência a região de Caraúbas, o governo do estado investiu e contratou equipe de profissionais, além de providenciar insumos e equipamentos.


46°/47° Homicidios em Mossoró 2021: Dois suspeitos morrem durante assalto no Bairro Doze Anos em Mossoró

 TENTATIVA DE ASSALTO EM MOSSORÓ

Segundo a PM dois homens tentaram praticar um assalto em um estabelecimento comercial, na Avenida João da Escócia no Bairro Doze Anos em Mossoró, mas foram surpreendidos por um popular que reagiu a ação dos criminosos atirando e matando os dois.

A Polícia Militar apreendeu uma arma de fogo que estava em poder de um dos suspeitos. Os dois indivíduos foram identificados como Abelmar Dantas Conrado e Jacob Gurgel de Meneses Junior, ambos moradores da Lagoa da Mato

A Polícia Civil informou que os dois assaltantes chegaram no estabelecimento e de arma em punho anunciaram o assalto ao dono do comércio. A vítima retirou o cordão de ouro e quando retirava a aliança para entregar seus pertences aos criminosos, um popular chegou e reagiu atirando nos suspeitos.

Jacob morreu no local e o comparsa Abelmar tentou correr, mas tombou sem vida a cerca de 50 metros .


(Por:Blog Fim da Linha)

Natália encaminha à CPI da Covid investigações contra Governo Bolsonaro

 POLÍTICA  NACIONAL

  A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN), enviou ontem (28), aos senadores que conduzem os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os crimes do governo Bolsonaro no trato da pandemia do novo Coronavírus um apanhado de investigações contra o Governo Bolsonaro decorrentes de ações do mandato. 
 
“Que a CPI avance! Os trabalhos da Comissão estão sendo atacados pelo governo e pela milícia bolsonarista. Isso só reforça a importância de continuarmos atuando e colaborando com a CPI para evidenciar os crimes deste governo genocida que hoje responde pela morte de quase 400 mil brasileiras e brasileiros”, pontuou Natália Bonavides.
 

  Entre as ações enviadas estão os inquéritos da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre os gastos na produção de cloroquina e a suposta falsidade ideológica e fraude no Plano Nacional de Imunização (PNI). No documento enviado à Comissão, a parlamentar sugere que a CPI solicite à Procuradoria o compartilhamento dessas investigações porque podem conter informações úteis aos trabalhos.


(Por:Potiguar Notícias)

Cosern retira mais de meio quilômetro de fiação irregular em município do interior do RN

 EM TANGARÁ,  RN

Técnicos verificaram a fiação e identificaram mais de meio quilômetro de irregularidades

Em nova inspeção pela fiação de municípios do interior do Rio Grande do Norte, a Cosern identificou pouco mais de 600 metros de fiação irregular em Tangará, município do Trairi potiguar. De acordo com a companhia, o monitoramento vem sendo realizado constantemente e de novembro do ano passado até então já foram inspecionados 37 quilômetros de fiação em 16 municípios, com 216 kg de material irregular retirado dos postes da distribuidora.

“O principal objetivo da operação é reforçar a segurança com a população - o valor mais importante para a Cosern e para o Grupo Neoenergia”, diz Júlio Giraldi, Superintendente de Relacionamento com Clientes da Cosern.

Na verificação, os funcionários da Cosern inspecionam e ordenam os fios e cabos de telefonia, TV a cabo e internet que são compartilhados nos postes da distribuidora. Especificamente em Tangará, a inspeção se estendeu por 6 quilômetros de rede, sendo identificadas irregularidades em cerca de 10% do material inspecionado. “Estamos empenhados também em reduzir a poluição visual, evitar o desgaste das nossas estruturas e identificar possíveis ligações clandestinas de energia”, complementa Júlio.
As possíveis irregularidades identificadas pela Cosern durante a fiscalização são tratadas de duas formas: Não havendo risco imediato de segurança, a Cosern enviará um comunicado às empresas para que elas regularizem a situação no prazo máximo de 30 (trinta) dias; já em casos que os pontos de fixação ou equipamentos instalados à revelia da Cosern possam causar risco à segurança tanto da população quanto ao fornecimento de energia (como fios descascados ou rompidos, vão baixo, repetidoras, mão francesa, cabos descumprindo as distâncias de segurança, etc.), a instalação irregular será retirada pela Cosern imediatamente.


(Por:Tribuna do Norte)

América vê Globo FC, adversário da final, como 'pedra no sapato'

 FUTEBOL POTIGUAR

Alisson Brand aponta o Globo como adversário difícil de bater

Comemorando o resultado alcançado na fase de classificação da Copa Cidade do Natal, onde garantiu a liderança do turno e as vantagens do mando de campo e do empate, na decisão do título contra o Globo, domingo, na Arena das Dunas. O treinador Evaristo Piza chama a atenção para o crescimento de produção americano e emite sinais de que vai continuar apostando nessa formação que bateu Potiguar e ABC. Já o zagueiro Alisson Brand classifica o adversário como um pedra no sapato americano e pede atenção redobrada aos companheiros.

O rendimento que os torcedores estão vendo, não é novidade para o comandante americano, que quando chegou em Natal para se apresentar e iniciar os trabalhos de pré-temporada, antecipou que a equipe jogaria exatamente dessa forma.  

“Posso dizer que o grupo criou casca, quando está sem a bola marca muito o adversário e com a posse da bola vem se mostrando eficiente no ataque”, ressaltou. Todos os trabalhos feitos nos treinamentos, buscavam essa excelência, mas o setor defensivo acabou se adaptando mais rápido que o ofensivo, o que andou gerando um certo desequilíbrio entre os setores.

“Nossa questão defensiva vinha sendo bem resolvida, tanto que nossa equipe sofreu poucos gols. Agora está ocorrendo esse encaixe ofensivo que, penso, irá crescer a cada partida”, disse.

Geovani, contratado para trabalhar como peça de armação no meio-campo, com isso, deve iniciar o confronto decisivo como opção no banco de reservas. Piza reconhece que o atleta tem uma característica boa, mas se mostra satisfeito com o rendimento da formação atual do meio-campo com Juninho, Felipe Guedes e Romarinho, que além de municiar bem o ataque, ajuda bastante na questão defensiva.  

O zagueiro Alisson Brand acredita que o América conseguiu dar uma resposta muito boa após a eliminação na Copa do Brasil, conquistando resultados acima de qualquer contestação. Ele disse que o elenco entrou em campo muito bem preparado para enfrentar o Potiguar.

“A equipe deles mantém e sabe trabalhar bem a posse de bola, mas o América soube marcar muito bem, além disso, foi decisivo no momento de aproveitar os espaços deixados pelos mossoroenses. A vitória foi maiúscula, apesar de o empate nos favorecer, sabíamos que teríamos de entrar em campo para vencer, no sentido de evitar correr riscos desnecessários”, destacou.

Com relação ao Globo, mesmo com as vantagens conquistadas, Brand alerta que o time de Ceará-Mirim, ao longo dos últimos anos, sempre vem se mostrando como uma pedra no sapato do América e, justamente por isso, pede atenção dobrada frente ao adversário.


(Por:Tribuna do Norte)

ITEP confirma que corpo encontrado na redinha é do jovem desaparecido. Jairo Fernandes recebeu uma ligação telefônica enquanto trabalhava e sumiu; A DHPP investiga o fato

 JOVEM DESAPARECIDO

Cedida

O Instituto Técnico e Científico de Perícia identificou o corpo encontrado enterrado em uma área de dunas, na comunidade da África, no bairro da Redinha, na manhã desta quinta-feira (29). De acordo com o relatório pericial a vítima é o vendedor Jairo Fernandes, de 33 anos que estava desaparecido desde a última segunda-feira. Jairo, segundo a família, saiu do trabalho no bairro da Ribeira após receber uma ligação.

Depois de realizar buscas e informar o desaparecimento o irmão de Jairo, que prefere ter a identidade preservada, recebeu uma ligação anônima informando que a vítima estava morta e enterrada no bairro da redinha. Diante da informação a polícia foi acionada e o corpo encontrado enterrado em uma cova rasa em uma região de dunas na comunidade da África.

A DHPP (Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa) deverá ouvir familiares e pessoas próximas a Jairo para elucidar o crime. Um casal está sendo apontado como suspeito de ter participação no assassinato. Qualquer informação ou denúncia sobre o assunto podem ser feitas pelo número 181.


(Por:Sérgio Costa/Portal BO

Brasil atinge marca de 400 mil mortos pela covid-19

TRISTE REALIDADE

 O Brasil bateu a marca dos 400 mil mortos pela covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registrados 3.001 novos óbitos. Com isso, o total de pessoas que perderam a vida para a pandemia do novo coronavírus chegou a 401.186.

Na quarta-feira (28), o balanço diário marcava 398.185 vítimas que não resistiram à pandemia. Ainda há 3.663 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente.

A soma de pessoas que contraíram o vírus desde o início da pandemia alcançou 14.590.678. Entre ontem e hoje, foram confirmados 69.389 diagnósticos positivos de covid-19. Ontem, o painel do Ministério da Saúde marcava 14.521.289 casos acumulados.

As informações estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta quinta-feira (29). O balanço é elaborado a partir dos dados sobre casos e mortes levantados pelas autoridades locais de saúde.

Em termos de óbitos, o Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos, que tiveram até o momento 574.947 mortes em função da covid-19. Já no ranking de casos, o país está na terceira colocação, atrás da Índia (18.376.524) e dos Estados Unidos (32.272.447).

O número de pessoas recuperadas totalizou 13.152.118. Já a quantidade de pacientes com casos ativos, em acompanhamento por equipes de saúde, ficou em 1.037.374.

Estados

O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (95.532), Rio de Janeiro (43.965), Minas Gerais (33.041), Rio Grande do Sul (24.753) e Paraná (22.229). Já as unidades da Federação com menos óbitos são Roraima (1.503), Acre (1.525), Amapá (1.536), Tocantins (2.529) e Alagoas (4.200).

Vacinação

Até o início da noite de hoje, haviam sido distribuídos 57,9 milhões de doses de vacinas. Deste total, foram aplicados 41,4 milhões de doses, sendo 28,5 milhões da primeira dose e 12,9 milhões da segunda dose.

Repercussão

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgou nota lamentando as 400 mil mortes. “O número reflete a dor de famílias que perderam pais, avós, filhos e irmãos de forma rápida, violenta e muitas vezes solitária. Reflete também erros de condução e a ausência de coordenação centralizada no nível federal.”

Na nota, os secretários estaduais de Saúde insistem na necessidade de ampliar a vacinação contra a covid-19 e de uma ampla campanha de comunicação para destacar a importância das medidas de prevenção e garantir adesão à vacinação.

A Agência Brasil entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber de o órgão emitiria algum tipo de posicionamento sobre a marca e aguarda retorno.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) também soltou comunicado no qual se solidariza com as famílias dos mortos e critica as ações do governo federal. “A ausência de coordenação nacional, o desfinanciamento deliberado do Sistema Único de Saúde (SUS) e a negação com motivação ideológica para compra das vacinas contra a covid-19, no momento em que precisávamos ter adquirido, são alguns dos inúmeros motivos que tornam a atual gestão como a grande responsável pela barbárie que vivemos”, diz o texto do CNS.


( Jonas Valente – Repórter da Agência Brasil)

Polícia Civil prende dupla por extorsão em supermercado em Natal

POLÍCIA

Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN

 Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) prenderam em flagrante, nesta quinta-feira (28), Francisco Noberto da Silva, 27 anos, e Gabriel Oliveira Muniz, 23 anos, pelos crimes de tentativa de extorsão qualificada e associação criminosa armada. A prisão aconteceu em Capim Macio, na Zona de Sul de Natal. 

Um terceiro suspeito, identificado como Gerson Alves Vieira, fugiu no momento da abordagem policial. Os suspeitos já estavam sendo investigados pelos policiais civis por extorsões a clientes que estariam acontecendo em um supermercado localizado no bairro Capim Macio, em Natal. Durante a apuração, foram identificadas cinco possíveis vítimas dos criminosos no Rio Grande do Norte. Gerson Alves já respondeu a um inquérito policial pelo mesmo crime e há informações de sua atuação também nos estados de Pernambuco e Alagoas.

O grupo criminoso procurava uma pessoa do sexo masculino, geralmente casada, flertava com ela e a levava para um hotel na Zona Sul de Natal, onde a vítima era ameaçada, coagida, fotografada e mantida sob violência física e psicológica, na intenção de obter vantagens financeiras. Enquanto isso, outros membros do grupo utilizavam de todos os possíveis dados bancários e de cartões de crédito para efetuar diversos tipos de transações financeiras em nome da vítima, tais como empréstimos, compras, transferências e saques. 

Na tarde desta quinta-feira (29), a equipe de segurança do estabelecimento informou ter visualizado Gabriel Oliveira nas dependências do estabelecimento. A suspeita era de que ele estaria à procura de novas vítimas. Após receber a informação, os policiais se dirigiram ao local e efetuaram a prisão de Gabriel Oliveira, que estava na companhia de uma possível nova vítima. Na continuidade das diligências, foi efetuada a prisão de Francisco Noberto.

Nas diligências, os policiais encontraram um canivete, usado na ameaça contra as vítimas. Gabriel Oliveira e Francisco Noberto foram conduzidos à DEFUR, onde foram autuados em flagrante pelos crimes de tentativa de extorsão qualificada e associação criminosa armada. A Polícia Civil pede que a população envie informações que ajudem na localização do terceiro suspeito, Gerson Alves Vieira, por meio do Disque Denúncia 181. 


(Por:Portal da Tropical)

Guedes: Fies bancou universidade para 'filho de porteiro que zerou o vestibular'

 POLÍTICA  NACIONAL

© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo federal deu bolsas no ensino superior para "todo mundo" e que o "desastre" enriqueceu meia dúzia de empresários, beneficiando até quem não tinha a “menor capacidade” e "não sabia ler nem escrever". Segundo ele, o filho do seu porteiro foi beneficiado mesmo após zerar o vestibular. No entanto, o edital do programa prevê a exigência de nota mínima para aprovação do financiamento.

“O porteiro do meu prédio, uma vez, virou para mim e falou assim: 'Seu Paulo, eu estou muito preocupado'. O que houve? 'Meu filho passou na universidade privada'. Ué, mas está triste por quê? 'Ele tirou zero na prova. Tirou zero em todas as provas e eu recebi um negócio dizendo: parabéns, seu filho tirou...' Aí tinha um espaço para preencher, colocava 'zero'. Seu filho tirou zero. E acaba de se endereçar a nossa escola, estamos muito felizes”, disse Guedes sem saber que estava sendo gravado.

O teor da declaração, revelado pelo jornal "O Estado de S. Paulo", foi confirmado pelo ministro ao GLOBO. Ele afirmou que o objetivo não foi criticar o acesso à educação por mais pobres, mas alertar para a baixa qualidade de faculdades privadas.

— Eu estava dizendo de quão importante foi o investimento privado para permitir acesso ao ensino superior. O Fies foi um programa exitoso, deu acesso, embora eu prefira voucher para as famílias mais pobres, e aí citei o dilema que estava o porteiro do meu prédio. Isso é fato, é verídico — disse Guedes, que repetiu o relato feito durante a reunião.

O ministro acrescentou que deu um exemplo de instituições "caça-níqueis", cuja mensalidade possivelmente seria financiada com Fies:

— O porteiro disse: "Se tiver bolsa, e estão dizendo que tem um Fies, aí eu deixo ele ir. Mas se tiver que pagar, eu não sei se eu pago, porque estou preocupado com a qualidade do ensino". Eu dei um exemplo de uma caça-níqueis privada que aprovou alguém com média zero e possivelmente foi a base do Fies. Não tem nada a ver com filho de porteiro. O filho de porteiro foi um exemplo de uma pessoa humilde que me consultou preocupada com a qualidade da educação do filho.


 (Por:O Globo)

Justiça suspende decisão que ordenava volta de 100% da frota do transporte público em Natal. Decisão era do dia 8 de março. Município, Defensoria Pública e Ministério Público entraram em consenso para que houvesse preparação para o cumprimento das medidas.

 MOBILIDADE

Ônibus lotados em Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi 

  A Sexta Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal suspendeu, nesta quinta-feira (29), até o dia 31 de maio, a decisão que determinou o restabelecimento da circulação de 100% da frota de ônibus e opcionais do transporte público na capital potiguar. A decisão que foi suspensa era do dia 8 de março.

Para suspender a decisão, o juiz Francisco Seráphico da Nóbrega acolheu pedido do Município de Natal. Segundo o município, após reunião extrajudicial com a Defensoria Pública e o Ministério Público do RN, houve consenso entre as partes sobre a necessidade de suspender a decisão para que fosse possível adotar medidas administrativas preparatórias e realizar o cumprimento da nota técnica da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).

A nota propõe o aumento inicial da frota de veículos operantes de 353 para 396, com reforço extra do número de viagens nos horários de pico e disponibilização dos dados em portal de transparência para acompanhamento do dimensionamento periódico da frota.

Na decisão, o magistrado também determinou a intimação do Município do Natal, que deve apresentar, em até cinco dias, as informações complementares da nota técnica da STTU.

Nela, devem estar as especificações, linha por linha, do transporte coletivo urbano, o número de veículos operantes antes da implementação da proposta e os que passarão a operar efetivamente. Além disso, o juiz também determinou que, no prazo de sete dias, sejam implementadas as medidas previstas na proposta, com o aumento do número de veículos em operação.

Frota reduzida

No dia 8 de março, a Justiça determinou que os ônibus de Natal deveriam circular com 100% da frota. A decisão nunca foi cumprida e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn), inclusive, informou publicamente à prefeitura que não iria cumprir a determinação, alegando que a pandemia reduziu 65% do fluxo de passageiros e que há dificuldade para cobrir despesas.

Uma nova audiência de conciliação chegou a ser convocada pela Justiça para tentar solucionar a questão já neste mês de abril. No início do mês, a Comissão de Transporte da Câmara Municipal realizou uma ação nas garagens das empresas e flagrou pelo menos 233 ônibus dos 566 da capital parados no horário de pico.

ISS e ICMS

Nesta quarta-feira (28), a Câmara Municipal de Natal aprovou um projeto de lei que zera o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para as empresas concessionárias e permissionárias do transporte público da capital. O projeto é de autoria do Poder Executivo.

A proposta, no entanto, foi aprovada pelos vereadores com emendas, que condicionaram a isenção do imposto ao retorno de 100% da frota e ao congelamento no preço da passagem. O prefeito Álvaro Dias (PSDB) ainda precisa sancionar a lei e pode vetar algumas emendas.

Também na quarta, o governo do RN publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) a isenção integral do ICMS para as empresas de transporte público de Natal e da Região Metropolitana. A isenção também está condicionada ao aumento da frota e ao congelamento do preço da passagem. Segundo Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN), essa isenção representará um alívio para as empresas de cerca de R$ 800 mil. 


(Por G1 RN) 

Estados beneficiados com a transposição fecham acordo com a União sobre custos de operação. Encontro em João Pessoa reuniu os governos de Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte com o ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional.

TRANSPOSIÇÃO

Ministro Rogério Marinho com o governador paraibano João Azevêdo — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução 

 Os governos de Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte assinaram nesta quinta-feira (29) um pré-acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional para definir os custos de recepção das águas do rio São Francisco aos estados beneficiados. Ficou definido no encontro que os estados terão um ano de carência e, a partir do segundo ano, começarão a custear de forma escalonada os gastos com a operação até o momento em que arcarão com a totalidade dos valores.

O encontro aconteceu no Palácio da Redenção, sede do Governo da Paraíba. E, na ocasião, o ministro Rogério Marinho destacou que o objetivo principal do acordo é garantir a segurança hídrica aos quatro estados beneficiados com as obras de transposição do São Francisco.

“O principal problema é com o custo da energia. Quem vai pagar esses valores. Então o acordo começa a resolver esse impasse”, explicou o ministro.

Ele disse também que, como Paraíba e Pernambuco foram os primeiros estados a serem beneficiados com as obras, eles começam a pagar a cota mínima já este ano. O Ceará, que começou a ser beneficiado agora em 2021, vai começar a pagar no ano que vem. E o Rio Grande do Norte, que ainda vai começar a ser beneficiado, terá um ano de carência até o início da cobrança.

  No primeiro ano de pagamento, os estados arcam com 5% e o Governo Federal com 95%. E a parcela de cada estado vai crescendo ano a ano até chegar a 100% após cinco anos.

Anfitrião do encontro, o governador paraibano João Azevêdo explicou que a cada um dos estados caberá o direito de definir a demanda de água que receberá a cada ano, a depender das necessidades provocadas por eventuais estiagens. E que é esse valor da vazão, variável, que deverá ser arcado por eles. Ele disse também que deve enviar à Assembleia Legislativa da Paraíba um projeto de lei que cria a taxa de segurança hídrica.

De acordo com o Ministério, as negociações tinham sido iniciadas em 2016, mas só agora foram finalizadas. O primeiro pagamento por parte de Paraíba e Pernambuco deve acontecer em outubro.

Participaram do encontro ainda os governadores Camilo Santana (Ceará) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) a vice-governadora Luciana Santos (Pernambuco). 


(Por G1 PB) 

STF anula decisão que determinava volta das aulas presenciais no RN. Após decisão da Justiça do RN, governo do Estado chegou a autorizar retorno nesta quinta-feira (29). Pedido de anulação foi protocolado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação.

JUSTIÇA

Aulas seguem suspensas no RN — Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi 

  O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes anulou na tarde desta quinta-feira (29) a decisão da Justiça do Rio Grande do Norte que determinava o retorno imediato das aulas presenciais no estado.

A decisão em questão era do juiz Artur Cortez Bonifácio, da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, e foi publicada no sábado passado (24), atendendo parcialmente um pedido liminar de urgência feito pelo Ministério Público do Estado. Cumprindo a decisão da Justiça do RN, a governadora Fátima Bezerra (PT) publicou nesta quinta um decreto autorizando as aulas presenciais em todas as escolas das redes pública e privada na educação básica no RN.

O pedido de anulação foi protocolado no STF pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte/RN). O sindicato já havia informado à Justiça que os profissionais só retornariam ao trabalho presencial após a vacinação em massa da categoria e ameaçou inclusive entrar em greve.

Após a decisão, os profissionais afirmaram de forma unânime que "não dá para voltar a trabalhar presencialmente neste momento, embora desejem, sobretudo porque o trabalho virtual aumentou em duas ou três vezes a carga horária", afirmou o sindicato.

As aulas presenciais nas escolas públicas do Rio Grande do Norte estão suspensas desde março de 2020 por causa da pandemia.

  Em entrevista ao Bom Dia RN na terça-feira (27), o secretário de Educação do RN, Getúlio Marques, afirmou que a decisão da Justiça do RN foi de encontro ao que está sendo feito no estado. Ele disse que o estado tem um acordo firmado para entregar até 12 de maio um plano de retomada para volta às aulas.

"Nosso problema não é a escola, são as condições fora da escola. Vamos defender que a pandemia tem que estar um pouco mais reduzida para que a gente possa fazer esse retorno nas escolas públicas", afirmou.


 (Por G1 RN)

Chega ao Brasil 1º lote com 1 milhão de doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer. Carregamento vindo da Bélgica chegou por via aérea em Campinas; um milhão de doses do imunizante deve começar a ser distribuído a partir desta sexta-feira.

 PLANO DE IMUNIZAÇÃO

Avião com carga de vacinas da Pfizer pousou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, na noite desta quinta-feira. 

O primeiro lote de vacinas contra a covid-19 da farmacêutica Pfizer, com 1 milhão de doses, chegou na noite desta quinta-feira (29) ao Brasil. A aeronave com o carregamento vindo de Puurs, na Bélgica, pousou às 19h30 no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. O imunizante deve começar a ser distribuído para as capitais a partir desta sexta-feira (30).

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o presidente regional da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo, estão no aeroporto para receber a carga.  Segundo o Ministério da Saúde, a remessa faz parte do acordo firmado entre a pasta e a farmacêutica em 19 de março, que totaliza 100 milhões de doses de vacinas até o fim do terceiro trimestre deste ano.

O imunizante, que pode ser aplicado em pessoas a partir de 16 anos de idade, em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas, já tem registro para uso definitivo concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em março deste ano, a Pfizer e a BioNTech assinaram um acordo com o governo brasileiro para o fornecimento de 100 milhões de doses da ComiRNAty até o fim do terceiro trimestre de 2021, com um cronograma de doses crescente ao longo dos próximos meses.

Como será a distribuição entre Estados brasileiros

Diferentemente das vacinas de Oxford/AstraZeneca e Coronavac, a ComiRNAty, vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19, exige armazenamento em baixas temperaturas de refrigeração para maior durabilidade do imunizante.

A Anvisa aprovou o transporte e armazenamento a uma temperatura de -20ºC por um período único de até duas semanas. A mesma autorização já havia sido concedida nos Estados Unidos pela Food and Drug Administration (FDA), equivalente à Anvisa no Brasil.

Além disso, a vacina possui um prazo de validade de seis meses quando armazenada em temperatura de -75°C. A Pfizer disse ainda que desenvolveu uma embalagem inovadora em caixas nas quais o armazenamento da vacina a -75ºC pode se dar por 30 dias, desde que adequadamente preenchida com gelo seco.  

A ComiRNAty pode ainda permanecer em refrigerador comum (entre 2º e 8ºC) por até cinco dias. “Essa nova autorização para o armazenamento de nossa vacina contra a covid-19 contribuirá para a logística de vacinação com o imunizante em um País de dimensões continentais como o Brasil”,  afirma Márjori  Dulcine, diretora médica da Pfizer Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, a logística de distribuição das doses levará em conta as baixas temperaturas de refrigeração das doses, que chegarão ao Brasil armazenadas em caixas a uma temperatura de -70°C.

A distribuição para as 27 capitais do País deve ser iniciada entre esta sexta-feira, 30, e sábado, 1º, em uma divisão proporcional e igualitária.

Recebendo as vacinas armazenadas entre -25°C e -15°C, os Estados poderão conservá-las por até 14 dias. "Por este motivo, a distribuição desse lote inicial será feita em duas etapas: primeiramente, serão enviadas aos Estados e Distrito Federal as vacinas destinadas para a primeira dose (500 mil). Uma semana depois, as Unidades Federativas receberão os lotes para segunda dose (500 mil), respeitando o intervalo de aplicação entre uma dose e outra", afirma a pasta.

Em razão do curto espaço de tempo, a recomendação é que essa primeira remessa com as doses da Pfizer fique restrita às capitais e, se possível, ocorra em unidades de saúde que possuam câmaras refrigeradas cadastradas na Anvisa.


(Por:Estadão Conteúdo)

Trens Urbanos não circularão no sábado, feriado do Dia do Trabalhador. Sistema voltará a operar normalmente na segunda-feira, com as linhas norte e sul.

 TRANSPORTES EM NATAL

No próximo sábado, feriado do Dia do Trabalhador, sistema de trens urbanos não funcionará na Grande Natal. 

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informa à população que no próximo sábado (1º), feriado do Dia do Trabalhador, o sistema de trens urbanos não funcionará.

O sistema voltará a operar normalmente na segunda-feira (3) a partir das 05h05 na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal e das 05h35 na Linha Sul, no percurso Parnamirim/Natal.   

Mais informações podem ser obtidas por intermédio do telefone 84 3221-3355.


(Por:Nominuto.com)

Lewandowski nega pedido para tirar Renan Calheiros da CPI da Covid. O ex-presidente do Senado, de postura crítica à condução da pandemia, é o relator da comissão.

STF

Ministro Ricardo Lewandowski considera que presença de Renan Calheiros em relatoria da CPI é assunto "interna corporis" do Congresso. 

 O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, negou nesta quinta-feira (29), o pedido de senadores governistas para tirar Renan Calheiros (MDB-AL) da CPI da Covid. O ex-presidente do Senado, de postura crítica à condução da pandemia, é o relator da comissão.

“Tudo indica cingir-se o ato impugnado nesta ação mandamental a um conflito de interpretação de normas regimentais do Congresso Nacional, o qual, por constituir matéria de cunho interna corporis, escapa à apreciação do Judiciário. Isto posto, indefiro o pedido de concessão de liminar”, disse o ministro na decisão.

O mandado de segurança foi protocolado na última terça-feira, 27, pelos senadores Jorginho Mello (PL-SC), Marcos Rogério (DEM-RO) e Eduardo Girão (Podemos-CE), aliados do presidente Jair Bolsonaro na comissão.

Os parlamentares alegaram que Renan seria suspeito para partiipar da CPI, porque é pai do governador de Alagoas, Renan Filho (MDB). O objetivo da comissão é inevstigar erros e omissões do governo federal, mas também deve analisar eventuais desvios nos repasses de recursos federais aos Estados e municípios.

O senador, no Twitter, já se declarou “parcial” e prometeu não relatar ou votar qualquer coisa que possa envolvar o governo do Alagoas.


(Por:Estadão Conteúdo)

Rio Grande do Norte recebe mais 76.850 doses de vacinas contra a covid-19. Governadora Fátima Bezerra solicitou ao Ministério da Saúde que as doses da CoronaVac sejam direcionadas para aplicação da 2ª dose.

 IMUNIZAÇÃO

Novo lote de vacinas contra a covid-19 desembarcou no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na tarde de hoje. 

O Rio Grande do Norte recebeu na tarde desta quinta-feira (29), por volta das 15h50, no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, mais um lote de vacinas para dar continuidade ao Plano Estadual de Vacinação Contra Covid-19. Foram recebidas 76.850 doses de vacinas, sendo 75.250 doses da Oxford/Fiocruz e 1.600 doses da CoronaVac/Butantan.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, as doses da vacina Oxford/Fiocruz são destinadas para continuidade da vacinação das pessoas de 60 a 64 anos e do grupo de forças de segurança e salvamento e forças armadas, garantindo a aplicação da D1 para esse público. E as doses da CoronaVac/Butantan foram disponibilizadas para aplicação das primeiras doses do grupo de pessoas de 60 a 64 anos.

Ontem (28), durante a reunião com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, a governadora Fátima Bezerra oficializou solicitação que as vacinas da CoronaVac possam ser utilizadas para aplicação da 2ª dose com a finalidade de regularizar as aplicações que estão pendentes, apesar das mesmas terem sido direcionadas para D1.

Além disso, a governadora também solicitou que as doses de CoronaVac da próxima semana sejam priorizadas para os Estados que estão enfrentando o problema na D2, bem como reforçou o pedido de envio de 56.8510 doses que no dia 26/04 já estavam apontando entrar no 28º dia de aprazamento. A Sesap fará um complemento com 400 doses da reserva técnica para chegar às 2000 unidades da CoronaVac a serem entregues.

A distribuição das vacinas para os municípios deverá ocorrer a partir das 7h da sexta-feira (30) na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), seguindo o mesmo esquema de segurança iniciado em janeiro, coordenado pelas secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e operacionalizado com apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Com esse novo lote, o RN já recebeu 972.340 doses de vacinas contra o novo coronavírus. Segundo dados do RN + Vacina, até a manhã desta quinta, mais 700 mil doses das vacinas contra Covid-19 foram aplicadas na população dos 167 municípios potiguares.


(Por:Nominuto.com)

Brasil chega a 400 mil mortos por covid-19 com risco de terceira onda. Reabertura precipitada antes de uma queda sustentada de casos, internações e mortes e maior risco de novas variantes preocupam cientistas.

 COVID-19

Homem com suspeita de covid-19 é amparado por familiar em ambulância em São Jãao de Meriti, no Rio de Janeiro. 

O Brasil ultrapassou hoje a marca de 400 mil mortos pela covid-19 com um patamar ainda alto de óbitos diários e índices de mobilidade crescentes, o que, para especialistas, aumenta o risco de o País ter uma terceira onda da pandemia antes de atingir a imunidade de rebanho pela vacinação. Com o registro de 1.678 novos registros de óbitos de ontem até as 13 horas desta quinta-feira (29), o País já acumula 401.417 vítimas da doença.

Para cientistas especializados em epidemiologia e virologia ouvidos pela reportagem, a reabertura precipitada das atividades econômicas antes de uma queda sustentada de casos, internações e mortes favorece que as taxas de transmissão voltem a crescer, com risco maior do surgimento de novas variantes de preocupação. Com isso, o intervalo entre a segunda e uma eventual terceira onda seria menor do que o observado entre o primeiro e o segundo picos.

Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul autorizaram nas últimas semanas a reabertura de serviços como bares, restaurantes e salões de beleza mesmo com taxas de ocupação hospitalar consideradas críticas (a partir de 80%). Segundo o último boletim do Observatório Covid-19, da Fiocruz, 21 unidades da federação têm taxa de ocupação igual ou superior a 80%. Em dez delas, o índice ultrapassa os 90%.

“Nos níveis em que o vírus circula hoje, esse período entre picos pode ser abreviado, sim. Já vimos esse efeito em algumas localidades na virada do ano. A circulação em níveis altos favorece isso”, diz o virologista Fernando Spilki, coordenador da Rede Coronaômica, força-tarefa de laboratórios que faz o monitoramento genético de novas cepas.

Em 2020, após o pico da primeira onda, o número de casos e mortes começou a cair entre julho e agosto para ter novo aumento a partir de novembro. O surgimento de uma nova cepa do vírus (P.1) em Manaus colapsou o sistema amazonense em janeiro e provocou a mesma catástrofe em quase todos os Estados do País entre fevereiro e março deste ano.

Os últimos dois meses foram os piores da pandemia até aqui. No ano passado, o País demorou quase cinco meses para atingir os primeiros 100 mil mortos, outros cinco meses para chegar aos 200 mil e dois meses e meio para alcançar as 300 mil vítimas. A triste marca dos 400 mil óbitos veio apenas 36 dias depois.

E os dados dos últimos dias indicam que a queda das internações e mortes iniciada há três semanas já apresenta estagnação. O mais provável agora é que os índices se estabilizem em níveis elevados, com 2 mil a 3 mil mortes diárias, ou voltem a crescer, projeta o estatístico e pesquisador em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Leonardo Bastos.

“Agora era a hora de segurar mais, fazer uma reabertura mais lenta e planejada. Esse aumento de mobilidade e contato entre as pessoas pode levar a uma manutenção do número de hospitalizações em um patamar super alto, o que é péssimo, porque sobrecarrega o sistema de saúde. Do jeito que está, a questão não é se vai acontecer uma nova onda, mas quando”, diz o especialista.

Como exemplo de como uma nova variante pode provocar grandes surtos em um intervalo curto de tempo, o especialista da Fiocruz cita o caso do Rio. Ele considera que o Estado já viveu três ondas. Além da primeira, entre maio e junho de 2020, os municípios fluminenses sofreram um segundo pico em dezembro, com o surgimento da variante P.2, e uma nova alta em março deste ano, com a emergência da P.1. “Talvez a próxima onda não seja síncrona em todo o País, mas poderemos ter surtos em diferentes locais”, opina Bastos.

Para Spilki, o aumento nas taxas de mobilidade e relaxamento das medidas de proteção não só elevam as taxas de transmissão como facilitam o surgimento de variantes mais transmissíveis ou letais. “A variante P.1 e outras não são entes estáticos, podem evoluir e se adaptar a novos cenários com o espaço que vem sendo dado para novos casos”, diz ele. Desde novembro, relata o especialista, já foram identificadas oito novas variantes originadas no Brasil.

O epidemiologista Paulo Lotufo, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também destaca que, mesmo com a queda de casos e mortes nas últimas três semanas, o Brasil está longe de vislumbrar um controle da pandemia.

"Houve arrefecimento do número de casos e mortes pelas medidas de distanciamento social realizadas às duras custas. No momento, o retorno às outras fases de distanciamento é preocupante, principalmente na próxima semana, com aumento da procura de lojas pelo Dia das Mães e também pela frequência maior de encontros sem a proteção necessária, como já aconteceu no Natal", alerta.

Os especialistas acham improvável que a imunização consiga contemplar a maioria da população antes de uma nova onda. “A vacinação segue lenta, com interrupções e falhas de esquema, como falta de doses para reforço, o que é mais um complicador no que tange a frear a disseminação e evolução de variantes”, comenta o virologista.

Para os cientistas, as medidas necessárias para minimizarmos o risco de um novo tsunami de casos e mortes são as mesmas preconizadas desde o início da pandemia: uso de máscara (se possível, PFF2), distanciamento social, preferência por ambientes ventilados, rastreamento e isolamento de pessoas infectadas, além da aceleração da campanha de vacinação, que esbarra na escassez de doses.

Eles destacam que, embora a comunidade científica alerte há meses para quais medidas funcionam para barrar o coronavírus, o País segue sendo vítima de posturas negligentes do governo federal e de algumas administrações estaduais e municipais.

Mesmo durante o colapso do sistema de saúde e o agravamento da pandemia nos últimos meses, o presidente Jair Bolsonaro segue circulando sem máscara, provocando aglomerações e promovendo remédios sem eficácia contra a covid. Em várias ocasiões ao longo do último ano, o presidente minimizou o número de vítimas da doença com frases como "E daí?" e "Não sou coveiro".

Seu governo, um dos alvos da CPI da covid, também segue se posicionando contra a adoção de quarentenas como meio de barrar a transmissão e é acusado de lentidão no fechamento de contratos com fabricantes de vacinas, o que impede que a campanha de imunização deslanche. "Nesse cenário, não vejo possibilidade de não termos mais ondas. As medidas de controle seguem as mesmas, mas, lamentavelmente, não estão sendo aplicadas", conclui Spilki.


(Por:Estadão Conteúdo)

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Consórcio Nordeste: Senador quer CPI apurando compra milionária de respiradores

 CONSÓRCIO DO NORDESTE

O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) solicitou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, instalada nesta terça-feira (27) no Senado Federal, que seja investigada a compra milionária e a não entrega de respiradores encomendados por governadores de estados nordestinos através do chamado Consórcio Nordeste. O senador tucano disse que a CPI acatou sua sugestão e vai apurar a compra de 300 ventiladores clínicos de UTI, por mais de R$ 48 milhões, junto à empresa Hempcare, que não distribuiu para todos os estados nordestinos a totalidade dos equipamentos essenciais para a sobrevivência de pacientes com covid-19, pagos com antecedência.

Rodrigo Cunha destaca que a negociação também resultou em lesão aos cofres públicos de Alagoas, também representado no senado pelo relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros (MDB-AL), que já avisou que não atuará em casos envolvendo o estado governado pelo seu herdeiro político, Renan Filho (MDB).

A compra foi alvo da chamada Operação Ragnarok, da Polícia Civil da Bahia. E Rodrigo Cunha sugeriu investigação pela CPI criada hoje, indicando documentos já coletados pela Comissão Parlamentar Interestadual de Acompanhamento e Fiscalização do Consórcio Nordeste, composta por deputados estaduais da região, que apuram os possíveis desvios de recursos públicos nesta compra feita por meio do consórcio criado por governadores.

“Nossa sugestão e indicação foram acatadas pelo senador Eduardo Girão [PODE-CE], membro da CPI, que protocolou formalmente também por sugestão nossa a convocação do secretário executivo do Consórcio, Carlos Eduardo Gabas. Queremos saber onde foram parar estes recursos, porque que Alagoas não recebeu parte dos respiradores que adquiriu, quem foi punido por este alegado desvio e quais providências os agentes públicos do estado adotaram. Neste momento de pandemia e de crise, muitos se aproveitaram para praticar atos de corrupção em nome do falso combate à Covid-19”, disse Rodrigo Cunha.

Indícios de improbidade

O senador tucano lembra que Comissão Parlamentar Interestadual constatou possíveis atos de improbidade administrativa e até crimes contra a administração pública supostamente cometidos pelos gestores estaduais responsáveis pelas aquisições.

E relata que recebeu do deputado estadual alagoano Davi Maia (DEM-AL) os documentos referentes à investigação da Comissão Interestadual. No caso de Alagoas, foram adiantados R$ 4,4 milhões para o Consórcio a fim de realizar a aquisição de 30 respiradores, que até hoje não foram entregues.

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas ingressou na Justiça, em agosto de 2020, com uma ação de cobrança com pedido de tutela de urgência contra o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), para recuperar os recursos pagos antecipadamente pelos respiradores.

Provocado por Rodrigo Cunha, o Ministério da Saúde enviou 40 respiradores para Alagoas, repondo os equipamentos esperados pela rede hospitalar, em meio ao calote do Consórcio Nordeste.

Veto do Tribunal de Contas

O calote levou o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas a determinar que a Secretaria de Estado da Saúde não celebrasse mais contratos com o Consórcio Nordeste, e o Ministério Público de Contas estadual requereu a instauração de uma Tomada de Contas Especial na Secretaria a fim de que fossem esclarecidos os possíveis danos ao erário.

“A CPI da Covid no Senado poderá dar essa grande contribuição para desvendarmos o mistério em torno dos respiradores comprados pelo governo estadual alagoano, e não entregues pelo Consórcio. Queremos transparência e queremos que o dinheiro do combate à pandemia seja revertido para seu devido fim. A população brasileira e alagoana já está sofrendo demais e merece respostas”, concluiu Rodrigo Cunha, por meio de sua assessoria de imprensa.


(Por:Diário do Poder)

Polícia Civil prende homem por tortura em cidade do RN

EM JOÃO CÂMARA,  RN

Divulgação/PCRN

Policiais civis da Delegacia Regional de João Câmara prenderam, nesta terça-feira (27), Elenilson Miterline de Araújo, de 28 anos, conhecido como “Aranha”, pela suspeita de cometer os crimes de tortura e corrupção de menores, na cidade de João Câmara. Em desfavor dele, existia um mandado de prisão preventiva. 

Investigações apontaram que Elenilson Miterline, acompanhado de outros suspeitos, levou um casal até o bairro Ceac, em João Câmara, onde ocorreria a execução das vítimas, o que não ocorreu devido à intervenção da Polícia Militar. Na ocasião, ele teria levado uma das vítimas, em sua própria motocicleta, até o local da execução. 

Elenilson Miterline foi indiciado no Inquérito Policial pelos crimes de tortura, organização criminosa, tentativa de homicídio e corrupção de menores. Após o cumprimento do mandado, ele foi levado à delegacia e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. 

 A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181. 


(Fonte: Portal Grande Ponto) 

Caminhão frigorífico tomba e interdita a RN-117, na Serra de Martins. Rodovia ficou bloqueada durante parte da manhã desta terça-feira (27). Ocupantes do veículo não se feriram e carga de 3 mil kg de frango congelado não caiu do caminhão.

ACIDENTE NA SERRA DE MARTINS,  RN

Caminhão frigorífico tomba na RN-117, na Serra de Martins — Foto: Cedida 

 Um caminhão frigorífico de pequeno porte tombou na manhã desta terça-feira (27) na RN-117, na Serra de Martins, na região Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Os dois ocupantes do veículo não se feriram. A rodovia ficou interditada por cerca de duas horas.

Segundo o motorista, o caminhão apresentou problema no freio. A Polícia Militar foi acionada por populares e esteve no local do acidente entre 9h e 12h. Com a ajuda de uma empresa local e de uma máquina da prefeitura de Martins, foi feita a desobstrução de uma das vias para que houvesse o deslocamento dos veículos no sentido Martins ou para Umarizal e Riacho da Cruz.

A carga - em torno de 3 mil quilos de frango congelado - não chegou a cair do caminhão e foi transferida para outro veículo similar.

O motorista acionou a empresa e aguardava a chegada de um guincho para a retirada do caminhão da pista. 


(Por Iara Nóbrega e Augusto César Gomes — Natal)

Três suspeitos de roubo morrem após perseguição e confronto com a PM na Grande Natal. Caso aconteceu na noite desta terça-feira (27) na BR-406 em Ceará-Mirim. Suspeitos estavam em carro roubado no domingo (25).

 TROCA DE TIROS NA BR-406 EM CEARÁ-MIRIM

Marcas de tiros em carro do 3º Batalhão da Polícia Militar do RN, após confronto com suspeitos de roubo na Grande Natal. — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi 

Armas, celulares e munições deflagradas apreendidas após confronto e morte de suspeitos de roubo na Grande Natal. — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi 


  Três suspeitos de roubo morreram após uma perseguição e confronto com policias militares na noite desta terça-feira (27) na região metropolitana de Natal. Nenhum policial se feriu, segundo a corporação.

A perseguição começou na BR-304, entre Parnamirim e Macaíba e só terminou na BR-406 em Ceará-Mirim. Os policiais militares buscavam três criminosos que estavam em um carro roubado no último domingo (25).

O veículo tinha rastreador e o sinal indicava que os bandidos fugiram pelo acesso Sul do aeroporto. A Força Tática do 3º Batalhão se deparou com o grupo já em Ceará-Mirim e fez o cerco, quando o carro desceu um barranco na rodovia BR-406, perto da entrada da cidade.

 Segundo a PM, depois que se viram cercados, os criminosos atiraram em direção aos policiais, que revidaram. As marcas do confronto ficaram na viatura - principalmente no parabrisa, atingido por tiros.

Os suspeitos baleados foram socorridos ao Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, mas não resistiram e morreram.

A Polícia Militar apreendeu dois revólveres, várias munições, além de dois celulares e uma substância em pó cor de rosa ainda não identificada. Na delegacia, os policiais descobriram que um dos homens usava tornozeleira eletrônica e outro havia rompido o equipamento.

O caso será investigado pela Polícia Civil. 


(Por G1 RN) 

Diretor de hospital morre em acidente de parapente no litoral do RN. Acidente aconteceu na tarde desta terça-feira (27) na praia de Ponta do Mel, em Areia Branca.

 FATALIDADE

Nelson Maia era advogado e morreu em um salto de parapente — Foto: Arquivo pessoal 

  Um advogado morreu após um acidente em um voo de parapente na praia Ponta do Mel, no município de Areia Branca, litoral da Costa Branca potiguar, na tarde desta terça-feira (27).

A vítima foi identificada como Nelson Benício Maia Neto, de 55 anos. Ele atuava como diretor do Hospital Centenário Nelson Maia, em Pau dos Ferros, que tinha esse nome em homenagem ao pai dele.

O acidente aconteceu pouco depois das 12h. De acordo com o Corpo de Bombeiros, amigos que acompanhavam Nelson viram os braços dele descer rapidamente, fazendo com que o parapente mudasse de direção e começasse a cair. Em seguida, Nelson bateu de frente com as falésias da praia de Ponta do Mel.

Nelson em vídeo registrado em Ponta do Mel, local onde praticava o parapente — Foto: Arquivo pessoal 

 A investigação, que vai contar com a necropsia do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), deve explicar se advogado teve algum mal súbito ou se o equipamento apresentou alguma falha. Nelson praticava o esporte há aproximadamente cinco anos.

A equipe do Corpo de Bombeiros de Mossoró realizou as buscas e trabalhou para o resgate do corpo, que estava em um lugar de difícil acesso e bastante acidentado. Toda a operação durou cerca de 4 horas. 

Corpo de Bombeiros atuou durante 4 horas na operação de resgate do corpo em Ponta do Mel, Areia Branca — Foto: Divulgação/CBM 

  Segundo o Corpo de Bombeiros, Nelson fez o salto de parapente sozinho. O advogado morreu antes da chegada do socorro médico. Uma equipe do Itep fez a perícia e o recolhimento do corpo, que seguiu para necropsia em Pau dos Ferros. O velório também ocorrerá na cidade.

Nelson Maia deixa a esposa e cinco filhos. "Ele era um amigo pra toda hora, um pai amoroso, um marido presente, incrível. Sempre fazia de tudo pelas pessoas ao redor. Ajudava os funcionários do hospital com o que tinha e o que não tinha. Era um cara que sempre estava a postos pra ajudar", disse o filho mais velho, Matheus Maia, de 24 anos.

A praia de Ponta do Mel, em Areia Branca, é um ponto conhecido para voos de parapente, tendo uma altitude de 120 metros e com vento considerado forte, comportando voos de até 400 metros de altura. 


(Por Iara Nóbegra e Leonardo Erys, Inter TV Costa Branca e G1 RN) 

RN registra 35 novos óbitos pela covid-19, sendo 16 nas últimas 24 horas. Taxa de ocupação geral de leitos volta a ficar acima de 90% no Estado.

BOLETIM DA SESAP

Nas últimas 24 horas, o Rio Grande do Norte notificou 557 novos casos de infecção pelo coronavírus. 

 O Rio Grande do Norte contabiliza  219.748 casos de infecção pelo novo coronavírus, desde o início da pandemia, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) nesta terça-feira (27). De acordo com o boletim da Sesap, foram 557 novos casos em relação à ontem (26).

Quanto aos óbitos, o número total é de 5.373, sendo 16 registrados nas últimas 24 horas - em Natal (6), Mossoró (3), Macaiba (1), Alto do Rodrigues (1), Macau (1), Pedro Avelino (1), Caicó (01) e Parnamirim (2). - e outros 19 confirmados após exames laboratoriais de dias anteriores. Outras 1.076 mortes seguem em investigação e 724 foram descartadas.

O Estado tem ainda 53.011 casos suspeitos 445.177 casos descartados e 131.955 casos inconclusivos, classificados como síndrome gripal não especificada. O número de pacientes recuperados é de 150.649.

Quanto à taxa de ocupação geral das unidades de saúde, os números no final da manhã de hoje mostram 93,2%. São 648 pessoas internadas em leitos clínicos (enfermaria) e críticos (UTI).

A região metropolitana está com 94,2% dos leitos ocupados, a região oeste com 99% e a Seridó com 72,5% de ocupação. No final da manhã de hoje, havia 25 leitos críticos disponíveis e 341 ocupados, já em relação aos leitos clínicos, eram 83 disponíveis e 307 ocupados.

De acordo com o Regula RN, há 26 pacientes com covid-19 à espera de um leito de UTI, no Estado, 24 leitos críticos disponíveis, aguardando a regulação.


(Por:Nominuto.com)