sábado, 18 de abril de 2015

Promotoria denuncia onze executivos de empresas

CARTEL

 São Paulo - O Ministério Público Estadual ofereceu denúncia (acusação formal) à Justiça contra 11 executivos de empresas do setor ferroviário e um funcionário da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), por formação de cartel em contratos firmados para o fornecimento de trens e materiais ferroviários na execução de três projetos da estatal firmados em 2007 e 2008. Reynaldo Rangel Dinamarco, da CPTM, segundo a denúncia, teve participação, utilizando-se à época, de sua condição de presidente da Comissão de Licitações da CPTM.

Governo SPContratos de multinacionais para fornecimento de materiais ferroviários estão sob investigaçãoContratos de multinacionais para fornecimento de materiais ferroviários estão sob investigação

Segundo a denúncia, oferecida pelo promotor de Justiça Marcelo Batlouni Mendroni, do Grupo Especial de Delitos Econômicos (GEDEC), as empresas, por meio de seus executivos e funcionários, dividiram entre si três contratos administrativos “combinando as propostas que apresentariam nas concorrências públicas”.

“As empresas dividiram o mercado e o preço final superfaturado, direcionando cada licitação e sabendo previamente qual empresa seria a vencedora de cada um dos contratos e quais os preços de cada uma, o que fazia com que as outras empresas que participavam do cartel ofertassem suas propostas a preços superiores ou simplesmente não participassem da concorrência na referida licitação, deixando de oferecer proposta”, afirma a denúncia do Ministério Público.

A acusação é resultado de investigação criminal realizada pelo GEDEC, a partir de provas documentais encaminhadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), e da análise detalhada das correspondentes licitações, que demonstram práticas anticoncorrenciais nos procedimentos instaurados pela CPTM, segundo o promotor Mendroni.

O promotor mostra que os processos licitatórios referentes aos contratos transcorreram, em suas principais fases, concomitantemente, dentro de um só mês (outubro de 2007) com sessões designadas e ocorridas nos mesmos dias de forma a facilitar o controle da divisão dos contratos entre as empresas.

O site do Ministério Público Estadual divulgou ontem, a lista dos 12 denunciados por cartel: César Ponce de Leon, Luiz Fernando Ferrari e Ruy Grieco, executivos da Alstom Transport S/A; José Manuel Uribe Regueiro, da CAF Brasil - Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles S/A; Carlos Levy, executivo da Bombardier Transportation Brasil Ltda/ DaimlerChryler Rail Systems (Brasil) Ltda.; David Lopes e Wilson Daré, executivos da Temoinsa do Brasil Ltda.

E mais: Mauricio Memoria; Manuel Carlos do Rio Filho e Telmo Giolito Porto, da Tejofran - Empresa Tejofran de Saneamento e Serviços Ltda; Massimo Giavina-Bianchi, da T’Trans - Trans Sistemas de Transportes S/A.

A investigação sobre as irregularidades em processos licitatórios começou em 2013, quando a Siemens Brasil procurou o Cade - Conselho Administrativo de Defesa Econômica - por determinação de sua matriz na Alemanha, que tinha adotado uma posição contrária a práticas de corrupção tanto naquele país como nos demais onde atua.

O aprofundamento das investigações mostrou que o pagamento de propina a funcionários público e as reuniões para acertar que ganhava e quem daria o suporte legar para consolidar o processo era uma prática antiga, que teria sido iniciada no final do governo Covas, atravessou a breve administração Serra e tambémse estendeu ao governo Alckmin.

As investigações mostraram ainda que a prática estava disseminada no Brasil e em outros países na francesa Alstom. Em 2013, a Alstom recebeu multa milionária na Suíça e um de seus vice-presidentes acabou preso nos Estados Unidos. O MP ainda poderá fazer novas denúncias com base em outros períodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário