quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Orla de Natal permanece aberta para réveillon, mas prefeitura determina fechamento de quiosques às 18h. Segundo Secretaria de Mobilidade, acessos às praias poderão ser fechados, se situação ficar "fora de controle". Fiscalizações deverão ser intensificadas já nesta quarta-feira (30), segundo município.

 FISCALIZAÇÃO

Orla de Natal vai permanecer aberta durante réveillon, segundo prefeitura — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi 

 Apesar de proibir a realização de eventos com mais de 50 pessoas e cancelar a tradicional queima de fogos patrocinada pelo poder público na virada de ano para 2021, a Prefeitura de Natal decidiu que vai manter a orla de Natal aberta no réveillon. Por outro lado, os quiosques só poderão funcionar até às 18h, nesta quinta-feira (31), para evitar aglomerações.

Instalação de mesas e cadeiras também estará proibida, de acordo com a secretaria de meio ambiente e urbanismo. Caso a situação fique "fora de controle", agentes de trânsito deverão fechar os acessos às praias, segundo informou o secretário adjunto de Mobilidade, Walter Pedro.

As informações foram divulgadas após uma reunião entre órgãos municipais e estaduais que discutiu a fiscalização que será realizada quanto às medidas de prevenção à covid-19.

A prefeitura e o governo do estado prometem fortalecer a fiscalização para conter aglomerações em locais públicos e privados. Pelo menos 22 viaturas das polícias, guarda municipal e fiscalização do município vão percorrer corredores de bares, restaurantes e casas de shows. 

Policiais militares no calçadão de Ponta Negra, em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi 

 Os estabelecimentos já começam a ser vistoriados nesta quarta-feira (30). Os fiscais vão observar o cumprimento do decreto municipal publicado no dia 24 de dezembro, que proíbe eventos com mais de 50 pessoas e determina limite de 8 pessoas por mesa, desde que do mesmo núcleo familiar, além de distanciamento social.

De acordo com o supervisor geral de Fiscalização Ambiental do município, Leonardo Almeida, os estabelecimentos que descumprirem as regras poderão receber multas de até R$ 40.260 e serem denunciados por desobediência, crime ambiental e contra a saúde pública.

As secretarias municipal e estadual de segurança já receberam denúncias de destas de réveillon e eventos com venda de ingressos. Nesta terça-feira (29), uma reunião entre as as secretarias definiu que várias forças policiais vão atuar juntas para coibir os excessos nesses locais e eventos.

"Constatada irregularidade, as pessoas vão ser orientadas a encerrar a festa. Caso insistam, as pessoas serão detidas e conduzidas à delegacia", disse o secretário de Segurança do RN, Francisco Araújo. 


(Por Sérgio Henrique Santos, Inter TV Cabugi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário