quarta-feira, 8 de julho de 2020

Prefeitura do Natal mantém plano de reabertura das atividades econômicas. Executivo municipal diz que há tendência de queda na solicitação de leitos na capital.

EM NATAL
 
 Guardas municipais orientam populares e comerciantes do Alecrim sobre as normas sanitárias previstas no decreto da Prefeitura. 

A Prefeitura do Natal informou por meio de nota que irá manter o plano de abertura gradual das atividades econômicas no município. A decisão vai de encontro ao que foi anunciado nesta terça-feira (7) pela governadora Fátima Bezerra (PT), sobre a suspensão da fase 2 do Plano de Retomada Gradual da Economia.

A segunda fração estava prevista para iniciar nesta quarta-feira (8) em todo o Rio Grande do Norte, com o funcionamento de lojas com área de até 600m² com porta para a rua e serviços de alimentação com área de até 300m² respeitando o distanciamento social e as medidas protetivas e de higiene. Os estabelecimentos e serviços autorizados a funcionarem na primeira fração podem permanecer abertos – lojas com até 300m² de área e com porta para a rua, serviços de comunicação, publicidade, design, salão de beleza e barbearias.

A justificativa utilizada pela governadora foi de que Estado não conseguiu reduzir a taxa de ocupação dos leitos para 80%, que de acordo com a gestora, é uma condição que já estava prevista no decreto estadual.

Contudo, a Prefeitura de Natal afirmou que a capital possui condições para manter a reabertura econômica, obedecendo a critérios de isolamento social e medidas sanitárias, devido. A Prefeitura informou ainda que tomou a decisão após considerar alguns fatores e ouvir o comitê científico do município.

Confira na íntegra a nota da Prefeitura do Natal:

Tendo em vista a taxa de transmissibilidade do Coronavírus permanecer abaixo de 1%, a taxa de isolamento social ter permanecido acima dos 50% no último final de semana, e uma tendência de queda na solicitação de leitos críticos para Covid e após ouvir o comitê científico formado pelo município de Natal para acompanhar a situação no enfrentamento da pandemia em Natal, e levando em consideração a adoção do protocolo de tratamento precoce para a Covid, com resultados positivos e o início do funcionamento do Centro de Atendimento de Enfrentamento da doença, instalado no ginásio Nélio Dias, a Prefeitura Municipal decidiu manter a proposta de abertura gradual das atividades econômicas na cidade, seguindo etapas e sob condicionantes sanitárias conforme estabelecido no decreto Nº 11.988, de 29 de junho de 2020. 
 


A par disso, a Prefeitura mantém a orientação para a necessidade de cooperação da população com o uso obrigatório de máscaras, a higiene constante das mãos e o distanciamento social, evitando aglomerações. Faz ainda um alerta que a efetivação das demais fases do protocolo de retomada da economia dependerá da análise da situação epidemiológica e, para tanto, reforça o apelo para que as pessoas que puderem permaneçam em casa.


(Por:Nominuto.com) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário