terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Raniere Barbosa considera “imprudência” falar agora sobre candidatura de 2016. Titular da Semsur, o vereador licenciado afirma que falar em nomes agora “atropela o bom-senso da política”, mas afirma que Carlos Eduardo está “credenciado” para disputar a reeleição

PONTO DE VISTA

56I4I4I
Joaquim Pinheiro
Repórter de Política

Vereador no exercício do seu 2º mandato, licenciado para assumir o cargo de secretário de Serviços Urbanos da capital, Raniere Barbosa considera “legítima” a postulação do cargo de prefeito por qualquer cidadão, entretanto, diz ser imprudente quem faz lançamento de candidaturas agora. Ele se refere à declarações do governador eleito, Robinson Faria que após a sua vitória para o Governo do Estado citou o nome do deputado Fernando Mineiro, do PT, para prefeito de Natal em 2016. “No meu entendimento isso atropela o bom-senso da política”, disse ele, acrescentando: “não desarmaram o palanque da campanha estadual e já armaram o palanque da campanha municipal”. Nesta entrevista exclusiva para a edição especial pela comemoração dos 17 anos d ´O JORNAL DE HOJE, Raniere Barbosa fala entre outros assuntos sobre o trabalho desenvolvido por ele na Sensur e projetos que pretende implementar nos próximos 2 anos.

 Segue a entrevista:

O JORNAL DE HOJE – Qual avaliação o senhor faz do seu 1º ano à frente da Semsur?

RANIERE BARBOSA – Positiva. Iniciar uma gestão com as dificuldades que encontramos e desenvolver um planejamento iniciando pelo resgate da autoestima do natalense é motivador e desafiador. É um orgulho olhar para nossa cidade e ver que ela está se reerguendo. No momento, destaco  a decoração natalina, a iluminação pública, o paisagismo dos canteiros, reforma dos mercados e cemitérios públicos, melhoria das feiras livres, construção de alamedas para prática de caminhadas, entre várias outras ações.

JH – Quais os projetos para 2015?

RB – A conclusão da obra do Mercado Modelo das Rocas, construção de alamedas nas 4 regiões de Natal, expansão da iluminação em led, instalação de mais de 50 academias ao ar livre, reforma de mais de 100 praças e a nova entrada de Natal pela Zona Norte.

JH – Existe obra paralisada por falta de verba?

RB – Existem obras interrompidas na administração anterior que não foram concluídas por problemas burocráticos. Posso citar por exemplo, a Praça da Basílica de Nazaré e uma praça na rua Raimundo Chaves.

JH – Quais as determinações do prefeito para o setor?

RB – O prefeito Carlos Eduardo estabeleceu metas para reformas de meio-fio nos canteiros, reformas de praças e construção de alamedas e academias ao ar livre, inclusive muitas delas na Zona Norte.
JH – Esse trabalho credencia o prefeito a disputar a reeleição com chances reais de vitória?
RB – Com certeza. O trabalho hoje desenvolvida pelo prefeito de Natal, além de ter o reconhecimento por mais de 78 por cento da população é um exemplo do resultado de uma política de gestão. Posso afirmar que enquanto cidadão e enquanto gestor, Carlos Eduardo é o melhor prefeito da história de Natal.

JH – Como o senhor analisa declarações do governador Robinson Faria lembrando o nome do deputado Fernando Mineiro para prefeito de Natal nas eleições de 2016?

RB – Estamos numa democracia, portanto é legítimo que qualquer cidadão ou homem público seja candidato, no entanto, faço uma ressalva achando imprudente que sem que tenha sido iniciado o novo governo estadual se antecipe a campanha de 2016. No meu entendimento isso atropela o bom-senso da política. Não desarmaram nem o palanque da campanha estadual e já armaram o palanque da campanha municipal.

JH – Que relacionamento o senhor espera do governador Robinson Faria com o prefeito Carlos Eduardo, que foram adversários na última eleição?

RB – Como cidadão natalense e norte-rio-grandense espero uma atitude republicana do governador. A maturidade política e o desprendimento partidário não podem sobrepor aos interesses da população. Acredito que se o governador fizer parcerias com a Prefeitura Municipal de Natal estará dando uma demonstração de estadista. Desejo ao governador que ele trabalhe muito pelo desenvolvimento do Rio Grande do Norte, que na condição de capital do Estado é a locomotiva para o desenvolvimento. Espero que Natal seja beneficiada pelo seu governo.

JH – Os vereadores de Natal têm sido parceiros da administração municipal?

RB – Vejo que a Câmara Municipal de Natal tem amadurecido, a bancada governista tem tido um relacionamento institucional com o Poder Executivo e a oposição faz o discurso do contraditório ocupando o seu espaço. Na atual legislatura aconteceu um grande avanço quando os vereadores colocaram emendas no orçamento que além de ter destinação são executadas. É bom ressaltar que as emendas são de autoria de todos os vereadores e que o prefeito realiza uma gestão participativa executando emendas de todos. É um fato histórico na cidade de Natal.

JH – Como o senhor analisa a atuação do seu suplente, Júnior Grafith?

RB – Enquanto suplente, Júnior Grafith está tentando dar o melhor de si para realizar um bom trabalho legislativo. Acredito que ele terá o reconhecimento da população de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário