AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CMN
A Câmara Municipal de Natal, através de uma propositura do vereador e presidente da casa, Franklin Capistrano (PSB), realizou na manhã de ontem, (13) uma audiência pública que debateu a insegurança nas agências dos Correios na capital e no estado. Participaram vereadores, sindicalistas, funcionários da estatal, representante do prefeito, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Federal e concursados que ainda não foram convocados.
O presidente do Sindicato dos Servidores dos Correios, Edilson Silva, defendeu a categoria e cobrou medidas enérgicas que garantam a segurança dos funcionários. Segundo contou, há assaltos à agências no estado praticamente todos os dias. “É imprescindível que uma empresa que presta serviço para o Banco do Brasil e Banco Postal tenha a estrutura necessária com porta giratória e vigilância armada em suas agência. Queremos sensibilizar a sociedade e engajar todos na luta”, disse o diretor do sindicato.
Segundo a Superintendência Regional dos Correios, o estado conta com 184 agências, sendo que 154 são correspondentes bancários. Destas, 35 têm portas giratórias e cerca de 100 possuem vigilância armada. O superintendente, José Alberto Brito, anunciou que a estatal está implementando um plano de segurança desde o ano passado. Para 2015 está prevista a implantação de portas giratórias e segurança armada em mais 24 unidades e, para o próximo ano, outras 43 agencias terão portas giratórias e outras 34 terão segurança armada. “São investimentos de mais de R$ 7 milhões para este e o próximo ano. Em todas as agências reformadas que está sendo implantado esse novo sistema. Mas precisamos da segurança da porta para fora que cabe ao estado e município. Na região Oeste houve esse trabalho da Polícia Militar e já estamos há 100 dias sem nenhuma ocorrência na região”, diz o superintendente.
De acordo com Franklin Capistrano, a audiência foi solicitada pelos servidores dos Correios, a fim de que se buscassem soluções para mudar a realidade de insegurança que vive os Correios no estado. “Devido ao alto índice de assaltos, estamos buscando propostas e situações que venham a aliviar essa situação.Uma proposta apresentada é a aprovação de uma lei que obrigue a todas as agências da cidade serem equipadas com porta giratória e detector de metais, além de segurança armada”, disse o vereador. Ele autorizou que seja remetido ao superintendente nacional dos Correio a cópia da gravação da audiência pública para que tome conhecimento da situação local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário