BRASIL, POLÍTICA
Nessa sexta-feira dia 23, a revista Crusoé divulgou uma investigação espantosa sobre as relações de Doria com a China e empresas chinesas. Nessa matéria, vamos resumir as revelações, acrescentando averiguações que nós da equipe NewsAtual também fizemos.
O pivô de toda a investigação da Crusoé é o advogado Marcelo Braga Nascimento, que segundo a revista, comanda (ou comandava, até recentemente) a filial chinesa do grupo Lide, uma empresa de João Doria. Braga também defendeu o próprio Doria num processo do Ministério Público por improbidade administrativa.
No Lide China, Braga organiza reuniões e eventos com representantes e empresas chinesas e o governo estadual de São Paulo. E segundo a Crusoé, Braga utilizou a filial chinesa do Lide como uma espécie de escritório particular, chegando até a movimentar grandes quantias de dinheiro vivo, segundo as acusações de um ex-funcionário, que diz ter sido ele próprio que transportou essas quantias.
Braga também é acusado por empresas de não ter repassado as partes financeiras devidas pelas causas ganhas do seu escritório contra a Sabesp, empresa pública que era o maior alvo das ações do escritório de advocacia de Braga.
Hoje Doria tenta se afastar de Braga, mas suas relações estreitas com a China são muito antigas para que ele tenha como disfarçar a existência. Ainda segundo a Crusoé, Doria fez questão de visitar a China sempre que esteve em algum cargo público (primeiro em 1987, quando foi nomeado por Sarney como presidente da Embratur).
Não é por menos que Doria sabe, como ele próprio disse, que a China ”vem agressiva nas privatizações” em SP. Mas o povo de SP quer vender o seu estado para o Partido Comunista Chinês?
(Por:News Atual)
Nenhum comentário:
Postar um comentário