RELIGIÃO
Nesta quinta-feira, 2 de março, às 8 horas da manhã, na Catedral Metropolitana de Natal, será celebrada a Missa do Crisma, também chamada de ‘Missa dos Santos Óleos’. A celebração será presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, concelebrada pelos mais de 180 padres da Arquidiocese de Natal.
Durante a celebração, serão abençoados os óleos que serão usados, durante o ano, nos Sacramentos do Batismo, da Crisma e da Unção dos Enfermos. Também, por ocasião da missa, Dom Jaime entregará um exemplar do Diretório Pastoral Arquidiocesano a cada um dos padres e diáconos presentes. Trata-se de um documento, produzido pela Arquidiocese de Natal, que norteará as atividades pastorais e celebrativas.
Significado dos ‘Santos Óleos’:
Óleo do Crisma. É uma mistura de óleo de oliveira e bálsamo do Oriente, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar a força e o perfume de Cristo. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma), quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no Sacramento da Ordem (diaconato e sacerdócio). A cor que representa esse óleo é o branco. Assim, a ampola que o contém é revestida de um véu branco.
Óleo dos Catecúmenos. Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo. Este óleo significa a força de Deus que penetra no catecúmeno (como o óleo que penetra em seu coração), o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. A cor do véu, que reveste a ampola ou o vaso que o contém, é vermelha.
Óleo dos Enfermos.É usado no sacramento dos enfermos. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação na doença, para o fortalecimento da pessoa a fim de enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. A cor do véu, que cobre a ampola, é roxa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário