segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Tragédia! Jovem músico morre afogado em açude na zona rural de Itau no Alto Oeste Potiguar

ITAU,  RN
afogamento


Um jovem de 18 anos de idade, morreu vítima de afogamento, neste domingo 29 de setembro de 2019, em um açude no município de Itau na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.
Segundo informações, Lindenjhoson, que era natural de Riacho da Cruz RN, fazia parte como integrante do Grupo Musical Forró da Mídia da cidade de Itaú e perdeu a vida durante um banho.
As informações sobre o ocorrido ainda são poucas. O que se sabe até o momento é que o jovem músico se afogou no açude localizado na zona rural de Itaú e acabou morrendo.
O corpo do jovem será encaminhado para ser necropsiado no Instituto Técnico Científico de Perícia (Itep) unidade regional de Pau dos Ferros no Alto Oeste Potiguar.

(Por:Fim da Linha)

Carro explode em posto de combustíveis em Caraúbas e por pouco não causa tragédia

CARAUBAS,  RN
capa

Um carro tipo Saveiro explodiu na manhã deste domingo 29 de setembro de 2019, quando era abastecido com gás GLP em um posto de combustíveis na cidade de Caraúbas, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O veículo ficou parcialmente destruído pela explosão do cilindro.
O posto onde aconteceu o acidente fica localizado na RN-117, no bairro Sebastião Maltês e  de acordo com informações que circularam nas redes sociais, a explosão teria acontecido possivelmente devido a má instalação do equipamento.
Vídeo da explosão circulou em grupos de whatsapp e mostra que havia outros carros abastecendo no posto e por pouco não causou uma tragédia. Pessoas comentam que foi um milagre ninguém sair ferido durante o acidente.
(Por:Fim da Linha)

Trabalhos do Centro Cultural Trampolim da Vitória são iniciados no Augusto Severo. Além do antigo terminal de passageiros, o projeto utilizará ainda outras edificações situadas na Ala 10, unidade da Força Aérea Brasileira, em Parnamirim. Na área em que funcionava o antigo terminal de passageiros funcionará um pavilhão de exposições

HISTÓRIA

Prefeito Rosano Taveira durante lançamento do projeto no Cine Teatro de Parnamirim

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Planejamento, Finanças, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seplaf), apresentou na semana passada, no Cine Teatro Municipal, o início do trabalho da implantação do projeto do Centro Cultural Trampolim da Vitória. Com o intuito de resgatar a história da cidade, o Centro Cultural será instalado no antigo Aeroporto Augusto Severo e será um dos projetos mais importantes do município.
Entre as autoridades que participaram do evento estavam o prefeito Rosano Taveira, representantes da Força Aérea Brasileira, Sebrae e Fecormércio, secretários e vereadores municipais. A previsão de entrega da primeira etapa do Centro Cultural é o dia 17 de dezembro, dia do aniversário de Parnamirim. A Prefeitura pretende investir aproximadamente R$ 2,1 milhões.
O prefeito Rosano Taveira falou sobre a importância da instalação do Centro Cultural para o município e estado. “Agradeço o apoio da Força Aérea Brasileira. Trabalhamos durante sete meses para alcançar essa conquista. É muito gratificante a realização deste equipamento, que é autossustentável e vai melhorar ainda mais a economia, gerando emprego e renda”, disse Taveira, lembrando que os trabalhos na área começam já nesta semana.
O secretário de Planejamento, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Giovani Júnior, apresentou o projeto para a imprensa, autoridades e personalidades de diversos segmentos da sociedade. De acordo com o secretário, as atrações que serão ofertadas no Centro Histórico vão aumentar a visitação de turista na cidade.
“A primeira parte inclui o terminal de passageiros. Vamos contar a história da aviação e da segunda guerra mundial interagindo com a tecnologia. Simulação de voo, projeções, óculos 3D e visitação aos aviões com direito ao uso do fardamento e tudo. A ideia é gerar muita interatividade, para que as pessoas conheçam não só a história, mas possa vivenciá-la também”.
O PROJETO
Além do antigo terminal de passageiros, o projeto utilizará ainda outras edificações situadas na Ala 10, unidade da Força Aérea Brasileira, em Parnamirim.
Na área em que funcionava o antigo terminal de passageiros funcionará um pavilhão de exposições, com mostras temáticas e exposições de aviões utilizados na época da 2ª Guerra Mundial.
Outro espaço utilizado será o Campo da Aeropostale/Air France, que teve suas origens no ano de 1927, quando aqui chegou Paul Vachet, a fim de instalar um aeródromo para a empresa francesa de aviação, dando início assim a história de Parnamirim.
Além deste espaço, será utilizado ainda a Estação da Lati, fundada em 1939 quando a Linee Aeree Transcontinentali Italiani (Linhas Aéreas Transcontinentais Italianas) construiu seu primeiro Hangar para ligação aérea das Américas com a Europa, em substituição aos alemães, envolvidos na 2ª Guerra Mundial.
Serão utilizados ainda três edificações da Base Oeste da Ala 10, construídas originalmente pela aeronáutica, a partir de 1942, com a criação da Base Aérea de Natal.
Brigadeiro da FAB visita COI
O prefeito Rosano Taveira, acompanhado dos secretários Dario de Medeiros, Marcondes Pinheiro e Wolney França, apresentou o Centro de Operações Integradas de Parnamirim ao Brigadeiro da FAB Marcelo Rivero. O militar falou da importância da Central para a segurança pública.
“É fundamental para complementar a segurança, o trabalho da polícia e agir na prevenção. A sociedade sabendo que está monitorada vai se sentir mais segura. Quem tiver intenção de cometer algum crime vai pensar duas vezes, pois sabe que está sendo observado. A cidade está de parabéns”.

(Por:AgoraRN)

Alecrim vence Parnamirim por 3 a 1 na abertura da 2ª divisão do Potiguar. Alecrim volta a campo no dia 13 de outubro, às 15h, no Estádio Nazarenão contra o Centenário, em jogo válido pela 3ª rodada

CAMPEONATO POTIGUAR 2ª DIVISÃO

Verdão venceu o Parnamirim de virada pelo placar de 3x1 no estádio Frasqueirão (Natal)

A Segunda Divisão do Campeonato Potiguar 2019 teve início na tarde deste sábado, 28, no Estádio Frasqueirão. Na ocasião, o Alecrim enfrentou o Parnamirim na abertura da competição e acabou saindo com a vitória de virada pelo placar de 3 a 1.
Os gols do Verdão foram marcados por Geilson, Montanha e Ronaldo, enquanto que Gustavo marcou o primeiro gol da partida para o Parnamirim. O gol do time da Grande Natal foi olímpico, a partir de uma cobrança de escanteio.
O Alecrim volta a campo no dia 13 de outubro, às 15h, no Estádio Nazarenão contra o Centenário, em jogo válido pela 3ª rodada.
Já o Parnamirim enfrenta o Centenário no próximo sábado, 5, também no Nazarenão, às 15h, porém a partida é válida pela 2ª rodada do grupo A.
Essa é a segunda temporada consecutiva que o Alecrim disputa a segunda divisão estadual. No ano passado, o clube acabou vice-campeão, perdendo a final para o Palmeira de Goianinha.

(Por:AgoraRN)

Natal terá greve geral da educação em pleno feriado. Ato está marcado para esta quinta-feira, 3, feriado de Mártires

GREVE.

FOTO: NEY DOUGLAS MARQUES

A União Nacional dos Estudantes (UNE) confirmou a realização de uma greve geral da educação, com manifestações em diversas cidades do Brasil nesta quinta-feira, 3. De acordo com comunicado no site oficial da entidade, as principais pautas dos protestos são o posicionamento contra cortes na Educação, contra a privatização de universidades públicas e a garantia do pagamento de bolsas CNPq.
Dentre as cidades com atos confirmados no dia 3, Natal está inclusa. No entanto, não só na capital potiguar como em todo o Rio Grande do Norte, esta quinta-feira será feriado de Mártires de Cunhaú e Uruaçu.
De acordo com as redes sociais da UNE, o protesto em Natal está marcado para acontecer em frente ao shopping Midway Mall, às 15h.
Dia 2 e 3 de outubro é greve geral da educação. Estaremos nas ruas no dia 3 em grandes atos pelo Brasil. Já tem ato marcado na sua cidade? Mande para as redes da @uneoficial
View image on Twitter


(Por:Portal no Ar)

Bombeiros combatem incêndio florestal no Seridó Potiguar. Focos foram registrados entre Caicó e Cruzeta

EM CHAMAS

FOTO: DIVULGAÇÃO/CORPO DE BOMBEIROS DO RN

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM-RN) combate um incêndio florestal na região Seridó Potiguar. Os focos começaram no início da tarde desse domingo (29), entre Cruzeta e Caicó.

Segundo a corporação, vários focos de incêndio foram apagados, mas alguns ainda persistem e estão sendo monitorados pelo Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.
Ainda de acordo com o CBM-RN, não há registro de vítimas nem de danos em edificações.
Nos últimos dias, os bombeiros já combateram incêndios em Patu e em Alexandria, ambos na região Oeste do RN.

(Por:Portal no Ar)

Competição de empinar motos termina com 60 veículos apreendidos pela PM em Ielmo Marinho, RN. Condutores sem habilitação, motos com IPVA atrasado ou sem placa, chassi adulterado, condutores sem capacete, além de manobras arriscadas foram as principais irregularidades constatadas.

EM IELMO MARINHO,  RN
Motos recolhidas foram levadas para o pátio do Detran, em Natal — Foto: PMRN

Condutores sem habilitação, motos com documentação atrasada e manobras arriscadas foram as principais irregularidades constatadas quando os policiais chegaram ao evento — Foto: PMRN

Cinquenta e nove motocicletas e um carro foram apreendidos pela Polícia Militar na tarde deste domingo (29) em Ielmo Marinho, na Grande Natal. Foi durante uma competição de empinar motos, evento que contou com o apoio da prefeitura. O carro que foi recolhido, inclusive, pertence ao município. Três pessoas foram conduzidas à delegacia da cidade.

O evento foi batizado de 1º Ano da Família Rasta Placa Moto Style. Em um banner divulgado na redes sociais, estão presentes as logomarcas da Prefeitura de Ielmo Marinho e também da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel).

G1 ligou para a Prefeitura de Ielmo Marinho, mas as ligações não foram atendidas.

Segundo o Comando de Policiamento Rodoviária Estadual (CPRE), a prefeitura disponibilizada pela prefeitura tinha apenas um motorista, ou seja, não havia uma equipe de socorristas treinada para um eventual acidente.

Condutores sem habilitação, motos com IPVA atrasado e/ou sem placa, chassi adulterado, condutores sem capacete, além de manobras arriscadas foram algumas das principais irregularidades constatadas quando os policiais chegaram ao evento. Alguns motociclistas ainda foram flagrados empinando os veículos sobre a RN-064, rodovia que liga Ielmo Marinho a Ceará-Mirim.

As três pessoas que foram conduzidas à delegacia assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) – que é o registro de uma infração de menor potencial ofensivo – e em seguida foram liberadas.

(Por G1 RN)

Três concursos seguem com inscrições abertas no Rio Grande do Norte; confira. Ao todo, são 543 vagas disponíveis em diferentes cidades do interior do estado, com salários que chegam a R$ 10 mil.

CONCURSO  PÚBLICO
Veja concursos que estão com inscrições abertas no Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação
Veja concursos que estão com inscrições abertas no Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação

Três concursos para ocupação de vagas no interior do Rio Grande do Norte seguem com inscrições abertas. Ao todo, são 543 vagas disponíveis em diferentes cidades, com salários que chegam a R$ 10 mil. Os editais foram lançados entre o final de agosto e no decorrer deste mês de setembro.

Concurso para a Secretaria de Educação de Parnamirim


Concurso para a Prefeitura de Ipueira


  • Vagas: 6
  • Nível: médio e superior
  • Remunerações: de R$ 998 a R$ 2 mil
  • Prazo de inscrição: até o dia 11 de novembro
  • Local de inscrição: site da Funvapi
  • Taxas de inscrição: R$ 70 (nível médio) e R$ 100 (nível superior)
  • Provas: 17 de novembro
  • Edital do concurso para a Prefeitura de Ipueira

Concurso para prefeituras e câmaras municipais do Mato Grande



(Por G1 RN)

Baixista potiguar Júnior Bass Groovador encontra ídolo Dave Grohl depois de tocar no palco principal no Rock in Rio. Músico natural de Natal foi ao palco com Jack Black, da dupla Tenacious D, e ganhou elogios de líder do Foo Fighters neste sábado (28).

ROCK IN RIO 2019
Dave Grohl abraça Júnior Bass Groovador nos bastidores do Rock in Rio — Foto: Reprodução/TV Globo
Dave Grohl abraça Júnior Bass Groovador nos bastidores do Rock in Rio — Foto: Reprodução/TV Globo
Jack Black e Júnior Bass Groovador fazem dueto — Foto: Reprodução/TV Globo
Jack Black e Júnior Bass Groovador fazem dueto — Foto: Reprodução/TV Globo

Foi com uma combinação de baixo e forró que Júnior Bass Groovador foi descoberto. O baixista potiguar, que ganha a vida como vigilante, fez uma versão dançante de Nirvana e bombou na internet.

A fama nas redes rendeu uma participação no palco mais importante do Rock in Rio 2019. No festival, Júnior participou do show da dupla Tenacious D, do ator Jack Black e o músico Kyle Gass, neste sábado (28).

Antes do show, Jack Black pediu nas redes sociais: "Alguém pode me dar os contatos do Júnior Bass Groovador?"

No seu grande momento, Júnior levou o público e os músicos ao delírio. Ele tocou "Smells like teen spirit", do Nirvana, de rosto colado com Black. Mais tarde, o brasileiro ainda voltou ao palco para fazer um solo. Ainda mais à vontade, foi ovacionado.

"O mais emocionante foi ter Dave Grohl vendo meu show", declarou o potiguar. Grohl é líder do Foo Fighters e, antes, tocava no Nirvana homenageado por Groovador. Nos bastidores, o americano não poupou elogios para o baixista.

"Quando eu soube que iria tocar no Brasil eu pensei: 'Tenho que conhecê-lo"', disse Grohl. "Eu ouvi eles chamando Groovador e saí correndo pra ver. Ele é o cara."

(Por Tatiana Nascimento, Fantástico)

Lei de Fernando Henrique Cardoso pode acelerar privatizações

PRIVATIZAÇÕES
De acordo com o secretário-geral do PSDB, Marcus Pestana, o ex-presidente FHC é o único que pode aproximar os demais candidatos

Para dar agilidade ao programa de privatizações, o governo vai usar uma lei do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), que permitiu a venda da Vale e da Telebrás. Agora, a equipe do presidente Jair Bolsonaro quer repassar à iniciativa privada ABGF (seguradora), Telebrás (dona de redes de fibra ótica usadas na internet banda larga), Serpro (que cuida do processamento de dados da declaração do Imposto de Renda e de infrações de trânsito, por exemplo) e Dataprev (que processa os pagamentos de benefícios do INSS, entre outras coisas).

Essa lei de 1997 permitiria ainda que o governo privatizasse, se desejar, empresas como Infraero e todas as Companhias Docas, que administram os portos nos Estados. Não permitiria, no entanto, a venda das chamadas “joias da coroa": Petrobras, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Eletrobrás e Correios, nem da Casa da Moeda.

Petrobras, Caixa e Banco do Brasil são exceções citadas na própria Lei 9.491/1997, sancionada por FHC. No caso da Eletrobrás, como a empresa foi excluída do Programa Nacional de Desestatização (PND) por lei, durante o governo Lula, a avaliação é que ela precisaria de outra lei para ser incluída novamente. Por isso, o governo deve enviar uma proposta própria ao Congresso para tratar do tema, que, no entanto, já enfrenta resistência - o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), já disse que a bancada de senadores do Norte e Nordeste é contra inclusive ele mesmo.

Já os Correios e a Casa da Moeda têm atividades com monopólio assegurado pela Constituição. A avaliação é a de que seria preciso aprovar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para retirar essas atribuições ou, no mínimo, de uma nova lei mudando o marco legal dos setores em que elas atuam.

Controle
Hoje, a União detém 133 estatais federais, das quais 87 são subsidiárias e já não precisam de lei para serem privatizadas - é o caso de Caixa Seguridade e Transpetro, por exemplo, para as quais a venda é uma decisão da “empresa-mãe", respectivamente, Caixa Econômica Federal e Petrobras. As demais 46 são de controle direto da União, e a lei atual valeria para 40 delas - para isso, bastaria incluí-las por decreto no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que substituiu o PND.

O governo viu uma brecha para tocar as privatizações nos termos da lei de 1997 com base em julgamentos recentes do Supremo Tribunal Federal (STF). A questão da exigência legal foi tratada em junho, quando o Supremo decidiu que a venda ou perda de controle acionário de subsidiárias de estatais não precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional. No mesmo julgamento, o STF proibiu o governo de vender as estatais de controle direto sem autorização legislativa.

Isso gerou especulações sobre a necessidade de enviar ao Congresso dezenas de leis diferentes, uma para cada estatal a ser privatizada.

A avaliação, porém, é que a exigência não significa uma lei específica para cada estatal, bastando, para isso, uma lei genérica sobre o assunto - ou seja, a lei que já existe. O governo aguarda apenas a publicação do acórdão pelo Supremo para retomar os planos de privatizações com base nesse entendimento.

O ministro Ricardo Lewandowski está terminando de revisar a ementa do voto sobre a venda de subsidiárias. Outros ministros ainda precisam liberar os seus respectivos votos para que o acórdão seja publicado, o que pode esclarecer pontos do julgamento. Mas, no Ministério da Economia e na Advocacia-Geral da União (AGU), não há dúvidas: o STF exigiu lei e o governo já possui essa lei.

Um outro julgamento, realizado no plenário virtual da Segunda Turma do STF no fim de agosto, foi interpretado pelo Palácio do Planalto como uma “sinalização muito positiva" às pretensões do governo. Naquela ocasião, os ministros discutiram uma ação do Partido dos Trabalhadores contra uma lei do Estado do Rio Grande do Norte que instituiu o Programa Estadual de Desestatização.

O Ministério da Economia foi procurado, mas não se pronunciou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


(Via:TN)

Luto! Ex-jogador que defendeu o Flamengo por oito anos morre. Ele disputou 222 jogos com 37 gols pelo clube carioca

LUTO NO FLAMENGO
Resultado de imagem para fotos do ex-jogador do flamengo arilson
Rio - O ex-ponta esquerda do Flamengo, Arilson morreu neste fim de semana. O jogador teve passagem pelo Flamengo nos anos 60 e 70, tendo disputado 222 jogos com a camisa do clube carioca. Ele tinha 70 anos.

Com a camisa do Flamengo, Arilson marcou 37 gols. Ele conquistou os títulos cariocas de 1972 e 1974, além do Torneio do Povo (1972) e do Torneio de Verão (1970 e 1972). 

Em seu perfil oficial no Twitter, o Flamengo lamentou a morte do ex-jogador.

Confira a nota:
"Lamentamos profundamente a morte do nosso ex-ponta esquerda Arílson, que nos deixou neste fim de semana. Obrigado por tudo o que você fez com o Manto. Muita força aos amigos e familiares neste momento."



(Por O Dia)

Boris Casoy denuncia “armadilha” montada contra Bolsonaro na CPMI das Fakes News

ARMADILHA


A oposição torce contra o país. Pior, conspira a todo instante.

São fissurados pelo poder. O poder pelo poder. Nada mais importa. O discurso por democracia é um mero engodo.

A CPMI comandada pelo senador baiano Angelo Coronel é mais um exemplo.

Denominada CPMI das Fakes News a intenção parece óbvia. Emparedar o governo Bolsonaro. Para tanto, nessa cruzada, pretendem, inclusive, convocar para depor o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente.

Parece óbvia a intenção de criar constrangimento.

Dominada pela oposição, a CPMI das Fakes News tem verdadeiramente ‘atropelado’ os parlamentares que apoiam o governo, agindo de forma arbitrária para atingir fins ‘inconfessáveis’.

O jornalista Boris Casoy denunciou a tramoia.


(Por:Jornal da Cidade Online)

A história do deputado que falava sozinho enquanto todos os outros saqueavam a nação

BRASIL,  POLÍTICA

2002: PT eleito. 2006: PT eleito. 2010: PT eleito. 2014: PT eleito. O Congresso Nacional todo comprado, servindo apenas de um mero carimbador para os projetos de lei que vinham do Executivo e como “sócio” do Governo em maracutaias.

Nesse cenário, um Deputado Federal destacava-se (negativamente), falando sozinho no Plenário, em discursos de forte oposição à política da época, nadando contra a maré de roubalheira desenfreada e de fisiologismo.

Ninguém o levava a sério, e até mesmo o ridicularizavam, já que ele era motivo de chacota.

Agora, que ele é Presidente da República, e continua se mantendo firme e fiel aos mesmos princípios que sempre teve, ao primeiro sinal de que seu governo será mais difícil do que alguns pensavam, já vejo gente desanimada, e disseminando histerismo nas redes sociais e na internet.

Você, que não aguenta 9 meses de um governo que, antes mesmo de tomar posse, já sabia que receberia forte oposição e sabotagem de todo o sistema (incluindo-se aí os outros 2 Poderes e o próprio Executivo, com setores da administração pública indireta, como universidades, além da totalidade da mídia do país), sem dar chilique e ficar nervoso, com crises de ansiedade e pânico: quer um conselho?

O mundo não tem lugar pra gente fraca. Se for o seu caso, que já desistiu do Presidente que ajudou a eleger (obviamente, estou escrevendo para quem votou em Bolsonaro, ainda que no 2º turno por “falta de opção”, como gostam de falar) e do Brasil, saia das redes sociais e da internet, e vá viver a sua vida tranquilamente, tentando ter paz de espírito.

Não fique contaminando pessoas que têm fé e esperança, e que acham que o que fazem juntas, conscientizando todos sobre a necessidade de se empenharem para o Governo dar certo, é importante para o Brasil.

Saiba você que, no fundo, Jair Bolsonaro continua lutando sozinho contra essa corrupção que se espalhou e se instalou em nosso país. Queremos apenas ajudá-lo, para tornar a sua missão um pouco menos dolorosa e seu fardo um pouco menos pesado.

É que nós não vamos simplesmente cruzar os braços, ver o barco afundar e não fazer nada. Não e não. Ficaremos até o final. Até o último homem. Até o último suspiro. Porque sabemos que o que fizemos na urna, no ano passado, não acabou, e nosso pensamento é de longo prazo; a mudança que implementamos em nosso país, quanto à forma de se fazer política, é irreversível.

Mas se isso tudo é demais para você, mais uma vez eu sugiro que saia da internet, para se preservar do sofrimento com as crises de ansiedade e histerismo. Volte em 2022, para ajudar a reeleger Bolsonaro, para continuarmos o trabalho que iniciamos em 2018 (e do qual você participou). Será muito bem recebido, como sempre. Sabemos que no fundo você quer o mesmo que nós, só que não aguenta a luta, as consequências da batalha, e entendemos isso.

Mas, por outro lado, se você está é decepcionado e desanimado com o Governo de Jair Bolsonaro, e já se pondo em dúvida se está arrependido com o seu voto, fique tranquilo que em 2022 você poderá votar em João Dória, Luciano Huck, João Amoedo, ou ainda em Ciro Gomes. Eles certamente não farão você se arrepender do seu voto.

Já nós todos aqui, repito, ficaremos até o final, junto com aquele deputado que falava sozinho diante de um plenário vazio, na época em que nenhum outro parlamentar o ouvia, porque estavam todos ocupados saqueando a Nação.


(Por:Guillermo Federico Piacesi Ramos/jornaldacidadeonline)

Levantamento mostra Bolsonaro com 75% de aprovação

PESQUISA


Segundo o Portal R7, uma pesquisa realizada pela intenet mostra que o presidente Jair Bolsonaro tem índice de aprovação de 75% junto ao eleitorado brasileiro. O levantamento foi feito por meio do site Strawpool, com votos de internautas.

O levantamento online mostra que, se a eleição para presidente da República fosse hoje, 75,81% dos votos seriam para Jair Bolsonaro. A pesquisa, que utiliza o método de pergunta/resposta já ouviu mais de 63 mil pessoas. No mesmo levantamento, Ciro Gomes aparece com 7,31%, Amoedo 7,12%, Haddad 2,89%, Doria 2,6%, Jorge Kajuru 1,5%, Ronaldo Caiado 1,42%, Luciano Huck 1,07% e Marina Silva 0,34%.



(Com informações do R7)

Caixa-preta do BNDES nos governos petistas vira livro. Obra do jornalista Cláudio Tognolli e de Bernardino Coelho da Silva chega às livrarias em outubro



BRASIL,  POLÍTICA


Chega nas bancas em outubro A Caixa-Preta do BNDES, Matrix Editora, livro do jornalista Cláudio Tognolli e de Bernardino Coelho da Silva sobre a bandalheira praticada pelos governos do PT no banco estatal de investimentos.

As histórias narradas no livro aprofundam revelações de delatores da Lava-Jato e descobertas da CPI do BNDES, ainda em curso no Congresso..



 (Divulgação/Divulgação)


Por Robson Bonin/Radar)

Witzel quer que ONU impeça exportação de armas para países vizinhos. Governador do Rio de Janeiro diz que bandidos brasileiros conseguem armamento no Paraguai, na Colômbia e na Bolívia

RIO DE JANEIRO
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (MAURO PIMENTEL/AFP)

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), disse neste domingo, 29, que irá ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para pedir que produtores de armas sejam proibidos de exportar esses produtos para Paraguai, Colômbia e Bolívia. A medida, defende Witzel, é para evitar que armas continuem a ser contrabandeadas para o Brasil. Ele usou a usar a palavra “retaliação” ao detalhar o que deveria ser feito contra esses três países.

Em entrevista coletiva na área VIP do Rock in Rio, Witzel chegou a falar em fechamento de fronteira com o Paraguai. O governador disse já ter pedido o apoio do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, a essa iniciativa, mas ressaltou que irá à ONU mesmo se não tiver o respaldo do governo federal.

Wilson Witzel afirmou também que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, responsáveis pela investigação do tráfico internacional de armas e de drogas, estão “em débito” com a sociedade brasileira. Para ele, a oposição, que critica sua política de segurança, deveria também se engajar na luta contra esse tipo de contrabando.

(Por Fernando Molica/Veja.com.br)

Luciano Huck está disposto a sair da Globo para disputar Presidência em 2022. O evento aconteceu na casa de Luciano, no Rio de Janeiro.

ELEIÇÕES  2022
Luciano Huck está disposto a sair da Globo para disputar Presidência em 2022 21

Visando atuar no páreo presidencial de 2022, o apresentador da TV Globo, Luciano Huck, se reuniu com políticos do PSDB, do DEM e do Cidadania para falar sobre os aspectos em torno da possível candidatura.

Huck assegurou que, desta vez, não teme um veto da emissora à candidatura presidencial e que está disposto a enfrentar o desafio.

O encontro reuniu nomes políticos como Rodrigo Maia, Fernando Henrique Cardoso e Raul Jungmann.

Segundo informações do colunista Tales Faria, do Uol, os políticos demonstraram confiança nas ideias apresentadas pelo global.

Contudo, o planejamento é aguardar o cenário eleitoral de 2020 para analisar os próximos passos.

Em 2018, antes do apresentador desistir de pustar à Presidêcia, pesquisas mostravam seu nome em quarto lugar, entre 6% e 8%.

Enquanto 2020 não chega, Huck segue em viagens pelo Brasil em busca de apoios.


(Por:conexaopolitica)

Bolsonaro é ‘alvo compensador’ para atentados, diz Augusto Heleno. Há dois meses, Carlos Bolsonaro expressou preocupação com a segurança do pai, o presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ), depois que um empresário se matou na frente a autoridades políticas em um evento oficial.

BRASIL,  POLÍTICA
Bolsonaro é ‘alvo compensador’ para atentados, diz Augusto Heleno 21


O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, afirmou que o presidente é um “alvo altamente compensador” para atentados por seu significado político, informa o portal Metrópoles.

Segundo Heleno, apesar de todos os esforços, a segurança do presidente ainda não é totalmente segura.

“As coisas são tratadas de acordo com cada oportunidade, cada ocasião, cada evento. É um atividade altamente dinâmica. Nós não podemos assinar embaixo, dizer que a segurança é 100%. A segurança é de responsabilidade minha e eu não assino um papel desse.”

O ministro fez questão de enfatizar que Bolsonaro é mais visado do que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Se me matarem, eu vou morrer, ser enterrado e acabou. Ele não. Se matarem ele, muda toda a política do país. O Lula, por exemplo, não era um alvo tão compensador porque ele tinha por trás uma legião do PT”, assegurou.

(Por:conexaopolitica)

Dallagnol sobe o tom contra Glenn Greenwald. Deltan defendeu a legalidade das investigações da operação Lava Jato.

OPERAÇÃO LAVA JATO
Dallagnol sobe o tom contra Glenn Greenwald 21

Em entrevista à agência de notícias AFP, Deltan Dallagnol rebateu os ataques do militante americano, Glenn Greewald, a respeito da operação Lava Jato.

O procurador negou que tenha levantado dúvidas sobre as provas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Isso é mentira. Houve um momento anterior à denúncia, o momento de questionamentos (…) e antes de oferecer a acusação do triplex, elaborei uma série de teses e submeti à equipe uma série de questões, ‘isso está certo?’, ‘isso aqui está bem justificado?’. Isso aconteceu no caso do ex-presidente e em todos os outros casos. A maior prova de que o caso foi consistente é que foi sentenciado com condenação, e essa condenação foi mantida por três juízes independentes da segunda instância e foi mantida em terceira instância”,

Ele assegurou todos os procedimentos legais utilizados na Lava Jato.

Questionado sobre o futuro da operação, Deltan disse não acreditar na anulação da mesma.

“Não acredito que a Lava Jato vai ser anulada em massa ou de modo muito amplo. O que mais protege a Lava Jato são os resultados que ela alcançou. Caso se anulem os casos, o que será feito com os mais de 14 bilhões de reais que estão sendo devolvidos aos cofres públicos?”

Deltan finalizou dizendo que toda essa movimentação contrária é reflexo das medidas efetivadas pela Lava Jato e que sacudiu a ação dos criminosos de colarinho branco.

“O mesmo aconteceu na operação Mãos Limpas, na década de 90 na Itália. A partir de um determinado momento, a classe politica conseguiu se rearranjar, se unir e agir contra esse movimento anticorrupção, com, por exemplo, projetos contra supostos abusos de autoridade.”

(Por:conexaopolitica)

domingo, 29 de setembro de 2019

PF aponta uso da Intertv Cabugi em operação de R$ 5 milhões para compra de votos

BRASIL,  POLÍTICA


POR DINARTE ASSUNÇÃO
Uma sequência de operações financeiras de R$ 5 milhões firmadas de agosto a outubro de 2014, entre a Intertv Cabugi e o ex-candidato a governador do Estado pelo MDB e sócio da empresa, Henrique Eduardo Alves, está apontada em relatório da Polícia Federal como transação com intenção de compra de votos de lideranças partidárias.
As informações estão em inquérito derivado da Operação Lavat e transcorrem sob sigilo na Polícia Federal, em investigação sob supervisão da Justiça Eleitoral. O caso está para ser concluído, com encaminhamentos para o Ministério Público Federal e oferta de denúncia.
O Blog do Dina obteve as informações com exclusividade.
Para esta reportagem, procuramos a defesa de Henrique Alves, a direção da Intertv Cabugi e a Rede Globo. Apenas a defesa do ex-deputado havia se manifestado em caráter preliminar até a publicação da matéria.
Transação
As operações financeiras apontadas pela PF, chamadas de mútuos (empréstimo) ocorreram em 8 e 19 de agosto; 24 e 26 de setembro e 16 de outubro de 2014. Cada uma foi no valor de R$ 1 milhão de reais, depositados na conta pessoal de Henrique Eduardo Alves.
No mesmo período, há saídas da conta no valor de R$ 5,2 milhões.
A Polícia Federal chama atenção para o fato de que transações desse tipo anteriores tiveram valor abaixo. Em janeiro, fevereiro e março de 2014, houve empréstimos de R$ 100 mil, em cada mês.
A legislação eleitoral proíbe que emissoras de tv sejam doadoras de campanha eleitoral por serem concessionárias de serviço público. A transação em questão, do ponto de vista legal, não configura doação já que se tratou de um empréstimo. Mas para a PF, os recursos foram utilizados de forma ilegal.
“Os recursos da Televisão Cabugi Ltda., obtidos através de ‘mútuo’ de natureza incomum e sem o esperado adimplemento das parcelas pelo mutuário, foram destinados e utilizados na campanha eleitoral de 2014 por parte de Henrique Eduardo Lyra Alves, mediante a emissão de cheques debitados em sua conta pessoal, para finalidade ilícita de cooptação de lideranças políticas para apoiá-lo no pleito de 2014, consequentemente sem registro na Justiça Eleitoral, ainda que fosse utilizado o argumento de que os cheques teriam sido destinados a honrar despesas regulares de campanha”, diz o relatório, que cita delação de Fred Queiroz para contextualizar como teria se dado a compra de lideranças políticas.
Até dezembro de 2015, segundo o relatório, as dívidas resultantes dessas operações, que remontam a 2006, entre Henrique Alves e a Intertv somavam R$ 25 milhões.
“Quando analisados os contratos de mútuo referidos conjuntamente com a declaração de bens e direitos constante da DIRPF do investigado, faz suspeitar que foram celebrados apenas para abarcar o acréscimo patrimonial supostamente incompatível com a renda percebida na qualidade de deputado federal, fato que enseja apuração criteriosa”, diz o relatório.
Outro lado
A produção desta reportagem começou com o contato das partes citadas. Tanto a defesa de Henrique Alves como a Intertv foram procuradas para ter ciência do teor dos fatos antes da matéria ser escrita.
A Marcelo Leal, que defende Henrique Alves, o blog ofereceu compartilhar os arquivos para dar ciência da íntegra dos fatos para que pudesse se manifestar. A defesa preferiu que vai se posicionar depois da publicação da matéria.
A Intertv também foi contatada para comentar. Até o momento, não respondeu se vai emitir algum posicionamento. Em novembro de 2017, quando foi alvo de busca e apreensão, a emissora emitiu nota afirmando que “sempre atuou de forma isenta em relação às investigações, noticiando o passo a passo dos processos contra Henrique e outros investigados pela Polícia Federal e Ministério Público. E embora não seja alvo do processo está à disposição para qualquer esclarecimento”.
A Rede Globo foi provocada em razão de ter política empresarial que restringe a associação de seu nome a questões eleitorais. Ela ainda não se manifestou.
O espaço está aberto para eventuais manifestações.
(Via:BLOG DO BG)