sábado, 24 de abril de 2021

Governo do RN critica flexibilização de medidas em decretos municipais

CORONAVÍRUS

Foto: Elisa Elsie

 O coordenador do Pacto pela Vida, Fernando Mineiro, fez hoje (23) um apelo aos prefeitos do Rio Grande do Norte para que cumpram integralmente as medidas de enfrentamento à pandemia contidas no Decreto 30.516/21, que passam a valer neste sábado e ficam em vigor até 12 de maio. Em entrevista coletiva promovida pelo Governo do Estado, Mineiro lembrou que a situação atual é preocupante, mesmo com o fim da lista de espera por leitos de UTI, não cabendo flexibilização maior do que foi pactuado com os diversos segmentos da sociedade.

Para o gestor, a atual flexibilização proposta pelo Estado foi feita com responsabilidade, levando em conta a preservação da vida. "Não vamos conseguir derrotar a pandemia se não for através de uma articulação coletiva, de uma ação conjunta entre as esferas de governo e a sociedade. O decreto é fruto do diálogo, contém demandas apresentadas por diversos segmentos da sociedade", explicou ele.

Mineiro considerou essencial a uniformidade e o cumprimento das medidas de prevenção em todo o RN, e lamentou o pleito apresentado pelo prefeito de Natal ao final da última reunião do Governo do RN com os presidentes das entidades que representam os 167 municípios do Estado. Nesta sexta-feira (23), Álvaro Dias publicou, no Diário Oficial do Municíoio, o Decreto Municipal 12.205 autorizando a comercialização de bebidas alcoólicas em restaurantes, pizzarias, lanchonetes, bares, food parks e similares, durante o horário de funcionamento, para consumação exclusivamente no local. 

Já o decreto estadual mantém suspensa a venda de bebidas alcoólicas, para consumo no local, em qualquer estabelecimento comercial, incluindo hotéis e pousadas, bem como seu consumo em locais de acesso ao público, como conveniências, bares, restaurantes e similares, independentemente do horário.

Ainda segundo o governo, estudos mostram uma relação entre aumento de casos de contágio e de mortes provocado pela covid-19 após a realização de eventos que envolvem o consumo de bebidas e, consequentemente, aglomerações. Em março, mês seguinte ao Carnaval-2021, o RN teve recorde de mortes por covid-19. Foram 882 óbitos em todo o estado potiguar, 419 deles (47,5%) em Natal.


(Por:Portal da Tropical)

Nenhum comentário:

Postar um comentário