sexta-feira, 22 de maio de 2015

Dnit instala novos radares em trechos urbanos da BR-101, em Natal

FISCALIZAÇÃO

O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) amplia a fiscalização eletrônica em trechos de rodovia no perímetro urbano da BR 101, em Natal, com a instalação de mais radares. Os equipamentos estão sendo instalados próximo à passarela de pedestres sobre a BR 101, em Potilândia, e nas imediações do túnel de acesso à avenida das Alagoas, bairro de Neópolis. No momento, a única sinalização que existe é de limite de 80km/h para carros utilitários e 60km/h para caminhões e ônibus.
 
Alex RégisMotoristas foram pegos de surpresa com nova fiscalizaçãoMotoristas foram pegos de surpresa com nova fiscalização

A ampliação da estrutura de fiscalização ocorrem em trechos de rodovias de intenso fluxo — principal via de entrada e saída à capital — e onde são comuns as colisões traseiras. A estrutura em fase de instalação reforça a rede de monitoramento que há alguns anos vem sendo ampliada pelo Departamento em pontos estratégicos das rodovias federais, especialmente em áreas urbanas por onde passam essas vias, com intuito de coibir infrações comuns como excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho.

Alex RégisRadares de velocidade estão posicionados próximos à passarela de PotilândiaRadares de velocidade estão posicionados próximos à passarela de Potilândia

Além dos medidores de velocidade de responsabilidade do Dnit, a fiscalização eletrônica das rodovias no Estado é feita com uso de quatro radares móveis da Polícia Rodoviária Federal.

A vantagem, nesse caso, é a mobilidade em manter fiscalização nos diferentes trechos das rodovias federais de responsabilidade da PRF. A BR 304, por exemplo, é uma das vias com maior intensidade de fiscalização por parte da PRF e que conta também com monitoramento de radar fixo porque condensa a maioria dos acidentes com mortes em vias federais no Rio Grande do Norte. Dados da Polícia Rodoviária Federal indicam que, nessa rodovia, ocorrem 36% das mortes.

Entre janeiro e abril deste ano, por exemplo, foram captados 27.591 imagens de veículos que transitaram acima da velocidade permitida (80 km/h).

O trecho onde o Dnit está instalando os novos radares, na BR 101, não condensa maioria dos acidentes graves, mas está entre os trechos com alta incidência de sinistros de baixa gravidade. Maioria com danos materiais e muito relacionados à velocidade acima do permitido ao trecho. Um risco ampliado devido ao elevado fluxo de veículos, que para os policiais, exige ainda mais atenção às regras previstas em lei.

A reportagem tentou durante dois dias obter informações sobre a instalação dos equipamentos e quando eles começam a operar, e sobre outros eventuais trechos de rodovias federais que poderão receber incremento desse tipo de fiscalização. Na superintendência regional, a informação veio apenas de uma secretária, de que o superintendente em exercício estava afastado temporariamente por licença paternidade, e a assessora de imprensa de férias. Os questionamentos foram encaminhados nessa quinta-feira (21) à assessoria de imprensa do Dnit em Brasília, mas até o fechamento da reportagem as respostas não haviam chegado.
Alex RégisFiscalização eletrônica está posicionada na BR-101Fiscalização eletrônica está posicionada na BR-101

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