O míssil foi disparado por volta de 5:30 (17:30 no horário de Brasília) perto da cidade costeira de Sinpo, onde imagens de satélite mostram uma base de submarinos, e viajou cerca de 500 quilômetros, afirmaram autoridades do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul e o Ministério da Defesa.
O projétil aterrissou na zona de identificação de defesa aérea do Japão, uma área de controle designada pelos países para ajudar a manter a segurança aérea, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
A “tecnologia SLBM (míssil balístico lançado de submarinos) da Coreia do Norte parece ter progredido”, disse um oficial militar sul-coreano.
Retaliação
O lançamento ocorre dois dias depois que Coreia do Sul e Estados Unidos iniciaram manobras conjuntas em grande escala com fogo real em território sul-coreano, às quais a Coreia do Norte respondeu com a ameaça de um “ataque nuclear preventivo”.O Ulchi Freedom Guardian (UFG), um dos maiores exercícios anuais conjuntos realizado todo verão (hemisfério norte) na Coreia do Sul, conta este ano com a presença de 25.000 soldados dos EUA e 50.000 sul-coreanos, segundo informaram o Comando de Forças Combinadas e o Ministério da Defesa de Seul.
(Com Reuters)
Nenhum comentário:
Postar um comentário