Padre Tiago, pároco emérito da Paróquia de Santa Maria Mãe, no conjunto Santa Catarina, foi homenageado pelo trabalho na zona Norte
A manhã desse sábado (29) foi especial para o Monsenhor Tiago Theisen, popularmente conhecido como padre Tiago. Com 89 anos de idade e 65 desde sua ordenação, o Pároco Emérito da Paróquia de Santa Maria Mãe, do conjunto Santa Catarina, zona Norte de Natal, foi condecorado com a medalha da Ordem do Mérito Felipe Camarão, principal honraria concedia pelo Executivo Municipal a uma pessoa ou instituição pelos serviços prestados à capital potiguar. A solenidade de entrega ocorreu no auditório do Centro de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure) e contou com a presença de amigos, autoridades, comunidade cristã.
Nascido na Bélgica, padre Tiago dedicou boa parte de seus anos de sacerdócio ao trabalho na zona Norte de Natal. Seus serviços junto à comunidade transcendeu a área religiosa e levou diversas ações sociais, na área da saúde – auxiliando na fundação de 11 ambulatórios, cinco gabinetes odontológicos e um laboratório de análises clínicas – e na educação – fundando unidades de ensino, que auxiliaram mais de 30 mil crianças a se alfabetizarem, em um momento de franca ascensão daquela região da capital potiguar.
Emocionado, o padre afirmou que “não esperava ver tanta gente simpática” e agradeceu a oportunidade aos presentes e aos céus. “Queria agradecer a Deus. Sem se exibir, sem se mostrar, proporcionou isso. Estou muito feliz e acredito que o segredo da felicidade é dar felicidade aos outros”, afirmou o padre, citando um dos 10 mandamentos da doutrina cristã: “Amar um aos outros como eu os amei. É isso que temos que fazer. Queria agradecer a tanta gente... inúmeras pessoas que me ajudaram sem pedir nada de volta. Nunca encontrei tanta simpatia. Gostaria de agradecer aos padres que trabalham na zona Norte, continuem firmes”, concluiu.
O padre recebeu a medalha e um certificado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, que não poupou elogios aos trabalhos do Monsenhor Tiago para toda a capital potiguar. “Padre Tiago é uma figura querida por todo natalense. O povo é grato pelos relevantes serviços religiosos e sociais, com uma história rica em ações em favor, principalmente, das pessoas pobres de Natal. Padre Tiago é um homem iluminado e merece todas as homenagens”, salientou Álvaro.
Diversas autoridades religiosas prestigiaram a homenagem ao Monsenhor Tiago. Foi o caso dos Arcebispos Eméritos de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo e Dom Heitor de Araújo Sales, além do atual Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira da Rocha, que parabenizou a iniciativa. “A homenagem feita ao padre Tiago nada mais é do que um gesto de justiça e reconhecimento pelo o que foi feito por ele na sociedade natalense. Homem que abriu mão de suas raízes na Bélgica, se dedicou ao serviço, a ajudar as pessoas, sobretudo na zona Norte. Homenageá-lo em vida é valorizar toda a dedicação que foi depositada por ele nessa tarefa e reconhecer sua importância para que os frutos tenham sido colhidos atualmente”, comenta o Arcebispo.
Estiveram presentes os ex-senadores Garibaldi Alves Filho e José Agripino; o ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves e admiradores do padre Tiago. É o caso de Maria da Salete Bernardo, de 79 anos. Com trabalhos durante toda a vida na área da educação, conta que observou de perto a dedicação do sacerdote em trabalhos sociais, que ajudaram a alfabetizar milhares de pessoas em áreas pobres da capital. “A relação caminhou também para a amizade pessoal. Ter a oportunidade de ver de perto seus serviços e hoje ver que ele está sendo reconhecido por isso é recompensador”, afirma a senhora.
A Medalha Ordem do Mérito Felipe Camarão prevê que
os agraciados sejam personalidades ou instituições, nacionais ou
estrangeiras, que se destaquem por notório saber ou por relevantes
serviços prestados à cidade e ao seu povo. O serviço de Padre Tiago o
colocou como apto a receber a honraria. E a prova de resistência foi
entregue inclusive no momento de glória: recebeu a medalha em uma
cadeira de rodas, em virtude de dificuldades de locomoção e debilidade
em razão da idade. Nada impediu que Tiago desfrutasse daquele momento
com aquela comunidade. “Nunca vi gente tão simpática”. Não chorou.
Sorriu e agradeceu. Até quando foi homenageado, homenageou. Esse é o
Padre Tiago, sendo singelo em sua grandeza.
Jacquest Theisen, o padre Tiago, tem 89 anos e é sacerdote há 65. Nascido em Namur, uma cidade da Bélgica, de 100 mil habitantes, distante 60 km da capital Bruxelas. Veio ao Brasil após conhecer o arcebispo Dom Nivaldo Monte na universidade onde estudava, ainda no início da vida adulta. Padre Tiago veio ao RN em um navio cargueiro, sem saber português, para o início de uma história de serviço e religião no País. Ergueu mais de 40 igrejas em Natal e prestou serviços nas áreas da saúde e educação. Se aposentou em 2010 e recebeu outras homenagens , além da da principal honraria concedida pela Prefeitura do Natal.
(Por:TN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário