terça-feira, 3 de março de 2020

Chuvas: Defesa Civil municipal registra 604 chamados e realiza 52 interdições. Em ação de apoio, setor de reboques da Seop removeu 41 automóveis arrastados pelas águas

CHUVAS NO RIO DE JANEIRO
 Moradores tentam remover carros danificados de um rio alagado no bairro Realengo após fortes chuvas no Rio de Janeiro, Brasil, 2 de março de 2020. REUTERS / Ricardo Moraes

 Rio,02/03/2020-REALENGO,Chuva destroe bairro em Realengo ,na foto. .Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia
 Rio,02/03/2020-REALENGO,Chuva destroe bairro em Realengo ,na foto. .Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia - Cléber Mendes

Rio - A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil recebeu, das 20h30 de sábado (29) até o momento, 604 chamados, sendo os principais por desabamento de estrutura, ameaça de desabamento de estrutura, deslizamento de barreiras e encostas e imóveis com rachadura e infiltração. Os bairros de maior demanda são: Realengo (105 ocorrências), Taquara (54), Campo Grande (39), Bangu (31), Deodoro (21) e Tijuca (21).

A cidade continua em estágio de alerta após pelo menos quatro pessoas morrerem durante o temporal que atingiu o Rio neste fim de semana. De acordo com o sistema Alerta Rio, para esta segunda-feira a previsão é de chuva moderada a qualquer hora do dia, podendo ser forte em curtos períodos de tempo.
O tempo está instável no Rio por causa de áreas de instabilidade em altos níveis da atmosfera associadas à atuação de um canal de umidade sobre a região Sudeste. Entre terça e quinta, o tempo continuará instável na cidade por causa da formação de um sistema de baixa pressão no oceano. A previsão é de pancadas de chuva moderada a forte a partir da tarde de amanhã e a qualquer momento da quarta.

Interdições
Técnicos do órgão atuam desde a madrugada do dia 1° no atendimento dos chamados que chegam via canal 199. Até o momento, foram registradas 54 interdições emergenciais.

Reboques 
A Coordenadoria de Fiscalização e Reboques (Cfer) já auxiliou, desde domingo, na retirada de 41 automóveis que foram arrastados pelas águas nos pontos mais atingidos pelas fortes chuvas, principalmente em Realengo, Bangu e Taquara, na Zona Oeste. Os carros – que estavam atolados, amontoados ou foram encontrados em rios – foram realocados para pontos seguros, liberando a via para a circulação do trânsito e pedestres. Uma retroescavadeira da Comlurb está sendo usada na operação, que continuará nesta terça.

Recomendações 
. Acompanhe noticiários em rádio, TV e internet, além das redes sociais do Centro de Operações e da Defesa Civil;

. Cadastre seu telefone no sistema de SMS enviando o CEP da sua residência para o número 40199. Cadastre mais de um CEP, o procedimento é o mesmo;

. Caso perceba alguma alteração estrutural na edificação em que estiver, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e siga as orientações recebidas;

. Atente para o volume do lixo acumulado. Em dia de recolhimento, certifique-se de que os sacos de lixo não correm risco de serem arrastados pela chuva.
 (Por O Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário