quinta-feira, 3 de junho de 2021

Bolsonaro exalta governo e festeja vacinas, PIB e Copa América. Em pronunciamento, presidente lamentou "cada vida perdida". Ele, no entanto, não citou números da pandemia, que já ceifou 467,7 mil vidas

GOVERNO

 Presidente Jair Bolsonaro

Durante pronunciamento em rede nacional nesta quarta-feira (2/6), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) exaltou medidas do governo federal, comemorou a entrega de vacinas contra a Covid-19, defendeu o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) e voltou a criticar medidas de isolamento social. Houve panelaços em todo o país durante o discurso do chefe do Executivo.

Bolsonaro começou o pronunciamento lamentando “cada vida perdida”. Ele, no entanto, não citou o número de mortos em razão do novo coronavírus. O país acumula mais de 16,7 milhões de casos da Covid-19 e já registra mais de 467,7 mil óbitos em decorrência da doença.

Durante sua fala, o presidente celebrou a marca de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 distribuídas aos estados. Ele afirmou que todos os brasileiros que quiserem serão vacinados ainda neste ano.

O chefe do Executivo voltou a falar que o Brasil é o quarto país que mais vacina no mundo. A posição no ranking global, no entanto, leva em consideração apenas o número total de doses aplicadas.

Quando a comparação do total de doses aplicadas leva em conta o tamanho da população de cada país, o Brasil aparece em 78º entre 190 nações e territórios. Os números são do levantamento Our World In Data.

“Hoje alcançamos a marca de 100 milhões de doses de vacinas distribuídas a estados e municípios. O Brasil é o quarto país que mais vacina no planeta. Neste ano, todos os brasileiros, que assim o desejarem, serão vacinados. Vacinas essas que foram aprovadas pela Anvisa”, declarou Bolsonaro.

Bolsonaro também celebrou a previsão de crescimento de 4% do PIB em 2021 e a realização da Copa América de futebol. Nessa terça-feira (1º/6), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,2% no primeiro trimestre de 2021, na comparação com o quarto trimestre de 2020.

“Só no 1º trimestre deste ano, a economia mostrou seu vigor, estando entre os países do mundo que mais cresceram”, afirmou.

Sem citar governadores e prefeitos, o presidente ainda voltou a criticar medidas de enfrentamento à pandemia e disse que o governo federal “não obrigou ninguém a ficar em casa”.

“O nosso governo não obrigou ninguém a ficar em casa, não fechou o comércio, não fechou igrejas ou escolas e não tirou o sustento de milhões de trabalhadores informais”, disse Bolsonaro.

 

(Por:Mayara Oliveira/Metropolis)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário