quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Walter Alves: “Como deputado federal, estarei à disposição para ajudar o RN.” Deputado do PMDB dará voto de confiança a Robinson Faria e esperará alguns meses para avaliar gestão

APOIO

3_WALTER
Alex Viana
Repórter de Política

O deputado federal eleito pelo PMDB do Rio Grande do Norte, Walter Pereira Alves, disse hoje que é prematuro avaliar o governo do futuro governador Robinson Faria (PSD), levando-se em conta apenas o critério dos nomes dos futuros secretários anunciados nos últimos dias. Segundo o peemedebista, é preciso dar um “voto de confiança” ao novo governo. “Acho que é prematuro fazer qualquer avaliação. Temos que dar um voto de confiança ao governador”, afirmou ao Jornal de Hoje. Mais votado entre os oito deputados federais eleitos no dia 5 de outubro, com 191.064 votos (ou 12,09% do total de votos válidos), Walter considera, porém, que há prazo de “alguns meses” para que o governo mostre serviço. E mais: como oposicionista, irá cobrar o cumprimento das promessas de campanha.

Posto pelas urnas na oposição ao governo Robinson – seu candidato a governador, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), foi derrotado -, Walter diz que, passado o período de trégua, “de alguns meses”, irá cobrar do novo chefe do executivo estadual todas as promessas. “Vamos analisar (os resultados) daqui a alguns meses, e cobrar do governador eleito que cumpra os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral”, afirmou.

Apesar de fixar postura de oposição ao futuro governo, Walter Alves afirma que tal posicionamento político será exercido com “responsabilidade” e “sem revanchismo”, embora de forma “vigilante”. Por outro lado, ressalta que, na condição de representante do povo norte-rio-grandense, em Brasília, irá somar forças com o Estado para conquistar recursos e investimentos. “O povo nos elegeu para sermos oposição e o faremos de forma responsável, sem revanchismo. Faremos uma oposição vigilante. E, como deputado federal eleito, sempre que necessário, estarei à disposição na busca por recursos federais para ajudar o nosso estado”.
Nesse quesito, Walter poderá ser preponderante para o Rio Grande do Norte. Único representante do PMDB potiguar na Câmara dos Deputados, o parlamentar, que tomará posse em fevereiro de 2015, terá acesso facilitado a pelo menos seis ministérios importantes, que serão ocupados por peemedebistas durante o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. A partir de 2015, o PMDB dará as cartas nos ministérios da Agricultura, de Minas e Energia, Aviação Civil, Secretaria de Portos, Secretaria de Pesca e Ministério do Turismo. “Como o PMDB indicou seis ministros, irei trabalhar para ser um dos interlocutores para trazer recursos para o Estado”, frisou o deputado federal eleito.

Walter Alves ressaltou que Henrique está cotado para assumir o Ministério do Turismo, o que, em se concretizando, será muito bom para o RN, que tem entre suas vocações econômicas o turismo. “Estamos na expectativa de que o deputado Henrique possa ser o ministro do Turismo”, afirmou o parlamentar. O atual presidente da Câmara fica no comando do Poder Legislativo até o final de janeiro e vem sendo citado como provável ministro da pasta. “Se isso se concretizar, é importantíssimo para o RN, porque é um estado turístico”, disse Walter.

“Saio satisfeito da Assembleia. Acredito que cumpri meu papel”
Ao avaliar os dois mandatos como deputado estadual, o – ainda – deputado estadual Walter Alves se diz satisfeito com o resultado do seu trabalho. A aprovação de dez projetos de lei de relativo impacto social e econômico é ressaltada pelo parlamentar. No caso de Walter, alguns projetos tornaram-se célebres, pelo alcance e profundidade. “Eu saio da Assembleia satisfeito. Acredito que pude cumpri o meu papel. Aprovamos dez leis, dentre elas destaco a ‘Saidinha de Banco’, ‘Selo Boi da Terra’ e ‘Nota Fiscal Paulista'”, disse.

A aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública, que amplia os gastos do governo com o setor, também é considerada um marco pelo mandato. Ao avaliar o governo Rosalba Ciarlini (DEM), que chega ao fim, Walter conclui que a gestão não atendeu as expectativas do povo do Rio Grande do Norte. “Infelizmente, o governo não atendeu essas expectativas”, declarou.

PMDB
Sobre a derrota de Henrique na disputa pelo governo do RN, Walter disse que, na política, se ganha, e se perde. Entretanto, o PMDB é o maior partido do estado, elegeu a maior bancada na Assembleia e tem o maior número de prefeitos. “Na política se ganha e se perde, a democracia funciona assim. O povo escolheu democraticamente, nos elegeu para sermos oposição, e assim o faremos”.

Na Assembleia Legislativa, o partido elegeu a maior bancada, com cinco parlamentares (Nélter Queiroz, Hermano Morais, Ezequiel Ferreira, Gustavo Fernandes e Álvaro Dias). “Elegemos a maior bancada da Assembleia, um deputado federal, e o partido tem o maior número de prefeitos”, observou.

Além disso, Walter ressalta que os peemedebistas do Estado têm dois representantes nacionais, que são o atual presidente da Câmara, Henrique Alves, e o senador Garibaldi Filho. “Acredito que nos próximos meses ou dias o PMDB deverá marcar uma reunião para discutir o futuro do partido, que é um dos maiores do Estado”, frisou.

“Vou lutar pela reforma política na Câmara dos Deputados”
Sobre sua eleição à Câmara Federal, Walter diz receber com humildade e se compromete a lutar pela reforma política. Além disso, a repactuação dos recursos da União será uma bandeira importante do seu mandato. Em sua visão, estados e municípios hoje são prejudicados pela má distribuição das receitas do país.

Walter também quer contribuir para trazer mais recursos para o Rio Grande do Norte. “Eu agradeço a generosidade do povo do meu estado, por ter sido o deputado mais votado, inclusive o quarto deputado proporcionalmente mais votado do país. Isso eu recebi com muita humildade e muita responsabilidade”, afirmou.

O parlamentar disse ainda chegar à Câmara dos Deputados entusiasmado com o trabalho a realizar. “Estou ciente dos meus compromissos e irei lutar para que essa tão propalada reforma política possa se concretizar. Além disso, que a Câmara possa rever, repactuar essa questão do pacto federativo, a distribuição dos recursos da União, para beneficiar mais os estados e os municípios”.

O deputado federal eleito conclui se dizendo animado para honrar o mandato. “Eu chego à Câmara dos Deputados entusiasmado, animado para defender o meu Estado, lutar para trazer recursos para o meu estado, e para honrar o meu mandato, que o povo confiou”.

Ao chegar à Câmara Federal em 2015, Walter avalia que o cenário nacional é preocupante. Mas ele diz confiar nas medidas da presidente Dilma e afirma que é preciso pensar o Brasil do futuro. “Segundo analistas, é um cenário difícil, mas a presidente Dilma tem anunciado medidas importantes, de contenção de despesas, e acredito que nós temos que pensar num Brasil agora, e num Brasil do futuro”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário