domingo, 1 de março de 2020

Prefeitura homenageia Padre Tiago

SACERDÓCIO
 Padre Tiago, pároco emérito da Paróquia de Santa Maria Mãe, no conjunto Santa Catarina, foi homenageado pelo trabalho na zona Norte
 Padre Tiago, pároco emérito da Paróquia de Santa Maria Mãe, no conjunto Santa Catarina, foi homenageado pelo trabalho na zona Norte

A manhã desse sábado (29) foi especial para o Monsenhor Tiago Theisen, popularmente conhecido como padre Tiago. Com 89 anos de idade e 65 desde sua ordenação, o Pároco Emérito da Paróquia de Santa Maria Mãe, do conjunto Santa Catarina, zona Norte de Natal, foi condecorado com a medalha da Ordem do Mérito Felipe Camarão, principal honraria concedia pelo Executivo Municipal a uma pessoa ou instituição pelos serviços prestados à capital potiguar. A solenidade de entrega ocorreu no auditório do Centro de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure) e contou com a presença de amigos, autoridades, comunidade cristã.

Nascido na Bélgica, padre Tiago dedicou boa parte de seus anos de sacerdócio ao trabalho na zona Norte de Natal. Seus serviços  junto à comunidade transcendeu a área religiosa e levou diversas ações sociais, na área da saúde – auxiliando na fundação de 11 ambulatórios, cinco gabinetes odontológicos e um laboratório de análises clínicas – e na educação – fundando unidades de ensino, que auxiliaram mais de 30 mil crianças a se alfabetizarem, em um momento de franca ascensão daquela região da capital potiguar.  


Emocionado, o padre afirmou que “não esperava ver tanta gente simpática” e agradeceu a oportunidade aos presentes e aos céus. “Queria agradecer a Deus. Sem se exibir, sem se mostrar, proporcionou isso. Estou muito feliz e acredito que o segredo da felicidade é dar felicidade aos outros”, afirmou o padre, citando um dos 10 mandamentos da doutrina cristã: “Amar um aos outros como eu os amei. É isso que temos que fazer. Queria agradecer a tanta gente... inúmeras pessoas que me ajudaram sem pedir nada de volta. Nunca encontrei tanta simpatia. Gostaria de agradecer aos padres que trabalham na zona Norte, continuem firmes”, concluiu.

O padre recebeu a medalha e um certificado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, que não poupou elogios aos trabalhos do Monsenhor Tiago para toda a capital potiguar. “Padre Tiago é uma figura querida por todo natalense. O povo é grato pelos relevantes serviços religiosos e sociais, com uma história rica em ações em favor, principalmente, das pessoas pobres de Natal. Padre Tiago é um homem iluminado e merece todas as homenagens”, salientou Álvaro.

Diversas autoridades religiosas prestigiaram a homenagem ao Monsenhor Tiago. Foi o caso dos Arcebispos Eméritos de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo e Dom  Heitor de Araújo Sales, além do atual Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira da Rocha, que parabenizou a iniciativa. “A homenagem feita ao padre Tiago nada mais é do que um gesto de justiça e reconhecimento pelo o que foi feito por ele na sociedade natalense. Homem que abriu mão de suas raízes na Bélgica, se dedicou ao serviço, a ajudar as pessoas, sobretudo na zona Norte. Homenageá-lo em vida é valorizar toda a dedicação que foi depositada por ele nessa tarefa e reconhecer sua importância para que os frutos tenham sido colhidos atualmente”, comenta o Arcebispo.

Estiveram presentes os ex-senadores Garibaldi Alves Filho e José Agripino; o ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves e admiradores do padre Tiago. É o caso de Maria da Salete Bernardo, de 79 anos. Com trabalhos durante toda a vida na área da educação, conta que observou de perto a dedicação do sacerdote em trabalhos sociais, que ajudaram a alfabetizar milhares de pessoas em áreas pobres da capital. “A relação caminhou também para a amizade pessoal. Ter a oportunidade de ver de perto seus serviços e hoje ver que ele está sendo reconhecido por isso é recompensador”, afirma a senhora.

A Medalha Ordem do Mérito Felipe Camarão prevê que os agraciados sejam personalidades ou instituições, nacionais ou estrangeiras, que se destaquem por notório saber ou por relevantes serviços prestados à cidade e ao seu povo. O serviço de Padre Tiago o colocou como apto a receber a honraria. E a prova de resistência foi entregue inclusive no momento de glória: recebeu a medalha em uma cadeira de rodas, em virtude de dificuldades de locomoção e debilidade em razão da idade. Nada impediu que Tiago desfrutasse daquele momento com aquela comunidade. “Nunca vi gente tão simpática”. Não chorou. Sorriu e agradeceu. Até quando foi homenageado, homenageou. Esse é o Padre Tiago, sendo singelo em sua grandeza.

Quem

Jacquest Theisen, o padre Tiago, tem 89 anos e é sacerdote há 65. Nascido em Namur, uma cidade da Bélgica, de 100 mil habitantes, distante 60 km da capital Bruxelas. Veio ao Brasil após conhecer o arcebispo Dom Nivaldo Monte na universidade onde estudava, ainda no início da vida adulta. Padre Tiago veio ao RN em um navio cargueiro, sem saber português, para o início de uma história de serviço e religião no País. Ergueu mais de 40 igrejas em Natal e prestou serviços nas áreas da saúde e educação. Se aposentou em 2010 e recebeu outras homenagens , além da da principal honraria concedida pela Prefeitura do Natal.



(Por:TN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário