
Sindicalista Janeayre Souto, deputado Gustavo de Carvalho e o secretário de Tributação Carlos Eduardo Xavier participam do debate.
O projeto “Nosso Assunto é” realiza hoje (17) a sua segunda edição, trazendo mais um debate sobre a reforma da Previdência que tramita na Assembleia Legislativa. O assunto será debatido por três participantes que estão envolvidos no processo, são eles: o deputado estadual Gustavo de Carvalho (PSDB), o secretário estadual de tributação, Carlos Eduardo Xavier e a sindicalista Janeayre Souto, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta do Estado (Sinsp).
Segundo o parlamentar da oposição, a reforma não irá resolver o problema da Previdência. “Não resolverá o problema por si só. É preciso também diminuir o tamanho do Estado. Temos que privatizar a Caern, o centro de Convenções, a Ceasa e diminuir o tamanho da máquina estadual”, disse Gustavo de Carvalho.
Em consonância com o deputado do PSDB, o auditor fiscal e atual secretário de Tributação do Estado, Carlos Eduardo Xavier, concorda que será difícil resolver o problema previdenciário.
“Nenhuma proposta, nem a que foi aprovada pelo governo federal, acaba com esse déficit. A gente tem um problema geracional, foi um problema que veio se acumulando ao longo dos anos e não tem como, nem é possível, onerar nos servidores atuais para fechar essa conta, porque não vai fechar”, explica o secretário.
Já a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta do Estado (Sinsp), Janeayre Souto, classifica como “cruel”, a proposta de reforma da Previdência estadual.
“A reforma de Fátima é mais cruel do que a de Bolsonaro. O sentimento que temos com ela é de decepção, revolta e indignação por causa disso. Ela é professora por formação, mulher e tem origem de ligação com os sindicatos, mas a proposta dela tem sido pior que o presidente nesse sentido”, comenta.
O evento acontece no Hotel Escola Barreira Roxa e será mediado pelo jornalista Diógenes Dantas, mas não terá a participação do público. Contudo, o portal Nominuto.com irá transmitir ao vivo, assim como nas redes sociais (Youtube e Facebook). O evento terá ainda repercussão nos programas Jornal 96, da 96,9FM e no RN Acontece, da Band Natal.
No primeiro debate, que ocorreu no dia 18 de fevereiro deste ano, o comunicador Diógenes Dantas mediou à discussão entre o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern), Nereu Linhares; o diretor do Sindicato dos Auditores Fiscais (Sindifern), Fernando Freitas; e o deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade).
Nenhum comentário:
Postar um comentário