FERIADÃO
Os banhistas começaram a aparecer à praia de Ponta Negra na metade da manhã desta segunda-feira (20), imprensada entre um domingo e o feriado de Tiradentes. Apesar do feriadão, os comerciantes e frequentadores da praia esperam um movimento melhor apenas para amanhã (21). O vendedor ambulante Valdinei de Moura, de 29 anos, conta que, apesar de estar na baixa estação, tem conseguido vender melhor durante os feriados.
“Tem muitos turistas por aqui. A maioria diz que vem de São Paulo, lá dos estados vizinhos, muita gente de Goiânia. Está vindo bastante gente, mas as vendas não estão tão boas como em janeiro, que era alta estação”, lembra o Valdinei, que vende óculos e bonés e trabalha na praia desde os 12 anos de idade.
Já o dentista aposentado Lúcio Flávio Soares e sua esposa, Cesária Soares, aproveitaram a manhã de segunda-feira para irem à praia. Eles acreditam que as pessoas vão chegar à praia a partir da tarde e devem ocupar ainda mais a orla principalmente no feriado. Voltando a frequentar a praia após muito tempo, o casal também considerou que o momento a orla está melhor cuidada e mais limpa. “Ainda não fui aos banheiros, mas a estrutura, no geral, está muito boa. Fazia tempo que a gente não vinha”, afirma Cesária.
Parte dos banheiros públicos construídos recentemente na orla, citados por ela, está fechada. Isso porque parte da população depredou a estrutura. A informação foi confirmada pelo secretário Tomaz Neto, em reportagem recente do O Jornal de Hoje, na qual afirmou que a empresa responsável pela construção do equipamento iria consertar, visto que o contrato ainda estava em vigor. Ele lembra que apesar de ter um servidor cuidando dos banheiros e haver segurança eletrônica é impossível se evitar completamente o problema, sendo necessária a consciência dos frequentadores da praia.
Ainda durante a manhã de hoje alguns quiosqueiros reclamavam do odor exalado por uma lixeira localizada no calçadão. Eles não quiseram dar entrevistas, mas afirmaram que ela não foi limpa pelos garis terceirizados da Urbana nos últimos dias.
Apesar dos problemas, os frequentadores de Ponta Negra consideram que a praia está melhor que alguns anos atrás. Sérgio Marques, que monta guarda-sóis e atende a turistas e natalenses na beira da praia, afirma que o turista voltou a frequentar a praia mais famosa do Estado e seu principal cartão postal: o morro da careca. “O pessoal está vindo. Ontem foi muito movimentado, a gente não parou. Tem muito turista de São Paulo, Rio de Janeiro”, coloca.
Ainda de acordo com ele, a concorrência tem feito com que os preço tenham ficado mais em conta. “Geralmente cobram R$ 15 (pelo aluguel do guarda-sol, mesa e cadeiras), mas tem gente fazendo mais barato. Aqui, quando a pessoa compra algum petisco, a gente já desconta, não precisa pagar essa parte. A gente espera que o feriado seja muito bom”, coloca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário