domingo, 1 de março de 2020

EUA e talibãs assinam acordo e tropas devem deixar o Afeganistão. Prazo para retirada dos soldados dos EUA é de 14 meses

SERÁ QUE O TALIBÃS VAI CUMPRIR?
 Mullah Abdul Ghani Baradar, the leader of the Taliban delegation, and Zalmay Khalilzad, U.S. envoy for peace in Afghanistan, shake hands after signing agreement at ceremony between members of Afghanistan's Taliban and the U.S. in Doha

Os Estados Unidos e os representantes dos talibãs assinaram hoje (29), no Qatar, um acordo de paz histórico para o Afeganistão. Este pode ser o ponto final num conflito que já dura há 18 anos.

Para além do fim dos combates, durante os próximos 14 meses será concluída a retirada dos soldados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e dos Estados Unidos.

Essa retirada fica, no entanto, pendente do respeito dos talibãs pelo acordo e do seu compromisso de combater o terrorismo. O secretário da Defesa americano, Mark Esper, afirmou que os Estados Unidos "não hesitarão em anular o acordo" se este for desrespeitado.

A assinatura do documento ocorre uma semana depois de a coligação internacional - liderada pelos Estados Unidos - e os talibãs se comprometerem a reduzir a violência na região.



(Por RTP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário